Humphrey Bogart permanece sendo uma das lendas do cinema Hollywoodiano. É um dos astros mais amadas até hoje, foi uma grande celebridade em vida, e cresceu ainda mais sua fama após a morte. Uma masculinidade legítima, e perfil único por natureza, nunca foram vistas  cópias perfeitas de seu inimitável talento. Bogart, continuará vivo em nossos corações!

Humphrey Bogart – Melhores filmes

Trouxemos aqui na Demonstre, um pouco sobre a vida desse fenômeno, e ainda apresentaremos alguns de seus melhores filmes, os quais apenas assistindo, você poderá confirmar, que não dissemos a metade! Então, que tal nos acompanhar?

Quem foi Humphrey Bogart

Humphrey DeForest Bogart, nasceu em 25 de dezembro de 1899 em  Nova York, Estados Unidos.  Após sua expulsão da “Academia Phillips”, ele entrou para a Marinha dos Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, servindo como artilheiro de navio.
Enquanto subia uma escada de madeira do navio, ele tropeçou e caiu, o resultado foi uma cicatriz, bem como uma paralisia parcial do lábio, resultando na boca e língua presa, o que ao invés de ser prejudicial, tornou-se um de seus maiores diferenciais na tela.
Após a guerra, Bogart retornou a Nova York para aceitar uma posição na Broadway como gerente teatral; começando em 1920, ele também começou a aparecer no palco, mas ganhou pouca atenção. Nos anos 20, Bogart seguiu alguns amigos atores que decidiram mudar para Hollywood.

Ele fez sua primeira aparição no cinema ao lado de Helen Hayes em 1928 no curta The Dancing Town, seguido poe Rio Acima (Up the River, 1930), que o escalou como um prisioneiro de personalidade difícil.

Primeiras contratações

A Warner Bros. o contratou e ao longo dos próximos cinco anos, ele apareceu em dezenas de filmes, emergindo como um ator de personalidade forte em filmes como A Floresta Petrificada (The Petrified Forest, 1936), Beco Sem Saída (Dead End, 1937) e The Roaring Twenties (Heróis Esquecidos, 1939).

Em 1939, o filme Vitória Amarga (Dark Victory) ofereceu a Bogart uma oportunidade de sair de seu estereótipo gangster, e ele mostrou um desempenho forte indicando seu verdadeiro alcance e a profundidade de suas performances.

O ano de 1941 mostrou ser o ano da verdadeira descoberta de Bogart, com seu atual sucesso chamou a atenção de Raoul Walsh e foi escalado para Seu Último Refúgio (High Sierra, 1941) que foi aclamado pela crítica.

Ele então foi recrutado pelo diretor estreante John Huston, que o escalou para estrear a adaptação de Relíquia Macabra/O Falcão Maltês (The Maltese Falcon, 1941) como o detetive Sam Spade.

Acensão

Em Relíquia Macabra Bogart desempenhou um de seus papéis mais lendários, alcançando o verdadeiro estrelato e estabelecendo o modelo de todos os heróis cínicos que vieram depois.

Um ano depois, ele aceitou estrelar no drama romântico de Michael Curtiz Casablanca (1942). O resultado final foi um dos filmes mais amados de Hollywood de todos os tempos,e dando a Bogart sua primeira indicação ao Oscar, bem como rendendo um Oscar na categoria de Melhor Filme.

Bogart, em seguida, trabalhou com o diretor Howard Hawks na adaptação Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not, 1944), aparecendo pela primeira vez ao lado da atriz Lauren Bacall.

A química entre os dois era elétrica, e dois anos depois em seu segundo filme juntos, À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946) eles já estavam casados, o magistral filme noir de Howard Hawks foi um grande sucesso.

Os filmes seguintes Prisioneiro do Passado (Dark Passage, 1947) e Paixões em Fúria (Key Largo, 1948) cimentaram a dupla Bogey e Bacall como um dos romances mais lendários das telas. Sua outra relação chave que se manteve frequente com o tempo foi com John Huston, que o dirigiu em O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948).

