A história do Handebol, traz informações sobre um esporte praticamente de origem alemã, mas, que já conquistou o mundo inteiro. Embora seja praticado com maior frequência na Europa, nada impede que até mesmo os brasileiros se envolvam com esse significante esporte!

História do Handebol

No Brasil,o Handebol está bem amparado no Estado do Sergipe, na cidade de Aracaju, no entanto, em qualquer parte do país existem atletas que aderem o esporte e se dedicam ao treino e competições.

Leia a história do Handebol

O Handebol é um esporte coletivo, e ainda que não seja em larga escala, ele é praticado no Brasil. Não tão conhecido como o Voleibol,  Basquetebol e Futebol, mas tem seus adeptos no país. A diferença entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos. Mas, como o outro, é um esporte com bola, onde duas equipes disputam quem marca mais gols

Um esporte criado, pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Tendo suas regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica. Ele começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.

Inicialmente, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados, parecidos com os de futebol. Tal qual o futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores. Logo no ano de 1925, realizou-se a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.

Fatos importantes da história do handebol:

– Foi em 1934, que o COI (Comitê Olímpico Internacional) incluiu o handebol como esporte Olímpico. Portanto, nas Olimpíadas de Berlim (1936), seis países já disputaram a medalha de ouro, acontecendo a estreia do esporte em Jogos Olímpicos. Nesse pico, a Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6.

Aconteceu em 1938, o momento em que foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol. Logo em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), o qual atualmente conta sua sede na cidade de Basileia (Suíça).

No ano de 1966, “os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão”. um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.

Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra. Esse tipo de esporte hoje, é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

Associações: Handebol ao redor do mundo

Em nível internacional, as atividades de Handebol são organizadas e coordenadas pela IHF (Federação Internacional de Handebol) com sede na cidade de Basileia (Suíça). No entanto, no Brasil, o esporte é coordenado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com sede na cidade de Aracaju (Sergipe).

Principais campeonatos: História do Handebol

  • O principal torneio internacional de Handebol é o Campeonato Mundial de Handebol (masculino e feminino). Ele é realizado em todos os anos ímpares e conta com a participação de seleções nacionais.
  • O último Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorreu entre 11 e 29 de janeiro de 2017, na França. A França tornou-se campeã (6º título conquistado) e a seleção da Noruega ficou como vice-campeã (medalha de prata).
  • O próximo Campeonato Mundial de Handebol (masculino) ocorrerá em dois países (Alemanha e Dinamarca), entre os dias 10 e 27 de janeiro de 2019. Já o feminino ocorrerá no Japão, entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2019.
  • Já a última versão feminina do Campeonato Mundial de Handebol ocorreu entre 1 e 17 de dezembro de 2017, na Alemanha.
  • A seleção da França ficou com o título, após vencer as norueguesas pelo placar de 23 a 21. Foi o segundo título mundial conquistado pela seleção feminina de handebol da França.
  • Nas Olimpíadas do Rio 2016, o destaque ficou para a equipe feminina da Rússia que conquistou a medalha de ouro. Já no masculino, a medalha de ouro ficou para a equipe da Dinamarca.

Curiosidade: História do Handebol brasileiro

Existem muitos atletas no Brasil praticando esse esporte. São milhares de pessoas em nosso país se envolvendo com ele. Contudo, a equipe brasileira que se envolve com esse esporte, ainda não conseguiu ganhar uma medalha olímpica no Handebol, no entanto, nunca é tarde de mais, não é mesmo?

Exercício para fundamental l – História do Handebol

  1. Em que pais foi criado o handebol?
  2. Complete as frases: “As partidas de handebol eram realizadas em …………………………, parecidos com os de futebol. No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em………
  3. Quem foi o campeão mundial de Handebol em 2017?
  4. Você sabia que o próximo Campeonato Mundial de Handebol em 2019 (masculino) ocorrerá em dois países (Alemanha e Dinamarca) ?  e o feminino ocorrerá no Japão? Em quais dias e meses ocorrerão esse evento?

Então bora lá assistir?

Proposta de atividade/dinâmica – Como jogar Handebol

Passo a passo de como jogar Handebol:

  1. Separe duas equipes de sete jogadores, da qual um é o goleiro.
  2. O goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar a bola no pé.
  3. Em qualquer outro caso, a bola deverá ser quicada, arremessada ou recebida com as mãos;
  4. A bola oficial para a prática do Handebol deve ser de couro e sua massa e tamanho variam conforme os sexos: a masculina é uma bola maior, medindo entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, com massa entre 425g e 475g.
  5. A feminina tem tamanho entre 54 cm e 56 cm, e massa entre 325g e 400g;
  6. A quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol.
  7. A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos;
  8. O ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible.
  9. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela;
  10. O tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca.
  11. É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras ( FONTE)

Abaixo, estão dois videos, que poderão lhe orientar visualmente, a forma correta de  jogar o Handebol.

Fim

Gostou de conhecer um pouco sobre a história do Handebol? Se lhe foi útil, deixe seu comentário, e compartilhe com amigos. Mas, não deixe de conhecer outros materiais aqui da Demonstre. Temos muita coisa interessante para compartilhar com você!

                                         Um abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.