Há uma tonelada de armas de RPG diferentes em RPGs como o D&D e apesar das suas melhores intenções como mestre de masmorras, alguns dos detalhes mais finos provavelmente estão escorregando pelos seus dedos. Ao executar um jogo, é importante saber quais armas seus jogadores estão usando e como eles estão usando. 

Um grupo que está usando lutas com duas armas terá uma produção de dano totalmente diferente por rodada do que aquele que está usando principalmente lançadores ou ataques à distância. 

Neste guia, veremos as armas na íntegra, para que você saiba como proporcionar melhor aos seus jogadores encontros divertidos e equilibrados que funcionam com o carregamento de armas.

Armas de RPG

Armas de RPG: tipos e propriedades básicas

As armas de RPG vêm em várias categorias diferentes e causam diferentes tipos de danos. Além disso, existem modificadores de armas que dão propriedades diferentes à arma. Vamos examinar cada um por vez.

Categorias

As duas categorias de armas são: Simples e Marcial. Armas simples são coisas como tacos, punhais e bastões e são o que as pessoas comuns sabem como usar. Armas marciais são coisas como espadas, alabardas e mangais, coisas que você precisaria de treinamento para usar adequadamente ou com muito efeito.

Tipos de Armas

Além das armas de RPG simples e marciais, o D&D tem dois tipos principais de armas de RPG: Corpo a Corpo e Combate à Distância. Armas de combate corpo a corpo são o que você usa para combate corpo a corpo, armas de longo alcance são geralmente para combate a 10 pés e mais longe.

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Armas de RPG: armas simples

Propriedades da Arma

A lista a seguir explica todas as propriedades da arma que existem:

Armas leves: as armas de RPG leves se abrem para opções que as armas mais pesadas não oferecem. Os jogadores podem acessar combates com duas armas, mas apenas se as duas armas forem leves. Algumas armas leves também podem ser lançadas.

Armas Pesadas: Essencialmente, o oposto das armas leves, são mais difíceis de manejar e não podem ser usadas por pequenas criaturas sem desvantagem. Muitas vezes existem restrições de raça e tamanho sobre quem pode usá-las normalmente.

Armas Finesse: São armas como rapiers. Devido às propriedades especiais dessas armas de RPG, os jogadores podem optar por usar força ou destreza nas jogadas de ataque e dano, mas você deve usar o mesmo modificador para ambas. Isso implica que as armas finas devem ter estilos de uso diferentes, que podem aparecer na sua representação.

Alcance Armas: São armas de RPG que possuem uma área mais ampla na qual você pode atacar. As armas de alcance adicionam 5 pés ao alcance de anexar e ao ataque de oportunidade / alcance de ameaça do personagem. Quando usados ​​corretamente, eles podem dar aos seus jogadores uma grande vantagem.

À distância: são armas como arcos e fundas e têm um alcance em que são eficazes. Os dois números indicados indicam primeiro a distância normal que você pode alcançar sem desvantagem e depois a distância máxima que você pode alcançar. Entre seu alcance normal e máximo, você terá desvantagem e, se tentar usar uma arma de alcance, a menos de um metro e meio de um inimigo (no alcance corpo a corpo), também terá desvantagem.

Munição: A propriedade Munição significa apenas que você precisa de algo para disparar da sua arma. Pode ser flechas, pedras ou até balas. A munição é especificada para cada arma e deve ser a munição certa para essa arma.

Carregando armas: Carregar armas específicas, como bestas, leva tempo. Algumas armas só podem ser disparadas uma vez com qualquer ação, reação ou ação de bônus. Isso substitui um multi-ataque que um personagem pode ter, o que pode limitar a eficácia das bestas à medida que os personagens do jogador sobem de nível.

Armas lançadas: Todas as armas podem ser lançadas, mas algumas são feitas para isso. As armas de RPG com a propriedade lançada podem ser usadas para fazer um ataque à distância, usando o mesmo modificador que elas usariam para ataques normais e jogadas de dano.

Armas de duas mãos: Essa talvez seja a mais simples, você precisa usar as duas mãos para manejar as armas de RPG. Isso também significa que você não pode ter mais nada em suas mãos, como um escudo ou uma tocha.

Armas Versáteis: Uma arma com essa propriedade pode ser usada com uma ou duas mãos e usa diferentes jogadas de dano, dependendo da escolha.