Seu solitário Oscar e partida

Em Huston, Bogart encontrou um diretor simpático à sua personalidade e que também era capaz de subverter essa imagem. Muitas vezes ele lançou o ator contra sua caracterização habitual, com efeitos impressionantes. Sob a direção de Huston, Bogart ganhou seu solitário Oscar em 1951 por Uma Aventura na África (The African Queen).

Seus trabalhos seguintes variaram de um tom sombrio do suspense de 1955 Horas de Desespero (The Desperate Hours) para a aventura e comédia com O Diabo Riu por Último (Beat the Devil, 1953), Sabrina (1954) e Veneno de Cobra (We’re No Angels, 1955). Depois de completar o drama de boxe A Trágica Farsa (The Harder They Fall) em 1956, Bogart foi forçado a submeter-se a uma cirurgia contra o câncer e morreu enquanto dormia em 14 de janeiro de 1957.

Melhores filmes -Humphrey Bogart

Agora que você já viu um pouco sobre a carreira desse notável ator, vamos conferir alguns de seus melhores filmes?

Rio Acima (1930) – Humphrey Bogart

Esse foi o único filme que  Bogart fez com o diretor John Ford. Dois ex-presidiários que tentam acertar suas idas, mas acabam se levando por ameaças.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Rio acima

Depois de cumprirem suas sentenças, dois ex-presidiários que se conheceram na prisão, Steve e Judy, se casam e vão para uma cidade pequena, onde ninguém sabe sobre o passado deles. Porém, um vendedor desonesto descobre o passado de Judy, e ameaça revelar tudo, caso Steve se recuse a participar de um crime.

Curiosidades:

  • Este filme se tornou um marco por marcar a estréia de dois atores que se tornaram mitos cinematográficos: Spencer Tracy e Humphrey Bogart. Tracy já havia atuado em três curtas no mesmo ano e Bogart tinha atuado em dois curtas no ano anterior e sido extra em um filme mudo há mais de uma década, mas este é o primeiro longa-metragem onde ambos os atores são creditados.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Rio acima

Título: Rio Acima
Título Original: Up the River
Ano: 1930
Direção: John Ford
Roteiro: Maurine Dallas Watkins
Gênero: Comédia/Drama/Policial
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme Rio acima

Spencer Tracy

Saint Louis

Claire Luce

Judy Fields

Warren Hymer

Dannemora Dan

Humphrey Bogart

Steve Jordan

William Collier

Pop

Joan Marie Lawes

Jean

Ward Bond

Recluso

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Rio acima

Ele mostra como embora as intenções de mudança dos comportamentos sejam desejadas, elas podem sofrer interferências externas, e serem obrigados a continuar uma vida incerta.

A Floresta Petrificada (1936)- Humphrey Bogart

Esse filme fez de Bogart uma estrela, e ele ficou grato a Howard pelo resto de sua vida. Em 1952, Bogart e Lauren Bacall nomearam sua filha Leslie Howard Bogart em honra de Howard, que tinha sido morto em um acidente de avião em circunstâncias controversas durante a Segunda Guerra Mundial.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : A floresta petrificada

Nos anos 30, na paisagem desolada do nordeste do Arizona, na região conhecida como Floresta Petrificada, o jovem viajante caronista Alan Squier faz uma parada para jantar.

No lugar ele conhece a garçonete romântica Gaby, que logo se interessa por ele. Alan se diz um “escritor fracassado”. Ele vê as pinturas de Gaby e acha que a garota tem um imenso talento.

Mais tarde confidencia à Gaby que sua viagem aquele lugar isolado deve-se a um desejo de se suicidar. Não demora muito e o local se agita com a chegada de Duke Mantee e sua gangue.

