Colorir desenhos é uma atividade natural extremamente importante e que incentiva o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Trouxemos aqui desenhos da Turma do Parque para colorir.

Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem se exprimir adequadamente por meio da fala ou da escrita. O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças, sendo uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações.

Colorir é uma diversão, mas também aperfeiçoa as capacidades motoras das crianças, pois além de se entreterem quando colorem, interagem com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, trabalham e a fortalecem os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executarem atividades mais exigentes, sem maiores dificuldades.

Turma do Parque – Desenhos

Representação a lápis, a tinta etc., de objetos e figuras, de paisagens etc, sendo uma arte que permite efetuar essas representações: curso de desenho. Delineação dos contornos das figuras.Disposição, ordenação geral de um quadro.

Toda criança tem uma turminha com quem se encontra nos fins de semana, na praia ou no parque. São amigos animados, alegres e espontâneos que adoram descobrir mais sobre a natureza, mas sem deixar de cuida do meio ambiente de forma sustentável e consciente. Se identificou, não é mesmo?

E se nós lhe contássemos que existe um universo especial, onde a ruas são correntezas encantadas, os carros são boias e os prédios têm toboáguas? É nesse mundo repleto de diversão que vive a Turma do Parque, cinco amigos pra lá de brincalhões que estão sempre aprendendo coisas novas e vivendo muitas aventuras.

Imprimir e pintar desenhos

A criança ao desenhar desenvolve a autoexpressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.

slide26-24-2245088-4604636
Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

1. É uma atividade relaxante

Com um comprovado caráter lúdico, colorir desenhos também é uma atividade que prima pela sua capacidade de relaxar as crianças que a ele se dedicam, nomeadamente por conta da questão da serenidade necessária ao processo de mistura e escolha das cores e da combinação entre si no processo de preenchimento do desenho.

slide23-24-1081789-1257107
slide22-23-6494147-6847067

2. Potencia a aprendizagem da criança

Crianças que se dedicam a colorir desenhos em livros estão automaticamente mais expostas a novos estímulos de aprendizagem, já que desenvolvem competências como a coordenação e o raciocínio lógico no processo de coordenação das cores e tonalidades a serem utilizadas.

slide21-23-9202478-2057656
Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

3. Aumenta a capacidade de memorização

Outro benefício que diz respeito ao ato de colorir desenhos é o aumento da capacidade de memorização – diferencial este que é possível aferir nas situações em que a criança é capaz de identificar um desenho que já tenha visto ou quando analisa combinações de cores em contextos em que as mesmas já tenham sido utilizadas.

slide19-23-8021899-7039313
Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

4. Melhora a capacidade de concentração

Quando a criança está ocupada a colorir desenhos, o cérebro tende a sofrer modificações nas redes neurais ligadas ao comportamento e, consequentemente, o nível de adrenalina sofre uma redução – facto que conduz a uma melhoria das capacidades cognitivas, nomeadamente a concentração.

slide16-29-1157277-5916765
Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

5. Desenvolve a criatividade

A arte de colorir livros é um dos meios mais eficazes no que respeita ao desenvolvimento da criatividade, já que a cada desenho corresponde um processo de reflexão sobre o seu significado e, mediante essa interpretação pessoal (mesmo que ele seja objetivo), a escolha das cores e tonalidades que melhor o valorizam esteticamente. Esse caminho de busca de harmonização em consonância com o gosto pessoal é, portanto, um veículo de otimização das capacidades cognitivas e um ótimo elixir para a imaginação e capacidade de criação.

slide13-24-7446424-5631522
slide12-26-8877898-5333971

6. Promove a qualidade do sono

Conforme explicado anteriormente, o ato de colorir desenhos é relaxante e, por esse mesmo motivo, leva a que a criança fique mais descontraída, sobretudo perto da hora de ir dormir. Ao experimentar um estado de relaxamento geral, ela consegue dormir bem e, por conseguinte, ter uma melhor qualidade de sono (isto é, registando um maior número de horas de descanso seguidas, sem interrupções).

slide11-31-5000928-1212567
slide10-31-7853014-2543652

7. Estabiliza o humor

Outro ponto muito positivo referente ao preenchimento de cor de desenhos por parte do público infantil reside no facto de essa atividade ser estimulante de emoções positivas – particularizando, o processo de escolha de cores induz a estados de espírito positivos, marcados pela alegria e satisfação. Posto isto, a criança experimenta uma maior sensação de prazer, passa a sentir-se mais bem-disposta e, consequentemente, experiencia um maior equilíbrio interior.

slide9-29-9443356-3355117
slide8-21-2160092-5221620

8. Desenvolve a sensibilidade artística

Com relação ao processo de preenchimento de cor dos desenhos, essa é sem dúvida uma das ações mais efetivas no que diz respeito à criação e desenvolvimento da sensibilidade artística (não só para a pintura como também com relação a outros tipos de arte) e, por isso, é encarada como um meio simultaneamente lúdico e educativo nesse âmbito.

slide7-20-3296286-6045436
Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque

9. É uma atividade econômica

Tendo em conta a crescente penetração e influência da tecnologia nas brincadeiras e atividades lúdicas das crianças – cada vez mais permeadas pelo uso de dispositivos eletrônicos que consomem internet e energia -, pode considerar-se que colorir desenhos é um meio de entretenimento econômico, já que demanda somente um livro ou folhas com desenhos e material de preenchimento (canetas, lápis, aquarelas, entre outros) para os colorir.

Imprimir e pintar desenhos da Turma do Parque
slide3-30-3461832-1529944

Fim dos desenhos da Turma do Parque

Se você gostou, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Se você é autor de uma dessas imagens e deseja ser creditado ou retirar a mesma do blog, entre em contato nos comentários.