Donkey Kong Country: Analise do Game

Donkey Kong Country, foi um game de plataforma 2D desenvolvido pela Rare, e distribuído pela Nintendo em 1994, Donkey Kong Country foi desenvolvido Tim Stamper, ele não era o verdadeiro criador do DK, pois quem criou foi o incrível, genial e extraordinário, Shigeru Miyamoto (sim o nome dele merece ficar em negrito), mais ele teve participação do projeto.

Esse game não foi o primeiro da franquia, haviam outros antecessores. Primeiramente o Donkey Kony (clássico) , era para ser um jogo do Popeye( sim aquele marinheiro que come espinafre), acabou que as negociações não deram certo.

Então  Hiroshi Yamauchi ( que descanse em paz) era presidenta na Nintendo naquela época então ele deu a oportunidade para um jovem desenhista que trabalhava na Nintendo, e o nome dele era Shigeru Miyamoto, então em um jogo baseado no do Popeye, fizeram o Donkey Kong, o jogo foi lançado em 1981, o jogo foi o maior sucesso , então assim que se iniciava o império da Nintendo.

Donkey Kong Country
Donkey Kong Country

Donkey Kong Country: Início

O primeiro jogo contava somente com 3 personagens, o Donkey Konkey (que significa Macaco Burro), que suspostamente representaria o brutos, o JumpMan (não presiso dizer quem esse personagem se tornou ao decorrer dos anos) que representaria o Popeya, que teria o objetivo de salvar a Princesa ou a Donzela, (não havia um nome certo para descrever ela) que representaria a Olivia Palito.

O esquema era bem simples, era somente saltar os barrrios que o DK jogava, e ir subindo as escadas e salvar a Princesa.Para não perder o impulso em 1982 foi lançado Donkey Kong Jr.

Desta vez JumMan, aprisionou o DK, restando para seu filho (Donkey Kong Junior) ir resgatá-lo.A mecânica do jogo e bem simples e inovador por você poderia se pendurar nos cipós e se locomover para tentar salvar o DK.

Donkey Kong Country
Donkey Kong Country

Esse jogo entrou na lista dos 100 melhores jogos do mundo, isso levou a Nintendo comer e respirar dinheiro naquela época.Impulsionando essa franquia lançaram o Donkey Kong 3.

No DK 3(1983), o game mudo completamente, pois agora o jogo passa dentro de uma estufa, onde o DK entra (por algum motivo), e começa a “zuar”, como se fosse rolezinho no shopping, restando para o Stanley (o personagem que você usava), que era um dedetizador, e tira que “ jogar veneno na bunda do DK” e fazer ele cair.

O jogo foi extremamente ruim, e lucrou muito pouco, fazendo então largarem a franquia e irem atrás de outros negócios

Donkey Kong Country
Donkey Kong Country

(Ao decorrer dos anos a Nintendo investi-o no JumpMan [ personagems do DK 1 e 2], que acabou gerando o Mario que conhecemos hoje em dia, então a Nintendo volta a reinar no vídeo games, com os jogos como Super Mario entre outros…).Com o DK, fora do mercado por muito tempo, então resolveram “ressuscitá-lo “ no SNES.

Uma empresa chamada Rare, trabalhava em jogos com excelentes gráficos, fazendo então a Nintendo comprar 50% das ações dessa empresa.  A Nintendo resolveu soltar o DK na mão da Rare, então foi lançado em 1994 Donkey Kong Country.

Que como eu já disse Shigeru Miyamoto não foi o diretor geral de seu próprio game, mas esteve acompanhado e auxiliando a produção dele.

O jogo era espetacular, pois DK voltou com tudo, com novos gráficos, novos personagens, e várias funções (na minha opinião a única palavra que resume esse jogo e espetacular, pois o avança gráfico feito no SNES com esse jogo foi sensacional)

Donkey Kong Country
Donkey Kong Country

Donkey Kong Country: Personagens

No game Donkey Kong tem uma família, que vive com ele na Donkey Kong Island (Ilha do Macaco Burro), e que ajudam você ao decorrer do jogo.

Donkey Kong: é a principal estrela do jogo, ele é muitas vezes caracterizado como um grande herói e um modelo para Diddy Kong. DK em geral é mais forte do que Diddy, mas menos ágeis. Ele tem um ataque baseado rolamento.

Diddy Kong: é ajudante de Donkey Kong e o segundo principal protagonista do jogo. Diddy Kong é muitas vezes visto como um companheiro leal mais fraco para DK, vendo-o como um herói, e que deseja ser como ele um dia. Na verdade, ele foi designado para guardar o tesouro da banana como uma parte da “formação de herói”.

Cranky Kong: é um velho rabugento que dá dicas para o Kongs quando vão para sua cabana, com o nome ” Cranky’s Cabin “. Cranky narra e dos parabéns aos Kongs no final do jogo.

Funky Kong: Fez sua primeira aparição no meio da selva Kongo, e livremente permite que os Kongs usem seu jato barril no resto dos mundos. O jato barril lhes permite saltar rapidamente para os mapas do mundo e navegar fases já completadas.

Candy Kong: Permite ao jogador para salvar seu progresso em seu ponto de salvaguarda, Save Point de Candy. Chegar a seu ponto na versão SNES é muitas vezes visto como um grande feito devido ao fato de ser difícil em seu ponto em algum mundo. Ela é considerada a mais útil dos Kongs.Ela também e a namorada de Donkey Kong (é…, ele pegador e você não).

Donkey Kong Country
Donkey Kong Country

Donkey Kong Country: Animais/Amigos

Eles são geralmente animais que te ajudam a concluir suas fases dependendo de cada situação irei citar eles:

Rambi the Rhinoceros (o rinoceronte): é encontrado pela primeira vez no meio da selva Hijinxs. Ele é capaz de atropelar seus inimigos e abrir salas de bônus usando seu chifre poderoso.