Curiosidades:

  • Duke Mantee é inspirado em John Dillinger. O famoso ladrão de bancos que foi representado depois por Lawrence Tierney em Dillinger (1945) e Johnny Depp em Inimigos Públicos (2009).
  • A Warner Brothers pretendia lançar Edward G. Robinson como Duke, Mas Leslie Howard, cujo contrato lhe deu o controle final do roteiro, informou ao estúdio que ele não apareceria na versão do filme sem Bogart como co-estrela.
  • The Petrified Forest foi adaptado para a televisão em 1955, com as interpretações ao vivo de Humphrey Bogart, Henry Fonda e Lauren Bacall

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: A floresta petrificada

Título: A Floresta Petrificada
Título Original: The Petrified Forest
Ano: 1936
Direção: Archie Mayo
Roteiro: Charles Kenyon, Delmer Daves, Robert E. Sherwood
Gênero: Drama/Romance/Noir
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: A floresta petrificada

Leslie Howard

Alan Squier

Bette Davis

Gabrielle Maple

Genevieve Tobin

Sra. Chisholm

Dick Foran

Boze Hertzlinger

Humphrey Bogart

Duke Mantee

Joe Sawyer

Jackie

Porter Hall

Jason Maple

Charley Grapewin

Gramp Maple

Paul Harvey

Sr. Chisholm

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: A floresta petrificada

Porque o filme: A Floresta Petrificada é considerado um predecessor dos filmes noir que viriam na década de 40. Sempre é bom ter mais conhecimento sobre as origens desses filmes não acha?

Talhado Para Campeão (1937) – Humphrey Bogart

Essefilme foi refilmado em 1941, também com Bogart, e em 1962 como um musical de Elvis Presley.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Talhado para campeão

Ward (Wayne Morris) é um jovem ingênuo. Ele trabalha para juntar dinheiro e futuramente comprar uma fazenda. No entando, durante sua primeira noite de trabalho, ao tentar proteger Fluff (Bette Davis), ele se mete em uma briga.

Curiosidades:

  • A versão original foi reintitulada The Battling Bellhop para distribuição na televisão a fim de evitar a confusão com o remake Presley.
  • O crítico do New York Times na época, Frank S. Nugent, aplaudiu a “performance natural” existente no filme, ele considerou-o uma exposição muito sutil sobre a corrupção no boxe, “A direção elegante e excelentes performances mantêm o filme muito agradável.”

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart:  Talhado para campeão

Título: Talhado Para Campeão
Título Original: Kid Galahad
Ano: 1937
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Seton I. Miller, Francis Wallace
Gênero: Drama/Crime/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme Talhado para campeão

Edward G. Robinson

Nick ‘Nicky’ Donati

Bette Davis

Louise ‘Fluff’ Phillips

Humphrey Bogart

Turkey Morgan

Wayne Morris

Ward ‘Kid Galahad’ Guisenberry

Jane Bryan

Marie Donati

Harry Carey

Silver Jackson

William Haade

Chuck McGraw

Soledad Jiménez

Sra. Donati

Elliott Sullivan

Fotógrafo no nightclub

I. Stanford Jolley

Sineiro da segunda luta

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Talhado para campeão

Esse filme mostra que o mais inocente dos trabalhadores, correm o risco de se meterem em confusões… Assintam!

Anjos de Cara Suja (1938)- Humphrey Bogart

Para interpretar Rocky, James Cagney se valeu das suas memórias de infância e adolescência quando morava em Yorkville, Nova York. Esse era um bairro étnico no Upper East Side, ao sul do Harlem. A principal inspiração de James Cagney era a de um cafetão viciado que costumava ficar parado numa esquina o dia todo suspendendo suas calças, contraindo o pescoço e falando sempre as mesmas coisas.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Anjos da cara suja

Dois amigos de infância tomam rumos diferentes: um se torna bandido, o outro, padre. Eles se reencontram na velha vizinhança, e os interesses diversos acabam por colocá-los em conflito.

Prêmios:

  • Indicado ao Oscar de 1939 nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro original e melhor ator (James Cagney, por sua atuação como William ‘Rocky’ Sullivan).
  • James Cagney recebeu o prêmio de melhor ator da New York Film Critics Circle Awards.

