Desenvolver ideologias na sala de aula tem sido um assunto polêmico em diversas esferas da sociedade, mas a verdade é que são justamente os ambientes escolares os mais adequados para suas criações. Não por influência dos professores, mas pelas opiniões e consciências dos próprios alunos, que também estão diante dos problemas da sociedade.

E nessa brincadeira vamos mostrar como isso é possível de uma forma simples e direta.

Ideologias na Sala – Como preparar a brincadeira

Você pode incentivar a criação de ideologias em sala de aula de forma muito simples, trabalhando um aspecto essencial no dia a dia dos alunos – o bem estar deles próprios. A brincadeira a seguir é fácil de preparar, veja como.

Ideologias na Sala

Público alvo: crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler, além de interpretar textos.

Idade: à partir de 10 anos de idade, ou adolescentes à partir dos 16 anos.

Recursos: cartolina de cores distintas e canetas para criar listas de ideologias da sala de aula. Além disso, serão precisos fitas ou barbantes para a fixação dos cartazes ao longo da sala de aula e em um bom lugar.

Objetivo: o intuito da atividade é fazer com que os alunos possam elaborar em conjunto a lista de ideologias que serão feitas para a sala de aula e devem ser elaboradas ao longo do seu ano letivo.

Passo a passo

  1. Faça a turma se dividir em grupos, sendo que cada grupo deve criar o cartaz e as listas de ideologias que devem ser desenvolvidas ao longo do ano pela turma e pela professora.
  2. As ideologias fazem parte de ideias que devem ser realizadas no ano e com isso todos podem ter a noção da responsabilidade ao desenvolver todas as ideologias políticas.

Gostou da ideia? A simplicidade com que pode ser preparada facilita que os alunos se sintam a vontade para trabalhar suas ideologias, e visar o bem estar de todos. No futuro, essa consciência pode trazer grandes frutos para todos. Um forte abraço, e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

  1. Discutir na escola esse tema é necessário uma vez que a escola tem a função de formar os alunos. Lógico que de modo imparcial. O que essa ideia da escola sem partido está propondo é inconcebível e irreal. Espero mesmo que as escola não sejam censuradas dessa forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.