Você pode estimular seus alunos de formas muito práticas e interessantes através da competição. E isto é mais possível do que parece com a língua portuguesa. Na brincadeira de hoje, o jogo dos sinônimos é uma forma bem direta de mostrar como isso é possível. Dá só uma olhada.

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Como fazer o Jogo dos Sinônimos

Esta brincadeira, assim como apresentamos na última semana, é excelente para criar variações de acordo com a matéria que está sendo ensinada. E melhor ainda: com o diferencial da competição, os alunos podem se esforçar mais para superar seus colegas e si mesmos se o professor souber direcionar bem. Veja como fazer.

Jogo dos Sinônimos

Público Alvo: a partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma ótima dinâmica, que além de trabalhar com sinônimos, permite fazer variações da mesma brincadeira para trabalhar com outros tipos de exercícios da língua portuguesa como plural e antônimos, por exemplo.

Recursos: para essa brincadeira, serão necessários fichas brancas com palavras e fichas amarelas com seus respectivos sinônimos. A quantidade vai variar com a quantidade de alunos por turma.

Passo a passo

  1. A classe será dividida em duas equipes. O professor distribui as fichas brancas para uma equipe e as amarelas para a outra.
  2. Um dos alunos com a ficha branca lê em voz alta a palavra nela escrita. Outro, com a ficha amarela, lê o sinônimo correspondente e elabora uma frase com ele. Depois é a vez da equipe amarela ler a palavra, para a equipe branca achar o sinônimo e formar frase.
  3. Ganha a equipe que fizer mais pontos. A mesma brincadeira pode ser feita com antônimos, plural e singular, feminino e masculino, etc.

Gostou da brincadeira? O Jogo dos Sinônimos é muito simples de ser feita, e pode trazer grandes benefícios para seus alunos. Mas não se esqueça de explorar o fair play, e prepará-los para a aula em questão, para que se sintam motivados. Até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.