Curiosidades:

  • Por causa da controvérsia ao redor de filmes de gangsteres na época, esse filme foi banido na Dinamarca, China, Polônia, Finlândia e em algumas partes do Canadá e da suíça.
  • O roteiro foi escrito por Rowland Brown como um projeto para James Cagney no Grand National Pictures, o estúdio independente pelo qual Cagney foi contratado depois de ganhar um processo em cima da Warner Bros.
  • O plano original seria que Brown escreveria todo o roteiro e também seria o diretor do filme, mas quando a Warner conseguiu trazer de volta Cagney, ela comprou o roteiro de Brown para que Cagney pudesse reescrevê-lo com John Wexley e Warren Duff e Michael Curtiz pudesse

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Anjos da cara suja

Título: Anjos de Cara Suja
Título Original: Angels with Dirty Faces
Ano: 1938
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Rowland Brown, John Wexley, Warren Duff
Gênero: Ação/Drama/Policial/Noir
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme

James Cagney

Rocky Sullivan

Pat O’Brien

Jerry Connolly

Humphrey Bogart

James Frazier

Ann Sheridan

Laury Ferguson

Billy Halop

Soapy

George Bancroft

Mac Keefer

Bobby Jordan

Swing

Leo Gorcey

Bim

Gabriel Dell

Pasty

Huntz Hall

Crab

Bernard Punsly

Hunky

Joe Downing

Steve

Edward Pawley

Edwards

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Anjos da cara suja agora!?

Ele mostra que as aparências poderão enganar. Verdade, piedade e clareza podem ser virtudes não vistas de forma correta.

Veja o Filme Online Anjos de Cara Suja (1938)

Anjos de Cara Suja (1938) – Angels With Dirty Faces (1938) – Michael Curtiz from Demonstre on Vimeo.

Clicando em CC você tem acesso a legenda em português, o que pode facilitar sua experiência.

Vamos adiante!?

Heróis Esquecidos (1939) – Humphrey Bogart

Três soldados americanos se conhecem numa trincheira da França, o mecânico Eddie Bartlett, o jovem advogado Lloyd Hart e o negociante George Hally. Voltando da guerra, Eddie fica desempregado e acaba aceitando dividir um táxi com seu velho amigo Danny.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Heróis Esquecidos

 Eddie é incriminado ao levar um pacote para o bar da cantora Panamá Smith. Ele não sabia que no pacote havia bebida ilegal e é detido pela polícia, juntamente com Panamá. Eddie pede a Lloyd para defendê-lo mas vai para a prisão ao assumir toda a culpa. Agradecida, três dias depois Panamá paga a fiança e Eddie resolve entrar para o negócio de contrabando de bebidas.

Curiosidades:

  • Foi escrito por Jerry Wald, Richard Macaulay e Robert Rossen baseado em “The World Moves On,” um conto de Mark Hellinger, um colunista que havia sido contratado por Jack L. Warner para escrever roteiros.
  • O filme é saudado como um clássico no gênero de filme de gângster, é considerado uma homenagem aos filmes de gangster clássico de 1930.
  • Heróis Esquecidos foi o terceiro e último filme que Cagney e Bogart juntos. Os outros dois foram Anjos de Cara Suja (1938) e A Lei do Mais Forte (1939).
  • Em 2008, o filme foi indicado para a lista Top 10 filmes de gângster do AFI. Em 2009 a Empire Magazine o colocou como 1° em uma votação dos 20 melhores filmes de gângster americanos.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Heróis Esquecidos

Título: Heróis Esquecidos
Título Original: The Roaring Twenties
Ano: 1939
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Jerry Wald, Richard Macaulay, Robert Rossen, Mark Hellinger
Gênero: Drama/Crime/Noir/Suspense
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme Heróis Esquecidos

James Cagney

Eddie Bartlett

Priscilla Lane

Jean Sherman

Humphrey Bogart

George Hally

Gladys George

Panama Smith

Jeffrey Lynn

Lloyd Hart

Frank McHugh

Danny Green

Paul Kelly

Nick Brown

Elisabeth Risdon

Sra. Sherman

John Hamilton

Juiz

 

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Heróis Esquecidos

Ele mostra que um herói, continuará sendo útil por toda sua vida, seja onde quer que estejam.

