Jogos de alfabetização e letramento: 5 dicas divertidas!

0

Hoje preparamos com jogos de alfabetização e letramento para você fazer com os seus pequenos, seja em casa ou na sala de aula.

A fase em que a criança está aprendendo a ler e a escrever é crucial para todo seu desenvolvimento e vai fazer muita diferença em sua desenvoltura acadêmica e social nos anos futuros.

E quando se trata de aprender os usos da Língua Portuguesa  com todas as suas regras gramaticais e outras regras, as atividades tradicionais podem não despertar o interesse infantil.

Neste momento os jogos de alfabetização e letramento caem como uma verdadeira mão na roda!

Curioso para conferir a nossa seleção?  Acompanhe a seguir!

Jogos de alfabetização e letramento

Os jogos de alfabetização e letramento são essenciais para que possamos ensinar as crianças de uma forma mais lúdica. 

Jogos de alfabetização e letramento

Especialmente quando se trata de Ensino Infantil,  mas também durante toda a nossa vida, tudo aquilo que aprendemos enquanto nos divertimos se fixa muito melhor na nossa memória  ao mesmo tempo em que torna-se muito mais fácil de ser apreendido.

E quando o assunto é alfabetização e letramento não é diferente,  por isso preparamos essa seleção com dicas de jogos para você fazer com seus alunos,   filhos e/ou outras crianças a sua família. 

1. Jogos de alfabetização e letramento – Bingo de histórias

Esse é um jogo que funciona como o tradicional bingo,  só que ao invés de cartelas com números nós vamos usar cartelas com contos populares infantis como a Branca de Neve,  o Chapeuzinho Vermelho,  A Bela Adormecida  entre outros.

Esta é uma forma lúdica de trabalhar alfabetização,  pois ao ter uma cartela com nomes de contos de fadas para sempre enchidos com as pedras dos bingos a criança terá de ler o nome do conto para saber quando a sua cartela estará preenchida.

Qual a faixa etária adequada para o Bingo de Histórias?

Este é um jogo para ser utilizado no ensino fundamental I  para as turmas de 3º ou 4º ano, onde a criança já tem algum conhecimento de leitura para ser capaz de identificar os nomes das histórias em cada quadradinho da cartela.

Como jogar um bingo de histórias?

O jogo funciona como um bingo tradicional,  cada aluno terá uma cartela com vários quadrados que são as casas a serem preenchidas,  em cada um haverá o nome de um conto infantil diferente. 

O professor deve preparar previamente uma caixa contendo os nomes de todos os contos e ir sorteando. Devem haver mais contos do que casas em cada cartela e as cartelas devem ser diferentes. Quem completar a cartela primeiro  eu gritar bingo ganha.

2. Jogos de alfabetização e letramento – O envelope Mágico

Esse é um jogo onde há um envelope que contém letras que formam o nome de um animal.

O professor deve preparar pelo menos um  envelope para cada aluno, e cada um envelope deve ter o nome de animais diferentes para que as crianças não colem uma das outras.

Como jogar o jogo do envelope Mágico?

O professor irá dispor os envelopes fechados sobre a mesa  e chamar cada um dos alunos para pegar o seu. Após todos os alunos que terão em cada um o seu envelope eles devem abrir os e montar o nome do animal a partir das Letras soltas que há nele.  Vence quem montar o nome correto primeiro.

Qual a faixa etária adequada para o jogo do envelope Mágico?

Este é um jogo ideal para fazer com as turmas do 1º ou 2º ano do ensino fundamental I,  aquela fase em que a criança está aprendendo a identificar as letras e montar as palavras.

3. Jogos de alfabetização e letramento – quebra-cabeças de palavras 

Esse é um jogo bem simples de jogar e de fazer. As crianças em fase de alfabetização com certeza vão adorar.

O professor precisa preparar previamente algumas caixinhas com várias letras do alfabeto. O ideal é que a caixinha tem a todas as letras do alfabeto e algumas letras repetidas. As letras também devem ser coloridas e visualmente estimulantes os pequenos.

Como jogar o quebra-cabeça de palavras?

De uma caixinha de quebra-cabeça para cada aluno e diga que os deve montar o máximo de palavras que puderem. As palavras devem ter sentido, ou seja, devem ser coisas que existam,  vence quem montar mais palavras.

Qual a faixa etária ideal para o quebra-cabeça de palavras?

Este é um jogo para crianças em fase de alfabetização,  ideal para ser feito na primeira série do Ensino Fundamental I.

4. Jogos de alfabetização e letramento – Boliche das Letras

Esse é um jogo muito interessante que além de ensinar a criança a formar palavras e identificar o seu correto lugar de uso,  também é ecologicamente positivo, pois o material é feito a partir de sucata.

O jogo funciona como o tradicional boliche,  só que os pinos são feitos de garrafas pets descartáveis,  em cada uma delas deve haver uma letra colada. Para jogar também é preciso uma bola que vai servir para derrubar os pinos.

Como jogar o boliche das Letras?

O jogo é jogado como um boliche tradicional, mas com algumas adaptações..

Divida a turma em duas equipes ou mais e elas vão disputar uma partida de boliche,  só que eu derrubar as garrafas cada aluno terá que identificar a letra da garrafa derrubada  e dizer uma palavra que comece com a letra marcada na garrafa que caiu. 

Qual a faixa etária adequada para o boliche das Letras?

Este é um jogo que pode ser feito em qualquer série do Ensino Fundamental I.  Para os alunos mais velhos o professor pode aumentar a dificuldade e pedir por exemplo que o aluno forme uma frase com a palavra que ele disser.

5. Jogos de alfabetização e letramento –  descubra a palavra

Aprender o  a b c   pode ser bem difícil para algumas crianças. Este jogo pode ajudar nisso.

O professor vai escrever uma palavra qualquer embaralhada no quadro, e as Crianças terão que adivinhar qual a palavra colocando as letras na ordem certa.

Como jogar o jogo descubra a palavra?

Escolha uma palavra com o nível adequado de dificuldade, embaralhe as letras e escreva no quadro. Peça para as crianças identificarem a palavra colocando as letras no lugar e escreverem a palavra certa no caderno. Ganha quem chamar o professor na carteira primeiro e tiver acertado a palavra.

Quando uma palavra for descoberta para continuar jogando é só colocar uma nova palavra no quadro.

Qual a faixa etária adequada para o jogo descubra a palavra?

Esse é um jogo perfeito para fazer com as crianças da primeira e da segunda série do ensino fundamental I. Mas, se quiser aumentar a dificuldade pode colocar palavras mais difíceis ou até mesmo frases para jogar com os alunos mais velhos.

Jogos de alfabetização e letramento: um bom aliado!

Os jogos para aprender a ler e escrever são fundamentais para a criação do conhecimento pela criança. 

Todo o processo de alfabetização e letramento precisa que o professor seja criativo para ensinar as crianças de forma lúdica,  chamando a atenção do aluno para as atividades propostas e fomentando um aprendizado mais significativo.

Os  jogos de alfabetização e letramento são um aliado que todos o  professor, pais ou responsáveis por uma criança pode e deve ter nesta hora.

Esperamos que tenham curtido o post.  Essas foram as nossas dicas de hoje, deixe seu comentário  e até a próxima! 

(Visited 20 times, 1 visits today)