Jogos na alfabetização

Olá, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje em mais um texto sobre alfabetização e letramento, vamos abordar o tema jogos na alfabetização. Vem com a gente!

O que é um jogo?

O jogo é um objeto produzido por seres humanos em seus costumes sociais e culturais, que se refere tanto ao objeto material do jogo quanto ao comportamento do jogo desenvolvido através do objeto. Embora cada jogo seja um jogo educacional em um sentido amplo, alguns jogos são projetados especificamente para fins de ensino. Os jogos de alfabetização se enquadram nessa categoria porque são deliberadamente preparados para promover o aprendizado do sistema de escrita do alfabeto, além da diversão é claro.

O jogo na alfabetização não apenas ajuda a entender a natureza e a função do sistema de escrita do alfabeto, mas também ajuda a consolidar o processo de alfabetização. No primeiro caso, eles contribuem para que os alunos possam entender o que a escrita representa – a parte sonora da palavra – de uma maneira divertida e interessante através do entendimento da menor unidade fonética, o fonema. No segundo caso, seu principal objetivo é consolidar o entendimento da correspondência entre fonemas e grafemas e melhorar a fluência em leitura e escrita.

Em que ajudam os jogos na alfabetização?

Os jogos são particularmente úteis para esse fim, alguns podem promover o desenvolvimento da percepção da fala, por exemplo, podem refletir a semelhança de sons e gráficos entre as palavras. Outros podem explorar a relação entre fonemas mais especificamente através de atividades como converter uma palavra em outra (apenas substituindo sua letra inicial).

Para escolher o jogo a ser usado na sala de aula, é necessário primeiro analisar seus objetivos de ensino e, ao mesmo tempo, considerar o conhecimento que pode ser estabelecido usando o recurso e o público-alvo. Também deve ser considerado que muitos jogos podem ser modificados para alterar seus objetivos e complexidade. De qualquer forma, antes de iniciar o jogo, os alunos devem estar familiarizados com seus materiais e regras.

Apenas os jogos na alfabetização não são o suficiente!

Embora sejam importantes recursos de ensino para a alfabetização, porque combinam diversão e o processo de aprendizagem, o jogo em si não pode garantir o aprendizado da escrita do alfabeto, devendo ser mediado pelo professor durante as atividades e proposições.

O que achou do texto sobre jogos na alfabetização?

Espera, não vá embora agora, acompanhe outros textos do Demonstre sobre alfabetização e letramento, separei um especialmente pra você: zona de desenvolvimento proximal.

Add Comment