in , , ,

Iluminismo – 7 atividades

72 / 100 SEO Score
A busca pelo conhecimento, faz com que o homem encontre a clareza mediante as dúvidas, e desta forma evolua! ( Elaine Costa- 02/10/2019)

Iluminismo ou seja, o tempo das luzes inaugurou uma era, na qual a valorização do conhecimento, artes e grandes descobertas, mudaram extraordinariamente, a forma como o mundo era visto anteriormente.

Iluminismo – 7 Atividades

Para termos uma noção melhor do que foi e ocorreu durante o iluminismo, propomos 7 atividades, as quais certamente irão nos ajudar, aprender mais e mais sobre o assunto. No entanto, antes de conhecê-las, vamos ao resumo?

Resumo: Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.

As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:
– Mercantilismo.
– Absolutismo monárquico.
– Poder da igreja e as verdades reveladas pela fé.
Com base nos três pontos  acima, podemos afirmar que o Iluminismo defendia:
– A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.
– O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão.
– O predomínio da burguesia e seus ideais.

As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo – ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.

Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as ideias de progresso iluministas.

Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.

Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:

John Locke

John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.

Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu

Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau

Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay

François Quesnay foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

Adam Smith

Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:
– o Estado é legitimamente poderoso se for rico;
– para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;
– para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.
A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. ( Fonte do resumo)

Iluminismo – 7 Atividades

Acompanhe conosco agora 7 atividades sobre o Iluminismo. Por certo você poderá encontrar recursos para estudar para a prova, e se preparar para o ENEM ou outros concursos.

1 – Atividades sobre Iluminismo: Debate sobre a tábula rasa

A primeira atividade sobre o Iluminismo levará você a conhecer um pouco mais sobre John Locke ,Considerado o “pai do Iluminismo”. Você acha que o pensamento de nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia?

Idade: A Partir de 12 anos

Material necessário: Lápis, papel e internet

Passo a passo para a atividade sobre o Iluminismo: Debate sobre a Tábula rasa

  1. Convide a turma para pesquisar sobre a vida de John Lock
  2. Fazendo uma breve pesquisa, abram uma roda e vamos ao debate
  3. Discutam o que seria uma Tábula rasa
  4. Levante a questão, seria possível uma pessoa ser moldada conforme a vontade de outra?
  5. Como ficaria a personalidade e o livre arbítrio? ( você sabe o que é isso ?)
  6. Procurem chegar a um acordo, embora não seja necessário que todos tenha a mesma opinião. Contudo, respeite o direito do colega, se ele tiver uma opinião diferente da sua, com respeito à tábula rasa.

Algumas pessoas acreditam que somos o que a genética nos permite ser, outros dizem que somos o que a sociedade faz de nós… Enfim, parece que somos um pouco de cada coisa, concorda, ou não?

2 – Atividades sobre Iluminismo: Marque V ou F

Verdades e mentiras estão sempre ao nosso redor! Mas as verdades aqui, são relativas ao texto, então vamos ver o que é verídico segundo o resumo?

Idade: A partir de 12 anos

Material: Caderno e lápis

Passo a passo para a atividade sobre o Iluminismo: Marque V ou F

  1. ( ) Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Latifundiário.
  2. ( ) Rousseau se destacou como defensor da pequena burguesia.
  3. ( ) John Locke foi considerado o “pai do Iluminismo”.
  4. ( ) Adam Smith foi o principal representante do liberalismo econômico
  5. ( ) Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário com a interferência do Estado
  6. ( ) O iluminismo defendia: A liberdade econômica, o Antropocentrismo, e o
    O predomínio da burguesia e seus ideais.

    De alguma forma, o iluminismo trouxe novos tempos para a economia e para a humanidade

3 – Atividades sobre Iluminismo: Construção textual

O iluminismo trouxe mudanças que afetaram diretamente a forma dos homens agirem e pensarem. Se sua mente já foi uma tábula rasa apropriada e escrita pelos seu educadores e familiares, você certamente tem uma ideia do que significa a economia de um país, não é mesmo?