Seu Último Refúgio (1941) – Humphrey Bogart

Earle é um ser humano complexo, um menino agricultor que virou gangster, um homem armado, com uma penca de assassinatos em seu registro que ainda fica chocado quando jornalistas o chamam de “Mad-Dog” Earle. Ele é bondoso para com o cão sem raça definida (Zero), que viaja com ele, faz amizade com uma dançarina de táxi (Ida Lupino), muda sua rota para ajudar uma menina aleijada (Joan Leslie).

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Seu Último Refúgio

Um chefão de Chicago, Big Mac, já muito doente resolve investir tudo num último golpe na Califórnia. Para tanto, consegue obter o perdão e libertar da prisão seu comparsa de confiança Roy Erle, que cumpria prisão perpétua.

Roy é durão, mas também demonstra ser capaz de gestos cavalheirescos, ajudando uma família de migrantes falidos de Ohio e pagando cirurgia para uma garota deficiente. Mas os jornais não querem saber de nada disso e apelidam Erle de “Cão Danado” (“Mad Dog” Erle) e estimulam uma intensa perseguição policial ao criminoso.

Curiosidades:

  • Foi uma das primeiras parcerias de Bogart e o amigo John Huston (que aparece como co-roteirista).
  • O ator especialista em papéis de gângsters George Raft era quem iria fazer o protagonista, mas não aceitou trabalhar com o diretor novato John Huston
  • O filme conta com locações na região turística californiana de Sierra Nevada, com imagens do Monte Whitney, o pico continental de maior altitude dos EUA. Policiais da cidade próxima de Lone Pine, participaram do filme.
  • O nome do personagem de Bogart, Erle, é tido como uma referência a Rei Lear, de Shakespeare.
  •   O que Roy Earle quer é liberdade e ele poderá encontrá-la para sempre em um pico solitário nas montanhas “.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Seu Último Refúgio

Título: Seu Último Refúgio
Título Original: High Sierra
Ano: 1941
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: John Huston, W.R. Burnett
Gênero: Aventura/Crime/Noir
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme : Seu Último Refúgio

Ida Lupino

Marie

Humphrey Bogart

Roy Earle

Alan Curtis

Babe

Arthur Kennedy

Red

Joan Leslie

Velma

Henry Hull

Doc Banton

Henry Travers

Pa

Jerome Cowan

Healy

Minna Gombell

Mrs. Baughmam

Barton MacLane

Jake Kranmer

Elisabeth Risdon

Ma

Cornel Wilde

Louis Mendoza

Donald MacBride

Big Mac

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Seu Último Refúgio

Ele retrata um fato: Alguém poderá ter inúmeras qualidades e amor pelas pessoas e animais, no entanto, uma vez que é visto como bandido, as pessoas sempre o julgarão como tal, não acreditando em seu lado generoso.

Relíquia Macabra (1941) _Humphrey Bogart

Este filme é a terceira adaptação para o cinema de um romance de Dashiell Hammett. As duas versões anteriores são consideradas fracassos pelo fato de o roteiro estar muito distante do livro.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Relíquia Macabra

Sam Spade é um detetive particular que é procurado por uma mulher misteriosa, ela o contrata para procurar por sua irmã. O caso que parecia simples começa a tornar-se complexo com o surgimento de personagens e acontecimentos estranhos, até que um dia seu sócio, Miles Archer, é assassinado a tiros. Sam Spade logo descobre que uma antiga e valiosa estatueta de falcão parece estar por trás de tudo isso.

Prêmios:

    • Indicado para o Oscar de 1942 nas categorias de melhor filme, melhor ator coadjuvante (Sydney Greenstreet) e melhor roteiro adaptado.

