A Historia do Playstation

Todo mundo conhece a linha de console de games da Sony, o famoso Playstation que virou parte da infância de muita gente.

E nesse post eu decidir contar toda a historia do playstation, desde o seu inicio até agora com a nova geração chegando, sendo assim vamos começar.

A Tecnologia 3D

Já nos anos 80 a tecnologia 3D já estava conseguindo seu destaque e seu espaço no mercado.

Então em 1984 o chefe de divisão de eletrônicos da Sony, Ken Kutaragi visitou os laboratórios da empresa para dar uma olhada na tecnologia que o pessoal havia desenvolvido.

A historia do playstation
Tecnologia 3D

Assim Ken Kutaragi ficou apaixonado por aquele tecnologia e pensou o seguinte : “hmm, isso pode ser legal em video games”, bem não exatamente assim que ele pensou mas foi quase.

Como a Sony não tinha nenhuma experiência em desenvolver Softwares e Hardwares então ela ia precisar de ajuda no desenvolvimento.

O chefe da divisão de tecnologia então procurou ajuda de ninguém mais ninguém menos que a Nintendo.

A Sony então propôs um contrato para começar uma parceira e o desenvolvimento de um novo Hardware chamado de Play Station (pois é, é separado mesmo).

Um Console que tinha porte para os famosos CD ROOM e também cartuchos.

Essa parceria entra a Sony e a Nintendo gerou algo interessante, o chip de Áudio do Super Nintendo foi desenvolvido pela Sony.

Então depois do planejamento dessa nova tecnologia chamada de Super Disk acoplado aos console que deveria se chamar de Play Station, as empresas decidiram anunciar essa parceria para o publico.

Na conferencia ela além de mostrar a parceria, ela também anunciou a criação da Sony interactive entertainment.

A traição da Nintendo

Com a decisão de anunciar a parceria para publico, a Sony então em junho 1991 nas Conferencia da CES mostrou para o mundo a nova Tecnologia que estava sendo desenvolvida.

Mas então a Nintendo decidiu passar a faca nas costa da Sony e quebrou o contrato então depois do anuncio da Sony sobre a parceria, a Nintendo anunciou um parceria com a Philips.

A historia do playstation
A historia do playstation – Nintendo Play Station

A Nintendo decidiu quebrar o contrato pois no contrato dizia que a Sony era quem ia receber a maior parte das vendas e Nintendo não gostou nem um pouco disso.

Já o contrato com a Philips era mais tranquilo com a Nintendo então era obvio que a Nintendo irai aceitar a melhor oferta para sua empresa.

Mas o melhor aconteceu, a Nintendo se ferrou e não conseguiu nada de interessante com esse acordo com a Philips, não rendeu nada.

Já a Philips com os direitos de imagem dos jogos da Nintendo lançou game que dá medo só de ver, “mas por que que dá medo ?” é feio demais.

Obviamente a Sony ficou furiosa com a facada da Nintendo e ken kutaragi decidiu tentar algo com a Sega.

A sega negou o acordo com a Sony e anos depois o executivo da sega na época deu uma entrevista não faz muito tempo, dizendo que negou o acordo porque a Sony não tinha experiência nenhuma em desenvolvimento de Software e Hardware.

Ele achou a ideia da proposta de parceria entre as duas empresas de estupida pois era basicamente uma parceria falha.

Seria muito interessante ver uma parceria entre essas duas empresas, o que será que ia acontecer se a Sega e a Sony fechassem acordo ? seria muito legal.

Nasce Playstation 1

A Sony depois de levar uma facada da Nintendo e um simples não da Sega decidiu começar o desenvolvimento de um novo Hardware sozinha.

Ken Kutaragi então pediu permissão e o apoio para o presidente da Sony na época que era Norio Ohga, para o inicio do desenvolvimento desse novo Hardware.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

Norio Ohga estava furioso com a facada que Nintendo fez e deu o completo apoio para o Ken Kutaragi, assim nasceu o Playstation 1.

O primeiro Console da Sony e que fez parte da infância de muita gente, inclusive da minha.

Ken kutaragi mandou sua equipe para a antiga Sony Music que em novembro de 93 virou a Sony Computer entertainment.

A Sony queria que seu console se chamasse de Play Station mas a Nintendo ameaçou a Sony de processo pois em tese o nome era do direito dela.

