Cenários de RPG que não são D&D

Cenarios de rpg que nao sao dd
Cenarios de rpg que nao sao dd

Dungeons & Dragons foi o criador do que conhecemos como RPGs de mesa. É um testemunho de seu poder de permanência de que o D&D ainda é um dos melhores jogos de RPG de mesa, desde a sua criação medieval de jogos de guerra nos anos 70.

No entanto, existem muitos outros sistemas de RPG de fantasia por aí que servem como uma alternativa para Dungeons & Dragons. Muita sinergia com suas vibrações de espadas, feitiçaria e demônios, mas também existem outros que assumem novos conceitos fantásticos, como a mitologia arturiana, fadas verdadeiramente selvagens e criminosos steampunk.

Grandes RPGs de fantasia de mesa de fantasia

Se for a primeira vez que você explora o mundo dos RPGs de mesa, recomendamos começar com um RPG de regras e histórias que é um pouco mais leve mecanicamente.

1. A 13ª Era

1-4-7585933-6221358
Cenários de RPG

13th Adventure usa mecânica semelhante ao D&D, adicionando uma mecânica de narrativa muito detalhada. Por exemplo, por meio da mecânica do “ícone”, os personagens têm links exclusivos para o ambiente. Tudo isso fornece um amplo terreno para contar histórias, dentro e fora da batalha.

Além disso, há alguns hijinx selvagens em algumas das 13ª campanhas de aventura. O lendário módulo de aventura Olhos do Ladrão de Pedra envolve uma masmorra literal que desliza debaixo da terra e engole cidades inteiras – incorporando-as em suas tigelas mortais. É um módulo cheio de loucura, monstros monolíticos e vingança.

Ou The Strangling Sea, que se passa no apropriadamente apelidado Stranglesea: onde as carcaças apodrecidas de barcos flutuam silenciosamente, monstros hediondos se banqueteiam com os transeuntes, e os navios começam com uma música estranha.

A editora da 13a Era, Pelgrane Press, também lançou recentemente o próximo RPG de mesa The Yellow King, que o vê investigando horrores eldritch entre vários mundos de fantasia distorcidos..

2. Warhammer Fantasy Roleplay 4E

2-4-3531705-4900259
Cenários de RPG

Nem todos os jogadores gostam de suas fantasias cheios de dragões e heróis de cabelos dourados. Alguns de nós preferem pessoas horrendas de ratos. Ou tiros na cabeça explosivos.

Com pouca fantasia em sua essência, o mundo Warhammer se volta mais para o Evil Dead do que para os elfos elevados e as causas nobres da Terra-média. Peculiar às suas origens britânicas, também é negro e cômico e impregnado de influências terríveis do heavy metal.

Embora tenha orcs, elfos e feitiços, o mundo de Warhammer é definido um pouco mais tarde do que a sua fantasia clássica usual.

Armas de fogo, por exemplo, estão disponíveis – embora não sejam prolíficas até o momento. A magia também não é adotada, mas vista como perigosa – ligada às forças do Caos que se infiltram no mundo do Warhammer. Forças que, se tocam em você, causam mutações hediondas e loucura.

Como tal, lançar um feitiço humilde pode levar a uma abertura dimensional que o engole por inteiro. As consequências no Warhammer são muito mais desagradáveis ​​do que no D&D como um todo.

Por fim, você pode ter aulas não heróicas, como o camponês humilde ou um acadêmico. Dentro destes existem inúmeras opções de carreira. Talvez você queira ser um caçador de ratos, equipado com um cão minúsculo e cruel. Qualquer que seja a classe que você escolher, é bem provável que você morra. Muito. Mas é divertido? Ai sim.

3. Rei Arthur Pendragon

3-4-3396638-4258692
Cenários de RPG

Vida longa ao rei! Se embarcar em missões perigosas para seu senhor e sua amada em um mundo de florestas amaldiçoadas e castelos sublimes, este é o RPG para você.

Cada jogador é um cavaleiro começando sob Uther Pendragon. Como é tradição, você acumulará grandes ações divinas e gloriosas vitórias em batalhas. E, se tudo der certo, você gravará seu nome na própria Mesa Redonda, junto com os heróis míticos de outrora.

O rei Arthur Pendragon evita o rastreamento de masmorras em favor de missões, maquinações políticas e militares – ou até jornadas espirituais.

Entre as aventuras, você pode pegar sua própria propriedade, casar e até ter filhos. Freqüentemente, os personagens se aposentam e o jogador começa a interpretar seu herdeiro. As campanhas ocorrem em gerações literais.

Surpreendentemente limpo, ele não apenas gira apenas em torno de um sistema d20 (o que significa que você não precisa especificamente de um monte de dados para jogar, ao contrário do D&D), mas suas estatísticas Traits and Passions definem a personalidade e os atributos morais de maneira muito eficaz.