Armas Especiais: Esta arma é estranha? Ele tem seu próprio conjunto de regras? Nesse caso, obtém a propriedade especial da arma. Normalmente, eles abrangem coisas como redes ou armas mágicas, portanto, leia as regras adicionais aplicáveis ​​a qualquer arma especial que seus jogadores possam estar usando.

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Armas de RPG: armas de distancia

Perícias com armas de RPG

As habilidades com armas de RPG estão mais fáceis do que nunca. A proficiência em armas se baseia em duas categorias: simples e marciais. Se você é experiente em armas simples e marciais, pode usar todas as armas com seu bônus de proficiência adicionado aos seus testes. 

Além disso, um personagem pode ter proficiência em um certo conjunto de armas, normalmente determinado por sua raça ou classe. 

Um personagem pode ter proficiência em todas as armas simples e algumas armas marciais. É realmente tudo o que eles teriam treinamento para acomodar.

Todos os personagens podem usar todas as armas, mas se você não for proficiente, não poderá adicionar seu modificador de proficiência à sua jogada de ataque. 

Vejo pessoas o tempo todo dizendo que não têm proficiência em uma arma para que não possam usá-la. Isto está errado! Você pode usá-lo, simplesmente não é treinado nele, para não receber seu modificador de proficiência. 

Isso torna mais difícil você acertar as coisas, o que faz sentido do ponto de vista da dramatização. Os inimigos podem perceber essa falta de treinamento e agir em conformidade.

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Armas de RPG: Armas de alcance

Ganhando Proficiências

Os principais livros de regras oferecem uma maneira de os jogadores ganharem proficiência com armas que não possuem através do uso do talento Mestre em Armas. Quando você normalmente conseguiria uma proeza, você pode optar pela proeza do Mestre de Armas. 

Além de outros benefícios, esse feito oferece quatro habilidades com armas à sua escolha. Essa pode ser uma ótima maneira de personalizar um personagem e deve ser apontada como uma opção para seus jogadores. É assim que conseguimos magos musculares usando grandes espadas em combate!

Dano por Arma

Armas de RPG causam uma grande variedade de danos. Se você olhar para quais armas seu grupo está usando, poderá calcular a média de dano causado por rodada. Isso é super útil ao tentar equilibrar encontros. Em vez de fazer as criaturas baterem mais forte, às vezes você só precisa dar a elas mais HP. A lista a seguir mostra um resumo geral dos danos causados ​​por diferentes armas. Esta não é uma lista exaustiva, mas deve ser usada mais como regra geral:

  • 1d4: Adaga, funda, taco
  • 1d6: maça, quartel, arco curto
  • 1d8: besta leve, machado de batalha
  • 1d10: Glaive
  • 1d12: Greataxe
  • 2d6: Montante
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Armas de RPG: armas exóticas

Médias de Dano e Dano de Equipe

Ao analisar a saída de dano de um jogador com armas, você pode começar avaliando os dados de suas armas. Qualquer coisa que seja uma rolagem simples de 1dx de dano terá uma média de 1/2 (x + 1), pois você não pode rolar um zero. 

As jogadas de dano com 2dx terão, em média, uma média de 1/2 (2x + 2), pois cada dado não pode ser 0. Isso fornece as seguintes saídas médias de dano por ataque para armas comuns:

  • 1d4: média de 2,5 danos
  • 1d6: média de 3,5 danos
  • 1d8: média de 4,5 de dano
  • 1d10: média de 5,5 danos
  • 1d12: média de 6,5 danos
  • 2d6: média de 7 danos

Se você deseja calcular qualquer média de dano de qualquer combinação de dados, pode usar a seguinte equação: 1/2 (nx + n), onde x é o número de lados do dado en é o número de dados. 

Também é importante notar que quanto mais dados que são lançados para qualquer cenário, mais na média a tendência de sua equipe. Se você é um grande nerd e gosta de matemática, há uma calculadora on-line de rolagem de dados que você pode ver para realmente ter uma idéia de como os números funcionam.

Armas de RPG

Depois de ter o dano médio que seu time está causando por ataque, você pode obter o dano total por rodada multiplicando o dano médio de cada jogador por ataque pelo número de ataques e adicionando todo o dano por jogador. Para obter a média de dano por turno por jogador, basta dividir pelo número de jogadores.