Curiosidades:

  • The Maltese Falcon foi chamado de “um dos maiores filmes de todos os tempos” por Roger Ebert, e pela revista Entertainment Weekly, e foi citado pela Panorama du Film Noir Américain como o primeiro grande filme noir.
  • Em 1989 foi escolhido para ser incluído no Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Relíquia Macabra

Título: Relíquia Macabra /O Falcão Maltês
Título Original: The Maltese Falcon
Ano: 1941
Direção: John Huston
Roteiro: Dashiell Hammett, John Huston
Gênero: Policial, Noir
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Relíquia Macabra

Peter Lorre

Joel Cairo

Humphrey Bogart

Sam Spade

Sydney Greenstreet

Kasper Gutman

Mary Astor

Brigid O’Shaughnessy

Gladys George

Iva Archer

Barton MacLane

Lt. Dundy

Lee Patrick

Effie Perine

Ward Bond

Tom Polhaus

James Burke

Luke

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Relíquia Macabra

Esse é um ótimo filme para quem gosta de mistérios, e tentar descobrir o que está por detrás deles. Vamos assistir?

Casablanca (1942) – Humphrey Bogart

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943.Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela Time.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart :Casablanca

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região.

Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman).

Prêmios:

  • Venceu o Óscar de 1943 nas categorias: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor roteiro adaptado (Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch)
  • Foi indicado nas categorias: Melhor ator (Humphrey Bogart); Melhor ator coadjuvante (Claude Rains) Melhor fotografia (Arthur Edeson) Melhor edição (Owen Marks) Melhor Trilha sonora (Max Steiner)

Curiosidades:

  • Em 2006, o Writers Guild of America, West escolheram o roteiro de Casablanca o melhor de todos os tempos na sua lista dos “101 Greatest Screenplays”.
  • O filme é considerado o terceiro melhor filme americano de todos os tempos pela American Film Institute (AFI).
  • Em 1989, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos sendo considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo”.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Casablanca

Título: Casablanca
Título Original: Casablanca
Ano: 1942
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Murray Burnett, Joan Alison, Julius J. Epstein, Philip G. Epstein, Howard Koch
Gênero: Drama/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme  : Casablanca

Ingrid Bergman

Ilsa Lund

Humphrey Bogart

Rick Blaine

Claude Rains

Capitão Renault

John Qualen

Berger

Marcel Dalio

Emil,crupiê do Rick

Henry Rowland

Oficial alemão

Peter Lorre

Ugarte

Sydney Greenstreet

Signor Ferrari

Conrad Veidt

Major Strasser

Paul Henreid

Victor Laszo

>

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Casablanca

Porque ele é um filme sensacional! Inteligente e com muitas informações importantes.

Sahara: Em Busca da Sobrevivência (1943) – Humphrey Bogart

O filme mostra que em 1942 um pequeno destacamento de soldados americanos uniu-se ao 8º Exército Britânico no Norte da África para ganhar experiência. Durante uma batalha, o destacamento americano é informado por rádio a retirar-se, e o único caminho livre do cerco inimigo é pelo sul, pelo deserto líbio.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Sahara: Em Busca da Sobrevivência

 Utilizando um M3 – chamado de Lulubelle, se juntam a eles no caminho um grupo de soldados ingleses na mesma situação, assim como um sargento sudanês com seu prisioneiro italiano e um aviador alemão derrubado por eles. A busca por água acaba se tornando a prioridade.

Prêmios:

  • Foi indicado ao Óscar de 1944 nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (J. Carrol Naish) e Melhor Fotografia – Preto e Branco.

Curiosidades:

  • Nos eventos de Sahara são retratados alguns pontos da Batalha de Gazala, uma batalha importante da Campanha do Deserto Ocidental da Segunda Guerra Mundial, lutaram em torno do porto de Tobruk, na Líbia. Bogart faz referência aos eventos que ocorreram em maio-junho de 1942.
  • A batalha começou com os britânicos mais fortes em termos de números e qualidade do equipamento e recebeu muitos dos tanques M3, que era o tanque usado no filme. Um pequeno grupo de conselheiros e equipes norte-americanos tinha vindo treiná-los no uso do equipamento.
  • As forças britânicas foram expulsas, e como mostrado no filme, muitos tanques que foram apenas danificados, não conseguiram ser recuperados por causa da retirada as pressas do 8º Exército. Os britânicos perderam praticamente todos os seus tanques, embora uma série de t
  • Em 1992, Kurt Kreuger falou sobre as suas experiências durante a realização do filme, em que ele representava um nazista estereotipado: “Eu estava correndo pelas dunas quando Tambul (Rex Ingram) saltou em cima de mim e pressionou minha cabeça na areia para me sufocar, como previa a cena do filme.
  • Mas Ingram estava tão emocionalmente concentrado na cena que ele continuava pressionando o rosto com mais força e dificuldade. Finalmente, fiquei inconsciente. Ninguém sabia disso. Até a tripulação ficou paralisada, observando esta dramática “matança”. Se Zoltán não tivesse finalmente dito cortar, teria sido o fim para mim.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Sahara: Em Busca da Sobrevivência