Enguarde the Swordfish: Enguarde é um peixe-espada com um grande nariz pontiagudo que pode derrotar muitos inimigos subaquáticos que os Kongs não podem. É encontrada exclusivamente em níveis subaquáticos.

Winky the Frog (o sapo): tem uma capacidade muito alta de saltar, a ponto de ser quase três vezes mais alto do que os Kongs pulam. Com essa capacidade, que pode chegar a salas de bônus ou simplesmente evitar inimigos. Ele pode derrotar a maioria dos inimigos saltando sobre eles.

Squawks the Parrot (o papagaio): é o único amigo animal que não pode ser montado em cima. Squawks só aparece uma vez em ” Torchlight Trouble “. Lá, ele carregava uma lâmpada brilhante para iluminar o caminho no nível pois era muito escuro.

(O avestruz): é o amigo dos animais mais alto e mais rápido. Com sua altura, ele pode evitar completamente pequenos inimigos. Expresso não tem meios de ataque, mas pode correr e deslizar para encontrar quartos de bônus secretos.

Donkey Kong Country: Inimigos normais

São inimigos que você encontra no mapa jogando. Não irei falar de um de cada vez, mais deixarei o nome deles caso vocês se interessem em saber o visual, e aparência dos inimigos.

Army, Bitesize, Chomps, Chomps Jr, Clambo, Croctopus, Gnawty, Klap Trap, Klump, Krash, Kritter, Krusha, Manky Kong, Mincer, Rockkroc, Slippa, Squidge, Zinger.

Donkey Kong Country: Chefões/Bosses

Os chefões do game são encontrados como na série Mario, que sempre vem um no final de cada mundo. Esses chefões são somente versão ampliadas dos inimigos normais. São 7 Bosses e cada um ne cada mapa, tendo eles proteger partes do tesou dos Kongs, que são suas bananas.

Very Gnawty: é o primeiro chefe do jogo, e é simplesmente uma Gnawty maior com uma capacidade de salto reforçada.

Master Necky:  é uma versão gigante do Necky como sua cabeça só pode ser visto pelo público.

Queen B.: comanda as Zingers, e é a rainha da colmeia.

Really Gnawty: é o mestre de todos os Gnawties. Really Gnawty tem habilidades semelhantes às Very Gnawty, mas tem a capacidade de saltar “realmente” (Really para quem não sabe significa realmente em português) muito alto.

Dumb Drum: pode convocar inimigos para a direita fora de sua bateria, bem como seus menores Crânio & Barris.

Master Necky Snr: é uma versão roxa, mais forte do Master Necky. Master Necky Snr pode cuspir muitas nozes em sucessão, ao contrário Master Necky.

King K. Rool: é o chefe final do jogo. Seus ataques consistem em funcionamento do canhão e poder saltar. (Você enfrenta ele em um senário diferentes dos outros Bosses).

Donkey Kong Country: Historia

A historia do game e bem simples, ele se passa na Kong Island, e Diddy Kong protege o tesouro (que são bananas) da ilha como um modo de treinamento para ser “herói” (pois Diddy, queria muito se espelhar no Donkey Kong).

Mas certo dia enquanto todos os Kongs dormiam, Diddy protegia o tesou quando de repente foi atacado por King K. Rool, que derroutou Diddy facilmente levando todo o tesou da ilha.Após oas Kongs notarem que seu tesou foi roubado, Donkey Kong e Diddy, saem em altas aventuras atrás de King K. Rool.

Donkey Kong Country: Mapas

Irei apresentar os 7 mapas que estão compostos no game:

Kongo Jungle

Monkeys Mines

Vine Valley

Gorilla Glacier

Kremkroc Industries Inc.

Chimp Caverns

Gangplank Galleon

Adicional/Curiosidades

Donkey Kong teve muito influência do King Kong (o filme mais antigo) pelo fato de ser um macaco que rapta uma princesa.

Dizia que na verdade JumpMan(Mário) era o vilão, e que DK era um animal de seu circo , e restando para o DK sequestra a princesa para irritá-lo.( não e atoa que no Donkey Kong Jr, JumpMan era o vilão).

Shigeru Miyamoto além de criar a franquia Donkey Kong e Super Mário, também criou outro jogo épico, The Legend of Zelda. (Sim o cara era e ainda é um mito),

Nota

Nessa minha segunda análise estou trazendo mais um game épico da época de ouro do SNES. Então vou citar os pontos positivos deles.

O game traz um excelente gráfico, que foi extremamente inovador e muito importante para o o sucesso do console naquele momento, com isso o jogo trazia um aspecto realista, pois era maia fácil notar a reação dos personagens que estavam ali. O game trazia uma inexplicável trilha sonora que fica guardada na cabeça até hoje, com seus sons e efeitos nostálgicos.

Minha nota diante a essa obra e 10, pois Donkey Kong teria renascido das “ cinzas” voltados, com excelentes gráficos e trilhas sonoras, e trouxe novamente DK aos “ braços “ da nintendo novamente.

Adicional/Curiosidades

Donkey Kong teve muito influência do King Kong (o filme mais antigo) pelo fato de ser um macaco que rapta uma princesa

Dizia que na verdade JumpMan(Mário) era o vilão, e que DK era um animal de seu circo , e restando para o DK sequestra a princesa para irritá-lo.( não e atoa que no Donkey Kong Jr, JumpMan era o vilão).

Quando foi lançado o primeiro Donkey Kong Country?

 21 de novembro de 1994

Quem foi o programador do Donkey Kong Country

Chris Sutherland

Quem desenvolveu o Donkey Kong Country?

Foi a desenvolvedora Rare

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado de alguma forma. Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20