Então a Sony já estava muito mais furiosa com a Nintendo mas mesmo assim mudou o nome apenas para Playstation.

E em dezembro de 1994 o primeiro Playstation é anunciado para o mundo, sendo anunciado em um evento no japão.

Agora com o console pronto só precisava de jogos e como a Sony ainda anão tinha nenhuma desenvolvedora de games só dela então ela precisava de uma parceria.

Então ela firmou uma parceria com a Nanco Bandai para o lançamento de Ride Racer, agora o game é exclusivo do console da Sony.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

Na E3 de 1995 a Sony investiu pesado no Marketing no Playstation, fazendo uma apresentação que deixou todo mundo na época bastante ansioso pelo console.

E nessa E3 a Sony divulgou o preço do console que é 100 dólares mais barato que o sega saturno, o preço ficou para 299.

O Playstation 1 fez uma extrema fama no mundo inteiro, tanto no Japão quanto nos Estados Unidos, fazendo do Play 1 o console mais vendido daquela geração.

O controle do inicio do lançamento do Playstation 1 era apenas um controle sem analógico e eu lembro de ter um desse.

Em 1997 o primeiro Dualshock com os analógicos veio pra ficar e então deu se inicio a era do Playstation.

Jogos como Sillent Hill, Crash, a trilogia Spider Man, Resident Evil, Tekken, Final Fantasy, Metal Gear Solid, Medal Of Honor viriam para o Console da Sony.

O Playstation 2

O ano 2000, naquele ano viria o console que fez muita gente ficar trancado em casa pra ficar jogando o dia inteiro, O playstation 2.

O Playstation 2 era a perfeita evolução do Playstation 1, saindo em uma cor preto na versão conhecida hoje como a versão fat.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

Ela foi anunciado na Tóquio Game Show de 1999 mas ele só foi lançado em 04 de março de 2000, asism iniciando a Sexta geração de consoles.

O Playstation 2 foi lançado um ano antes do primeiro Xbox e 1 ano depois do Dream Cast.

Pode ser estranho para nós agora mas o Playstation 2 é retrocompatível com o Play 1, ou seja, se você tivesse jogos de Play 1 com você então você podia jogar eles no Playstation 2.

O playstation 2 é até o hoje o console mais vendido da historia com 155 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro.

Nele vemos lançamentos como o Magnifico God of war, Kingdom Hearts, Tekken 5, Metal Gear Solid 3, Final Fantasy X, Resident Evil 4, Need For Speed e etc.

No Brasil o Play 2 veio em 2009 com um preço absurdo de 2 mil reais, já a gente já estava achando ruim 2 mil reais do Play 2 imagina agora com PS5 de 5 mil.

O Playstation 3

O console que teve seu inicio conturbado mas que conseguiu manter a rédeas até o lançamento do Play 4.

O terceiro Console da Sony foi mostrado ao mundo na E3 de 2005 como um console branco, na época ainda a Sony mostrou um controle que até virou meme de tão feio que era, era um controle em formato de bumerangue.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

O grande problema que a Sony teve foi o preço, como assim ? o console em si era muito caro de se fabricar, nem era pra ter um dualshock 3, o controle na época era o SIXAXIS.

Já que o console estava caro para produzir então eles decidiram mudar muita coisa, a primeira coisa era colocar o DualShock 3 em vez do SIXAXIS.

A segunda coisa era mudar sua estrutura em si para então melhorar os custos.

O Playstation 3 com todos esses problemas ainda tinha um preço que deixava até os americanos meio bugados pois a versão mais básica do console custava 499 dólares.

Com 499 dólares e jogos na janela e lançamento sendo bem fracos era obvio que o console ia ter problemas nas vendas.

Os jogos na janela de lançamento eram Need for speed Carboon e alguns jogos de NBA, admito que se fosse eu eu não comprava.

O console trazia pela primeira vez a entrada HDMI, assim os games podiam ter uma resolução de 1080 P.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

Apenas depois de um tempo alguns game que são muito interessante vieram como em 2010 que veio o magnifico God of war 3, ou em 2009 com Batman Arkham Asylum.

A sétima geração trouxe vários jogos épicos como Infamos, Assassins creed, Metal Gear Solid 4, Mortal Kombat 9 e etc.

