O Jogo da Adivinhação – Brincadeira para aprender Português

3

Na brincadeira para ensinar a língua portuguesa de hoje, vamos mostrar como fazer o jogo da adivinhação. Inspirado por jogos de tabuleiro como Imagem & Ação, a ideia é, além de mostrar aos alunos novas formas de ver, enxergar as dificuldades de cada um, ou do grupo inteiro, oferecendo uma ferramenta simples de avaliação para o professor. Veja como é fácil de preparar.

Como fazer o Jogo da Adivinhação

Para fazer o jogo da adivinhação, bastam apenas poucos materiais. Você pode adaptá-las para qualquer faixa etária, transformando de um jogo de adivinhação para um verdadeiro Imagem & Ação. Veja como prepará-la.

O Jogo da Adivinhação

Público Alvo: pré-adolescentes do Ensino Fundamental. Com as devidas adaptações, também pode ser aplicada a estudantes do Ensino Médio

Idade: enfoque entre 11 e os 14 anos.

Recursos: para fazer a brincadeira, é preciso papel A4, ou qualquer outro grande o bastante para fazer os cartões; uma caixa para colocar as fichas, e sorteá-las para os alunos; e caneta Pilot, para escrever de forma nítida cada palavra

Objetivo: esta é uma dinâmica que assim como a brincadeira mencionada anteriormente irá trabalhar em cima das maiores dificuldades dos alunos. À partir disso, o desenvolvimento através da brincadeira oferece maior aprendizado.

Passo a passo

  1. Confeccione várias fichas com palavras que contenham a dificuldade ortográfica trabalhada.
  2. Divida a classe em grupos.
  3. O professor deverá ler as fichas antes de iniciar o jogo.
  4. As fichas serão colocadas dentro de uma caixa.
  5. Um aluno pega uma ficha e deverá dar pistas para que os outros alunos descubram qual a palavra que foi sorteada. Exemplo: usada para costurar (linha).
  6. Se o aluno acertar, o grupo ganhará ponto. Em seguida, outro aluno sorteia outra ficha e procede como foi feito anteriormente.
  7. No final, o professor verifica qual o grupo que acertou mais palavras, sendo assim o campeão.

Você pode adicionar outros elementos se sentir a vontade, como um contador de tempo, ou dicas já prontas para facilitar a compreensão da palavra pelo aluno. A ideia aqui, por mais que seja incentivar os conhecimentos do aluno, é fazer com que ele se divirta enquanto o professor avalia. Lembre-se sempre disso.

 

(Visited 35 times, 3 visits today)