10 coisas inesperadas que os cães conseguem cheirar

Vamos encarar: como espécie, arruinamos a natureza. Nós já derretemos as calotas polares com o nosso desodorante spray; transformamos florestas em lodo estéril; e pegamos o mesmo átomo de construção do universo e transformamos em uma arma.

Mas a natureza ainda parece nos amar. Isto pode ser demonstrado pelo incrível número de coisas nas quais os cães podem nos ajudar, com seu incrível senso de olfato.

10 – Bactérias

No caso de você não saber, as abelhas estão morrendo. Mas os cães vieram para salvar o dia: desde 1970, apicultores têm cães treinados para encontrar colmeias doentes antes que elas tenham chance de infectar outros enxames saudáveis.

Os cães podem fazer isso simplesmente seguindo o cheiro da bactéria que causa a doença conhecida como “loque americana”, um processo que permite que os apicultores inspecionem até 100 colônias em 45 minutos, em vez dos dois dias que levaria um ser humano para fazer o mesmo trabalho.

9 – DVD’s

Os cães podem ser ensinados a detectar policarbonato, componente chave de todos os discos de DVD. Eles podem, assim, ajudar a prender o enorme comércio de falsificação em lugares como o Sudeste Asiático. De fato, em seu primeiro “ataque”, dois destes cães encontraram uma pilha de DVDs piratas no valor de mais de US $ 3 milhões.

O sucesso deste único ataque conseguiu irritar os vendedores de DVDs piratas, tanto que eles ofereceram uma recompensa de US $ 30.000 pela morte dos cães. Que tal você encontrar um trabalho de verdade ao invés disso?

8 – Corpos afogados

Cães de busca na água são muitas vezes utilizados pela polícia nos EUA para localizar e recuperar corpos afogados. Mas, exatamente como poderia um cão cheirar um corpo através de toda essa água?

Bem, o cheiro do corpo afogado é liberado para as correntes de água, que depois acabam sendo liberados no ar. Os cães que trabalham a partir da costa, a partir de um barco, ou mesmo nadando na água, rastreiam este perfume até seu ponto mais forte, o próprio corpo.

7 – Armadilhas

Durante a Guerra do Vietnã, os militares americanos usaram cães escoteiros para detectar soldados inimigos. Isso não parece muito impressionante, pois todos sabemos que os cães podem cheirar os humanos. Mas os cães também foram capazes de detectar túneis, armas e armadilhas, salvando centenas de vidas de soldados dos EUA no processo.

Como latir informaria sua posição, os cães foram ensinadas formas alternativas de mostrar que o perigo podia estar a caminho. Alguns aprenderam a arrepiar os cabelos em seus pescoços; outros mexiam as orelhas de um modo específico, e pelo menos um cão ficava de pé sobre as patas traseiras, quando cheirava algo sinistro.

6 – Diabetes

Vimos recentemente como alguns cães pode prever o início de uma convulsão. Os cães também podem ser treinados para alertar seus proprietários diabéticos quando o açúcar no sangue sobe para níveis perigosos. Alguns deles podem até mesmo – em caso de um ataque de gerência diabética – buscar um kit de insulina. Se tivessem polegares opositores, talvez até preparariam a seringa também.

5 – Coco de baleia

Coco de baleia é frequentemente analisado por cientistas para monitorar a saúde das baleias, já que muitas vezes contém informações importantes sobre sua dieta. Mas há um problema: o coco afunda dentro de meia hora depois de deixar a baleia, o que significa que os cientistas precisam coletar o mais rápido possível.

Por esta razão, um grupo começou a treinar cães para detectar o coco. Os cães podem traçar seu “perfume” a uma distância de mais de 1,6 km, e levar os cientistas ao tesouro pelo mau cheiro. Quando o cão detecta resíduos de baleias, ele aponta a localização ao capitão do barco por qualquer inclinada para a esquerda ou direita.

4 – Percevejos

A era moderna das viagens aéreas generalizadas está causando uma onda quase apocalíptica no número de casos de infestação de percevejos. Em resposta a isso, os serviços de controle de pragas têm surgido com um serviço no qual um cão vai varrer uma casa para detectar percevejos, deixando você saber que tipo de problemas você pode ter que lidar antes de comprar um imóvel novo.

Aparentemente, a taxa de precisão é tão elevada como 96%.

3 – Minerais

O governo da Finlândia financiou um programa que ensina cães a detectarem valiosas rochas contendo sulfuretos. Quando as rochas quebram, liberam um odor não muito diferente de ovos podres, que os cães podem farejar facilmente. Durante uma caçada, um cão encontrou um depósito de “grande importância econômica.”

2 – Ovulação em vacas

Não há necessidade de levar para jantar: as vacas são mais frequentemente impregnadas via inseminação artificial. Mas como o sêmen do touro é bem caro, muitos agricultores só podem dar ao luxo de inseminar artificialmente as vacas quando estão definitivamente prontas para engravidar. Como resultado, alguns agricultores começaram a usar cães especialmente treinados para detectar quando uma vaca está no cio – o trabalho de alguns cães é tão bom, que eles sabem antes mesmo dos touros.

1 – Câncer

Câncer fede – em mais maneiras do que uma. As células cancerosas têm um cheiro característico que pode ser captado pelos narizes super sensíveis dos cães. Em pacientes com câncer de pulmão ou de mama, sabe-se que estes resíduos são exalados sempre que um paciente respira, assim, um grupo de cães foi treinado para farejar a respiração das pessoas e alertá-las se sentem o cheiro do câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20