Idade: a partir de 12 anos

Material: Papel e caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Iluminismo: Construção textual

  • Convide a turma para escrever um texto
  • Nesse texto, eles poderão expor ideias que mudaria o modo de pensar das pessoas com relação a economia, a cultura e a crença.
  • Deixe que eles usem a criatividade e inventem o que quiserem
  • Após concluírem, poderão se reunir e mostrarem sua ideias.

Foram essas loucuras que mudaram a percepção do mundo com respeito as antigas ideias, nas quais estavam aprisionados.

4- Atividades sobre Iluminismo: Enumere as colunas realizando a correspondência

Conhecer, ou pelo menos conseguir associar os nomes iluministas, aos legados por eles deixado, o ajudará bastante na hora de prestar concurso. Então, vamos ao treino?

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário: Papel e caneta

Passo a passo para a atividade sobre o Iluminismo: Enumere as colunas realizando a correspondência

Nessa atividade, o aluno deverá colocar os números nos parenteses correspondentes aos nomes dos quais se refere:

1 ) É Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”,  defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.

2) Destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

3)Sua grande obra foi: “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

4) Foi o representante oficial da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a interferência do Estado.

5) Com sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Porém, não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

7) Foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico. Sua principal obra foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

( ) Jean-Jacques Rousseau

( ) Charles de Secondat Montesquieu

( ) John Locke

( ) François Quesnay

( ) François Marie Arouet Voltaire

( ) Adam Smith

5- Atividades sobre Iluminismo: Complete as frases

Vivendo e aprendendo completando as frases, e colocando as palavras em seu devido lugar

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário:Folha de exercícios e caneta

Passo a passo para atividades sobre iluminismo: Complete as frases

  1. A principal obra de Smith foi ………………………………… na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

(Pobreza dos reinos – Procurando riquezas – A riqueza das nações )

2. o Iluminismo defendia: A …………………… , ou seja, sem a intervenção do estado na economia. O Antropocentrismo, ou seja, o avanço da ciência e da razão. O ……………………………….. e seus ideais.

( liberdade econômica – O assistencialismo – O predomínio da burguesia e seus ideais. )

Você pode criar mais frases e acrescentá-las às atividades da turma.

6- Atividades sobre Iluminismo: Ensaiando um discurso

Concorda que os iluministas, precisam ter uma palavra convincente para levar os nobres e o povo, a acreditarem no que diziam? E você, conseguiria convencer alguém de suas ideias?

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário:Papel, caneta

Passo a passo para as atividades sobre iluminismo: Ensaiando um discurso

  1. Separe voluntários na turma
  2. Eles deverão criar uma teoria, em cima de um possível problema na estrutura da escola, ou desenvolver uma ideia para melhorar a situação do local onde estudam
  3. Deverão preparar um discurso, e com ele precisarão convencer o público de que suas ideias são as melhores.

Vejamos quem se daria bem entre os iluministas!

7- Atividades sobre Iluminismo: Teatro ” O monarca”

Pense bem como era difícil! Um rei ter que engolir a ideia de que não poderia mais mandar sozinho? Sem grande apoio o absolutismo não iria muito longe, era preciso repensar estratégias de direção.

Idade: A partir de 12 anos

Material necessário: Papel e caneta

Passo a passo para atividades sobre iluminismo: Teatro: “o monarca”.

  1. Nessa atividade precisará criar uma peça teatral, na qual mostre de forma bem simples, um monarca desejando impor as ordens ( absolutista) e um sábio conselheiro ( iluminista) o instruindo a ouvir o povo e reinar com mais flexibilidade.
  2. Precisará de um sábio conselheiro ( iluminista) o instruindo a ouvir o povo e reinar com mais flexibilidade.
  3. Separe a turma em grupos e permita que criem suas versões sobre o assunto
  4. Eleja a peça mais próxima do iluminismo, separando-a para comentar a partir dela, como acontecia naquele tempo.

Essa será uma ótima oportunidade para gravar informações sobre o absolutismo e as ideias iluministas.

Fim

Esperamos que as atividades sobre iluminismo possam ajudá-lo em seu preparo para o ENEM, nas tarefas escolares ou outros concursos. Se deseja ler ou consultar outros materiais como esse, consulte o Demonstre, pois temos muitos outros textos importantes para com

10 tutoriais de Artesanato com Caixa de Papelão

10 tutoriais de Artesanato com Latas