Titulo: Sahara: Em Busca da Sobrevivência
Titulo Original: Sahara
Ano: 1943
Direção: Zoltan Korda
Roteiro: Zoltan Korda, James O’Hanlon, Philip MacDonald, John Howard Lawson, Sidney Buchman
Gênero: Ação/Drama/Guerra
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme  : Sahara: Em Busca da Sobrevivência

Ingrid Bergman

Ilsa Lund

Humphrey Bogart

Rick Blaine

Claude Rains

Capitão Renault

John Qualen

Berger

Marcel Dalio

Emil,crupiê do Rick

Henry Rowland

Oficial alemão

Peter Lorre

Ugarte

Sydney Greenstreet

Signor Ferrari

Conrad Veidt

Major Strasser

Paul Henreid

Victor Laszo

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Sahara: Em Busca da Sobrevivência

Ele é um filme histórico, rico em instruções e relatos importantes, além de mostrar o perigo de uma dominação nazista.

Uma Aventura na Martinica (1944) – Humphrey Bogart

Uma Aventura na Martinica ficou marcado por ser a estréia de Lauren Bacall nos cinemas. Foi também durante as filmagens deste filme que Humphrey Bogart e Lauren Bacall se apaixonaram, vindo posteriormente a ter um belo casamento que só terminou com a morte de Bogart em 1957.

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : Uma Aventura na Martinica

Em 1940 na Martinica, Harry Morgan é o capitão americano dono de uma pequena embarcação, que ele aluga para os turistas pescadores. Sucede que os membros da Resistência Francesa querem alugar o barco de Morgan. Harry diz que não faz o serviço, pois não quer arranjar confusão.

Porém ele fica sem dinheiro quando um cliente que ainda não havia pago pelo serviço é assassinado. Como única alternativa aceita o serviço da resistência, sem imaginar o que aconteceria.

Curiosidades:

  • O roteiro é baseado em um livro homônimo escrito por Ernest Hemingway. O filme Redenção Sangrenta (The Breaking Point, 1950), dirigido por Michael Curtiz, é baseado no mesmo livro
  • Como o filme foi filmado durante a Segunda Guerra Mundial, o set teve que ser transferido para a Martinica devido uma poribição de rodar as cenas da insurreição em Cuba, como era a intenção inicial de Howard Hawks. O governo de Cuba se opunha ao que via como um retrato desfavorável de si mesmo.
  • Essa mudança criou muitas semelhanças com o enredo do filme anterior de Bogart, o muito bem sucedido Casablanca (1942). Outras alterações tenderam no mesmo sentido, como a introdução de um tocador de piano simpático como personagem de apoio.
  • Lauren Bacall era na época uma jovem modelo de 19 anos de idade. Ela apareceu na capa da Harper Bazaar, e foi notada pela esposa de Hawks, Nancy Keith, que mostrou a foto da capa para o marido. Hawks imediatamente procurou Bacall e assinou com ela para o papel.
  • Hawks desaprovava a relação de Bogart com Bacall, não só porque Bogart tinha na época 45 anos, mais que o dobro da idade de Bacall, mas também por ele ser casado. Este romance acabou levando Bogart a se divorciar de Mayo Methot, sua terceira esposa.