E foi na época do PS3 que veio algo que a gente conhece bastante que é a PSN ou como preferir a Playstation Network que trouxe a possibilidade de jogar games online com Wi-Fi e uma loja de jogo digitais a PS Store.

Já o sistema de troféus vieram em 2008 e eu ainda me perguntava porque o Assassins creed 1 não tinha troféu, agora eu sei porque, o primeiro Assassins veio em 2007, ou seja, um ano antes dos troféus.

O Playstation 4

Finalmente chegamos então na atual geração, a oitava geração de consoles chegou em 2013.

O Playstation 4 era a chance da Sony se reerguer por causa dos problemas do Play 3, e ela conseguiu.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

O Playstation 4 em pouco tempo conseguiu fácil a casa dos 30 milhões de unidades vendidas, agora o Playstation 4 já esta na casa do 110 milhões, chegando bem perto do Play 2.

A Sony aproveitou que a Microsoft agora tinha virado sua verdadeira concorrente e começou a provoca-lo pois a Microsoft tinha feito varias coisas que não devia.

Então a batalha era entre o Xbox one e PS4, lembrando que a Nintendo já deixou a concorrência faz tempo focando no que ela faz de melhor que é os consoles portáteis.

Mas o Console da Nintendo conseguiu bater de frente com o gigante Playstation 4 mas ainda sim não bateu os 110 milhões de vendas do Play 4.

Agora que a Sony aprendeu com os erros da Playstation 3, ela sabia que tinha mudar os Chip Cora do seu console então ela foi de APU, unidade acelerada de processamento da AMD

Com isso o custo para a Fabricação do console foi menor e assim era possível relaxar quanto a isso.

Dessa vez o Dualshock veio com o console logo de inicio mas em uma nova versão o Dualshock 4 que é extremamente bonito e confortável.

A historia do playstation
Todos os direitos reservados a Sony – A historia do playstation

Quem lembra ai que em novembro de 2013 o PS4 veio a 4 mil reais para o Brasil ? comparado a hoje 4 mil já estava no lucro pois o PS5 é 5 mil.

O Playstation 4 conseguiu o posto de console mais vendido dessa geração e não é por menos, o PS4 é um console muito bom e com jogos incríveis logo no lançamento Infamos second Son, BloodBorne e etc.

Depois tivemos games como God of war 2018, Spider man 2018, The last of us part 2, Horizon Zero Dawn e etc.

Se você sentiu falta dos consoles portáteis da sony, eu decidir fazer o mesmo que a sony, simplesmente esquecer.

O Playstation 5

Como o console nem saia ainda no dia que eu estou escrevendo isso então eu só irei falar sobre o que a Sony liberou até agora.

A Sony fez uma coisa que muita gente estava querendo que é a retro compatibilidade com o PS4.

A historia do playstation
A historia do playstation

Além disso a Sony já preparou diversos exclusivos para o ano que vem no caso 2021, são eles o God of war Ragnarok que esta todo mudo ansioso pra ver como esta. Final Fantasy XVI, Spide Man Miles morales e etc.

A Sone esta bem confiante de que o PS5 vai vingar, mas para sorte de muita gente inclusive da minha, a Sony disse que vai dar suporte para 4 anos no PS4.

Então ela gostou e ainda gosta do que o PS4 pode fazer e ainda confia no PS5, vamos ver se essa estratégia vai dar certo.

O Lançamento do PS5 esta marcado para 12 de novembro de 2020 para alguns países e 19 de novembro para o mundo inteiro.

Vários jogos que estão sendo lançado atualmente já devem ganhar versões para os novos consoles da nona geração de consoles.

Quando foi lançado o primeiro Playstation ?

O Playstation 1 foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e em 9 de setembro de 1995 no EUA.

Quanto Custa o PS5 ?

Atualmente o PS5 chega a custa na casa dos 5 mil reais, pois é, caro é pouco pra isso.

Quanto custa um PS4 e 2020 ?

Em 2020 um PS4 novo chega a custa 2.400 nas lojas por ai, é um bom preço se comparado a um ps5 que é 5 mil.

Curtiu nosso post sobre a historia do Playtation ? Se curtiu então compartilhe nas suas redes sociais e visite nosso site demonstre jogos para mais post como esse.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20