O Cartum é uma maneira divertida e interessante de aprender diferentes conteúdos, além de estudar gêneros textuais. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Identificando assuntos e outras Atividades com Cartum.

Identificando assuntos

Um cartoon ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia a dia de uma sociedade. O termo é de origem britânica, e foi pela primeira vez utilizado neste contexto na década de 1840, quando a revista Punch publicou uma série de charges que parodiavam estudos para os  frescos do palácio de Estminster, adaptados para satirizar acontecimentos da política contemporânea. O significado original da palavra cartoon é mesmo “estudo”, ou “esboço”, e é muito utilizada nas artes plásticas. Este tipo de desenho é ainda considerado uma forma de comédia e mantém o seu espaço na imprensa escrita atual.

Atividades com Cartum

Apesar de a tradição de transmitir mensagens em pequenas ilustrações remontar a culturas da antiguidade, o primeiro cartum como conhecemos hoje remonta a 1840, quando a revista inglesa Punch publicou desenhos satirizando uma situação da época.

No Brasil, os primeiros cartuns surgiram como histórias em quadrinhos produzidas por Angelo Agostini, em 1869 – um italiano radicado no país.

No século XX, elas ganharam muito destaque, principalmente como crítica social e, atualmente, têm conquistado lugar nas mídias sociais e, claro, nas impressas.

Devido à importância desse gênero textual, aos conhecimentos e críticas que pode levar à população e ao fato de inspirar e divertir tantas faixas etárias, produzir atividades em aula é uma ótima maneira de incentivar os alunos a desenvolverem textos e debaterem diversos assuntos.

As atividades a seguir são uma sugestão para você trabalhar os cartuns em sala de aula.

Identificando assuntos – Atividade com Cartum

Essa atividade trabalha com diferentes gêneros textuais e figuras de linguagem – principalmente analogias, personificação, ironia, sinestesia e metáforas.

Também é uma ótima maneira para os alunos debaterem temas atuais – ao menos suas percepções sobre o que ocorre ao seu redor.

Identificando assuntos

Material:

  • Cartuns diversos impresos (ou na versão virtual, caso o trabalho seja on-line)

Como proceder:

A atividade é indicada para turmas do Fundamental II, e pode ser trabalhada em ambiente virtual de aprendizagem.

Ela consiste em o professor levar à sala de aula diversas tirinhas atuais – que podem ser impressas em uma única folha – e distribuir aos alunos.

Eles deverão identificar as figuras de linguagem, gêneros textuais (além da história em quadrinhos) e também o assunto que elas tratam, relacionando-o com os problemas que a sociedade enfrenta.

Ao final, o trabalho deve ser corrigido com a turma, tendo a participação dos alunos, e debatido.

Observação: é importante o professor ressaltar que tirinhas são uma “história” composta com cartuns, com começo, meio e fim, em pequenos quadros e, quase sempre, tem uma divulgação seriada/continuada.

Alguns sites para retirar tirinhas:

Mentirinhas

Um Sábado Qualquer

Armandinho

Bichinhos de Jardim

Jornal O Povo Online – tirinhas

Fim da atividade Identificando assuntos

Se você gostou da atividade, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!