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: Uma Aventura na Martinica

Título: Uma Aventura na Martinica
Título Original: To Have And Have Not
Ano: 1944
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Jules Furthman, William Faulkner, Ernest Hemingway, Cleve F. Adams, Whitman Chambers
Gênero: Aventura/Comédia/Romance
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme: Uma Aventura na Martinica

Humphrey Bogart

Harry Morgan

Walter Brennan

Eddie

Lauren Bacall

Marie “Slim” Browning

Dolores Moran

madame Hellene de Bursac

Hoagy Carmichael

Cricket

Sheldon Leonard

tenente Coyo

Walter Szurovy

Paul de Bursac

Marcel Dalio

Gerard

Walter Sande

Johnson

Dan Seymour

capitão Renard

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: Uma Aventura na Martinica

Um filme emocionante e cheio de surpresas, que certamente vale a pena de ser assistido.

À Beira do Abismo (1946)- Humphrey Bogart

Este é o 2º de 4 filmes em que Humphrey Bogart e Lauren Bacall atuaram juntos. Os demais foram Uma Aventura na Martinica (1945), Prisioneiro do Passado (1947) e Paixões em Fúria (1948).

Sinopse do filme com Humphrey Bogart : À Beira do Abismo

O detective particular Philip Marlowe (Humphrey Bogart) é contratado por Sternwood, um homem milionário que diz estar sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou cinco mil dólares para que Joe Brody deixasse Carmen, a sua filha mais nova, em paz.

Agora Arthur Gwynn Geiger quer receber milhares dólares, que acumularam de dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha-o a pagar a dívida, pois Carmen assinou documentos, mas Sternwood quer se livrar de Geiger e diz para Marlowe tratar desse assunto.

Curiosidades:

  • O fenômeno “Bogie e Bacall”, o fascínio pelo casal que tinha começado em Uma Aventura em Martinica (1944), e que cresceu após o casamento, estava em pleno andamento até o final da guerra. O agente de Bacall, Charles K. Feldman, pediu que partes do filme fossem re-filmadas para aumentar sua química e neutralizar a imprensa negativa que Bacall havia recebido por sua atuação em 1945 no filme Agente Confidencial.
  • Jack L. Warner, chefe da Warner Bros, deu ao diretor Howard Hawks US$ 50 mil para que adquirisse os direitos de adaptação para o cinema do livro de Raymond Chandler. Hawks comprou os direitos por US$ 5 mil e embolsou o restante.
  • Em 1997, a Biblioteca do Congresso dos EUA selecionou o filme para preservação no National Film Registry por ser “culturalmente, historicamente, ou esteticamente significativo”

Ficha técnica do filme com Humphrey Bogart: À Beira do Abismo

Título: À Beira do Abismo
Título Original: The Big Sleep
Ano: 1946
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Raymond Chandler, William Faulkner, Leigh Brackett, Jules Furthman
Gênero: Crime/Noir/Suspense
Nacionalidade: Estados Unidos

Elenco do filme : À Beira do Abismo

Humphrey Bogart

Philip Marlowe

Lauren Bacall

Vivian Sternwood Rutledge

John Ridgely

Eddie Mars

Martha Vickers

Carmen Sternwood

Dorothy Malone

Proprietária Livraria Acme

Charles Waldron

General Sternwood

Charles D. Brown

Norris

Peggy Knudsen

Mona Mars

Regis Toomey

Inspetor-chefe Bernie Ohls

Bob Steele

Lash Canino

Elisha Cook Jr.

Harry Jones

Louis Jean Heydt

Por qual motivo devo assistir o filme com Humphrey Bogart: À Beira do Abismo

É um filme que mostra o desassossego de alguns afortunados, quando precisam pagar para ter uma paz lhe se seria de direito. Exitem oportunistas a soltas. O filme é top, vale a pena assistir.

Fim

Chegamos ao final de mais uma lista com filmes antigos, essa foi com Humphrey Bogart, e seu inquestionável talento nas telas. Se deseja conhecer outros, aqui temos diversas listas para você. Então, que tal aproveitar a ocasião e assistir essas pérolas?

Um super abraço, e até breve!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.