Se você está realmente interessado em usar esse método para se equilibrar, uma coisa que você pode tentar é tornar o HP total das criaturas no campo igual a 10 vezes a média do dano causado por rodada para um encontro com um grande chefe. 

Um grupo de nível 4 de 4 jogadores pode ter uma média de 25 a 40 de dano por rodada, então uma grande luta deve ter de 250 a 400 hp entre criaturas em campo. Para escalar para encontros menores, basta cortar o multiplicador. Os combates pequenos devem ter 2-3 vezes a média e os médios, 5-6 vezes. 

Armas de RPG

Além disso, certifique-se de ajustar o multiplicador em 2 para cada ponto médio de CA acima de 13 que suas criaturas possuem, pelo menos em níveis baixos.

Você também pode usar esse princípio para trás para decidir o quão forte seus monstros devem atingir! Ao receber o dano médio da arma e calcular quanto dano seus monstros causam por rodada, você pode comparar com o HP total dos jogadores e obter uma sensação de equilíbrio. 

Se você calcular os dois totais, poderá ser encontrada uma luta decisiva onde o total de HP do jogador e do monstro versus a produção de dano são aproximadamente iguais. Isso pode fazer com que a luta aconteça muito, mas ainda seja equilibrada para os jogadores.

Tipos de dano

Agora que você conhece os danos causados ​​por armas, é importante falar sobre os tipos de danos. Excluindo armas mágicas, existem três tipos de danos que essas armas causam.

Armas de RPG

Os tipos de dano são cortantes, perfurantes e espancadores e, na maioria das vezes, não mudam muito as coisas. Estes entram em jogo principalmente quando algo tem resistência a danos. Uma resistência a danos significa que você recebe metade do dano do ataque e uma vulnerabilidade a danos significa que você recebe o dobro de dano de um ataque. 

Os esqueletos são um bom exemplo de vulnerabilidades, pois são vulneráveis ​​a danos por espancamento, enquanto os danos cortantes e penetrantes os afetam normalmente. Espantalhos, por outro lado, são resistentes a espancamentos, cortes e perfurações, tornando-os difíceis de matar com armas normais.

Luta com duas armas

Assim como a proficiência em armas, vemos muitos jogadores errando o combate com duas armas. As regras são levemente explicadas no Manual do Jogador, mas o combate com duas armas é mais fácil do que você pensa. 

Armas de RPG

Se você estiver usando uma arma leve para fazer um ataque, poderá usar sua ação bônus para atacar com uma arma na outra mão, desde que também seja uma arma branca. Qualquer personagem pode fazer isso. 

O segundo ataque não recebe o modificador de habilidade que você normalmente usaria para causar dano, mas a jogada de ataque é feita normalmente. O PHB também não especifica que o ataque deve ser no mesmo alvo, o que abre muitas opções de combate para os jogadores.

As opções são ainda melhores se a arma puder ser usada como uma arma lançada. Se puder, você pode escolher um novo alvo e lançar essa arma como seu ataque de bônus, mas você ainda não receberá o bônus de ataque. 

Hipoteticamente, você pode atacar um inimigo perto de você e fazer um ataque à distância jogando uma adaga em outro alvo próximo. Ao seguir as regras do combate com duas armas, você pode tornar qualquer personagem muito mais perigoso e aumentar a produção de dano de jogadores e NPCs.

O que é um jogo de RPG?

O significado do nome RPG, vem da sigla Role-playing game, ou traduzindo ” jogo de interpretação de papéis”. O RPG é um gênero de jogo onde quem assume os papéis dos personagens são os jogadores e tudo é feito em um mundo fictício.

Como melhorar a arma do jogo?

Procure um armeiro, e faça upgrades das suas armas, isso seria em alguns jogos, em outros jogos você pode ir jogando e derrotando os chefões ou concluindo missões e vai desbloqueado armas melhores, depende muito do jogo pois cada um vai ter seu estilo de upgrades das armas.

Todos os jogos de RPG melhora as armas?

Sim. Uma das coisas que os gamers gostam nos jogos de RPG, é o esquema de melhoria do seu personagem, da armadura e das armas.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre as armas de RPG e quer continuar aprendendo sobre o tema com nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como criar um RPG.