Iguana – Guia alimentar completo

0

A iguana é um animal vegetariano na natureza. Em cativeiro, sua dieta deve ser estritamente respeitada para que ele possa manter uma boa saúde.

 Sua alimentação deve, no entanto, ser variada em termos de plantas para oferecer desenvolvimento e crescimento satisfatório. Encontre nossas dicas para alimentar corretamente seu réptil.

iguana de estimacao velha

Ao contrário do que se pode ler em alguns lugares diferentes, a alimentação entre uma iguana em seu ambiente natural e uma iguana em cativeiro não é diferente. 

Sua iguana não precisará de proteína animal para viver com boa saúde. Seu sistema digestivo só exige plantas , vegetais , frutas e plantas. Idealmente, devem ser oferecidos alimentos com alto valor nutricional . Amante de alface , sua dieta não deve se concentrar nisso porque só traz água.

Uma dieta herbívora

Sua iguana é um herbívoro rigoroso. Nenhuma proteína animal deve ser inserida em seu cardápio, nem mesmo grilos ou insetos. Suas necessidades de cálcio devem ser o dobro da qualidade do fósforo . Infelizmente, muitas frutas não têm cálcio suficiente. Assim, necessita de suplementos para prevenir a osteofibrose.

  • A frondosa caracteriza dois terços de alimentação de seu iguana. O último pode ingerir uma infinidade de alimentos, como batavia, acelga, folhas de aipo ou carvalho e chicória, couve chinesa, repolho. Outras madeiras são agrião, endívias, espinafre, vários topos (beterrabas, cenouras, rabanetes, nabos ou mostardas). Também é possível dar-lhe framboesas, folhas encaracoladas, alfafa e alface de cordeiro, ou dente de leão, poreau.
  • Os legumes , que representam 20% aproximadamente de sua dieta. Entre eles, podemos mencionar brócolis, beterraba, mas também nabo, abóbora, pimenta, rabanete. Também é possível comer espargos, pepino, pastinaca e até mesmo um pouco de peso e tomate.
  • 10% da dieta deve ter frutas . Assim, damasco, banana, lichia, abacaxi, manga e melão podem compor seu cardápio. A menos que você escolha amora, uva, nectarina ou mesmo maçã, pêra e pêssego.
  • Flores em quantidades muito pequenas, como hortelã ou manjericão.

O fornecimento de grânulos não é obrigatório. Especialmente desde que os pellets estão freqüentemente secos e desidratam seu réptil. Eles também incluem algumas proteínas animais que a iguana não precisa.

Além disso, quando você apresenta legumes ou frutas para a sua iguana, é importante lavá-los sempre , às vezes até com vinagre branco.

iguana de estimacao solta na natureza

Alimentos para proibir

Muitas plantas são tóxicas para a iguana. Você deve evitar dar a ele, e até colocar um pouco dentro do seu terrário. Sem amaryllis, arnica ou mesmo abacate e cânhamo. Idem, você deve banir o croton, o açafrão, a íris e o jacinto, mas também o louro, o jasmim e o lupino.

A frequência das refeições

A alimentação depende necessariamente da morfologia da sua iguana, seu tamanho, sua corpulência. No entanto, considere encher uma placa com cerca de 3 vezes a largura da sua cabeça. Uma iguana jovem pode precisar de 2 refeições por dia quando um adulto está satisfeito com cerca de uma refeição a cada 2 dias, às vezes mais próximas umas das outras.

A dieta da sua iguana é composta principalmente de verduras. Para isso você deve adicionar alguns legumes e frutas, em menor quantidade. Não dê proteínas animais ou até mesmo insetos ao seu lagarto, que é um herbívoro puro. Além disso, os pellets geralmente não são recomendados.

iguana de estimacao na natureza

O que sua iguana come?

A saúde e a longevidade de sua iguana dependem muito de sua dieta. Isso deve ser respeitado ao pé da letra para evitar contratempos por vezes fatais para o seu réptil. Seu sistema digestivo tolera apenas certos tipos de alimentos. Nós andamos por aí e nós o aconselhamos em sua dieta.

A iguana é um réptil vegetariano . Ele deve, portanto, engolir exclusivamente alimentos vegetais . Suas proteínas não podem ser animais, pois isso neutralizaria o funcionamento de seu trato digestivo e poderia levar à morte. 

Acima de tudo, ele não precisa disso para viver com boa saúde. Sua dieta é considerada complexa porque, em última análise, adaptada à sua iguana. Mas todos têm quase as mesmas necessidades.

Como o lagarto, suas necessidades de cálcio devem ser o dobro das do fósforo . Assim, é importante destilar alimentos ricos em cálcio para prevenir osteofibroses, que são frágeis e mais facilmente quebráveis.

iguana de estimacao na grama

Plantas

Sua dieta é baseada em mais de dois terços das plantas . Eles podem ter várias formas e variados. Eles são madeiras nobres e são basicamente os seguintes alimentos.

Leia também Como Escolher E Cuidar De Uma Iguana

Batavia, acelga, folhas de aipo. Você também pode dar carvalho, urtigas, azeda, dente de leão ou mesmo alface, rúcula e salsa. Nenhum problema com endívia, espinafre e vários topos.

Também pode ingerir plantas híbridas como a Billbergia, ou também salada simples A celulose é muito importante para este animal.

Legumes

Celulose que também será encontrada em vegetais . Muitos são adequados para o sistema digestivo da iguana, como brócolis, beterraba, couve de Bruxelas, mas também nabos, aspargos, pepinos, nabos e rutabagas. Não esqueça a pimenta.

Frutas

A ingestão de cálcio também deve ser feita através da fruta . Eles devem ser úteis para alimentar seu protegido. Assim, ele irá apreciar damasco, abacaxi, banana, cereja, figo, lichia, manga, melão, amora, uva, nectarina, laranja, maçã, pêra, pêssego, morango, framboesa ou kiwi e melancia.

iguana de estimacao idosa

Nenhum alimento de carne

Carne e proteína animal devem ser banidos de sua dieta. Simplesmente porque não os digere. Isso causará sérios distúrbios e poderá deixá-lo muito doente ou até mesmo morrer. Se alguns sites o aconselham a trazer suplementos com insetos, não os escute. Sua iguana é um vegetariano puro, não um onívoro ou insetívoro.

Água

Sua iguana não é uma grande bebedora de água. No entanto, seu terrário deve ser umedecido o suficiente para não desidratá-lo. Na natureza, ele evolui sob condições de 90 a 100% de umidade e, portanto, não precisa beber. Condições mais difíceis de reproduzir em cativeiro. Daí a necessidade de oferecê-lo para beber, mas não muito também.

iguana de estimacao filhote

Conclusão

Sua iguana é um animal vegetariano que tem que comer apenas proteína vegetal, que tem altos requerimentos de cálcio, um pouco menos de fósforo e nunca deve ser desidratado. Assim, sua dieta consiste em madeiras, legumes e frutas. 

Os croquetes devem ser evitados porque estão muito secos. Assim como a carne, os alimentos de carne devem ser evitados porque não são digeridos por esse réptil.

Referências

https://www.akc.org
https://www.thesprucepets.com
https://www.cesarsway.com
https://www.rspca.org.uk

Fim do post sobre Iguana

Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários!

Siga o Demonstre no Instagram e no Facebook!

Até o próximo post!