O Jogo da Adivinhação – Brincadeira para aprender Português

2
6829
O Jogo da Adivinhação - Brincadeira para aprender Português

Na brincadeira para ensinar a língua portuguesa de hoje, vamos mostrar como fazer o jogo da adivinhação. Inspirado por jogos de tabuleiro como Imagem & Ação, a ideia é, além de mostrar aos alunos novas formas de ver, enxergar as dificuldades de cada um, ou do grupo inteiro, oferecendo uma ferramenta simples de avaliação para o professor. Veja como é fácil de preparar.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como fazer o Jogo da Adivinhação

Para fazer o jogo da adivinhação, bastam apenas poucos materiais. Você pode adaptá-las para qualquer faixa etária, transformando de um jogo de adivinhação para um verdadeiro Imagem & Ação. Veja como prepará-la.

O Jogo da Adivinhação

Público Alvo: pré-adolescentes do Ensino Fundamental. Com as devidas adaptações, também pode ser aplicada a estudantes do Ensino Médio

Idade: enfoque entre 11 e os 14 anos.

Recursos: para fazer a brincadeira, é preciso papel A4, ou qualquer outro grande o bastante para fazer os cartões; uma caixa para colocar as fichas, e sorteá-las para os alunos; e caneta Pilot, para escrever de forma nítida cada palavra

Objetivo: esta é uma dinâmica que assim como a brincadeira mencionada anteriormente irá trabalhar em cima das maiores dificuldades dos alunos. À partir disso, o desenvolvimento através da brincadeira oferece maior aprendizado.

Passo a passo

  1. Confeccione várias fichas com palavras que contenham a dificuldade ortográfica trabalhada.
  2. Divida a classe em grupos.
  3. O professor deverá ler as fichas antes de iniciar o jogo.
  4. As fichas serão colocadas dentro de uma caixa.
  5. Um aluno pega uma ficha e deverá dar pistas para que os outros alunos descubram qual a palavra que foi sorteada. Exemplo: usada para costurar (linha).
  6. Se o aluno acertar, o grupo ganhará ponto. Em seguida, outro aluno sorteia outra ficha e procede como foi feito anteriormente.
  7. No final, o professor verifica qual o grupo que acertou mais palavras, sendo assim o campeão.

Você pode adicionar outros elementos se sentir a vontade, como um contador de tempo, ou dicas já prontas para facilitar a compreensão da palavra pelo aluno. A ideia aqui, por mais que seja incentivar os conhecimentos do aluno, é fazer com que ele se divirta enquanto o professor avalia. Lembre-se sempre disso.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre gostei de imagem ação e ler esse texto me remeteu ao passado! Um jogo simples e muito enriquecedor!

    • Larissa, Imagem em ação é um jogo fantástico mesmo! Por isso, não poderíamos deixar de falar sobre ele aqui no blog. Sempre que lembro dele bons momentos me vem a mente. Por que não usar uma ferramenta tão maravilhosa em sala de aula? Uma aula sobre qualquer que seja o assunto não precisa ser monótona. De modo algum! Cabe ao professor usar de estratégias, como esse jogo, para tornar o ensino mais atrativo ao aluno. E nós do Demonstre sempre que pensamos ou lemos de algo que pode enriquecer a passagem de conhecimento em sala de aula não deixamos de compartilhar essas dicas aqui no blog! Por um mundo com aulas mais interessantes e divertidas! Qualquer sugestão de poste é só falar com nossa equipe! Hasta! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.