Definitivamente um jogo, se você estiver procurando por algo muito diferente e, talvez, mergulhe mais nos mundos da história do que nos monstros. Dito isto, existem algumas bestas e desgraças míticas verdadeiramente fantásticas para conhecer no mundo do rei Arthur Pendragon.

4. Symbaroum

4-4-1024x653-8271851-1180120
Cenários de RPG

Feito na Suécia, Symbaroum é uma fantasia sombria ambientada em um abismo profundo e escuro da floresta, cheio de ruínas e tesouros antigos. Suas paisagens são assombradas, seus personagens traumatizados e seus monstros são um combustível puro e desenfreado.

Situado em uma terra em que Blight reina e deixado sem assistência por tempo suficiente, ele distorce seus personagens em algo abominável. Isso me lembra o primeiro jogo do Dragon Age em termos de tema, e mais alguns.

Existem pousadas situadas nos galhos de árvores tortas, trolls famintos e criaturas infestadas de pragas que são altas, cinzas e cobertas de chifres. Ele ainda tem uma gigantesca e gigantesca bruxa chamada Tio Linton.

Dito isto – deixando de lado a paisagem – este é definitivamente um para mais jogadores baseados em combate / exploração. Embora a história e o cenário sejam fantásticos, não há tanta ênfase dada à investigação e interação, como em alguns outros títulos. Também a arte por si só é suficiente para assombrar seus sonhos.

Ele vem da editora Free League, cujos outros títulos incluem Alien: the Roleplaying Game e doom metal RPG Mörk Borg.

5. Lâminas no escuro

5-2-3586769-1162859
Cenários de RPG

Um dos melhores jogos de RPG de mesa do momento, em Blades in the Dark, você é um criminoso e fará assaltos nas ruas desagradáveis ​​de uma cidade industrial de fantasia.

Há uma cornucópia de crimes, mistérios amaldiçoados e alianças sangrentas. O mundo em si é sombrio, cheio de fantasmas literais (além de arquitetura fantasma) e profunda corrupção.

Seu objetivo é chegar ao topo do submundo do crime, retirando vários empregos e esmagando seus rivais.

Em vez de um bárbaro ou mago, você estará interpretando um de vários arquétipos criminosos decadentes. Isso inclui o Whisper, um tipo oculto de fusão que pode forçar fantasmas a cumprir suas ordens.

Mecanicamente, é muito mais simples que Dungeons & Dragons, contando com um pequeno conjunto de dados d6.

Como seria de esperar no cenário, há inúmeras oportunidades de mexer com gadgets perigosos e conhecimento oculto. Perfeito se você gosta de tramar, planejar (especialmente se tudo der errado) e se esforçar.

6. Pathfinder

6-3-1318880-5196229
Cenários de RPG

O rival mais próximo da D&D em termos de escopo, produção e vendas Pathfinder apresenta sua própria visão sobre aventuras de fantasia. É baseado na 3ª edição de Dungeons & Dragons, e se concentra mais em combates crocantes. Também é um jovem louco, com sua segunda edição surgindo apenas no ano passado.

Tem algumas opções de classe únicas, como alquimista e bruxa. Como Dungeons & Dragons, ele possui vários módulos, desde o mundo moderno, a mundos estranhos e horror. O Módulo Kingmaker ainda permite que você construa um castelo para armazenar as quantidades absurdas de itens que você, sem dúvida, acumulou em seus rastreamentos de masmorra.

Novamente, esse é para quem gosta do tema e da mecânica gerais de Dungeons & Dragons, mas está procurando algo um pouco diferente – ou seja, algo um pouco mais mecanicamente crocante.

7. Changeling: Os Perdidos

7-3-8782659-7315701
Cenários de RPG

Um RPG de mesa de fantasia sombria, Changeling: The Lost vê você forjando uma nova vida após o trauma de ser sequestrado por gente das fadas cruel.

Você foi comum uma vez, até que os Fey o levaram. Levou você pelas cercas vivas e passou pelo vasto fantástico, onde eles fizeram coisas indizíveis ao seu corpo, mente e alma.

Não estamos falando de Sininho aqui, mas dos espíritos desumanos da sabedoria. Cruel, antigo e facilmente entediado. Talvez eles tenham mantido você como amante, ou talvez eles tenham te transformado em um monstro.

Você era, afinal, um brinquedo, e seu velho mestre podia literalmente mudar os novelos da realidade como quisessem. Mas de alguma forma, você escapou. Ninguém notou seu retorno, porque seu mestre criou um clone mágico de galhos, fiapos e papelão para substituí-lo.

Um RPG de mesa sombrio e místico que explora trauma e renascimento, o livro contém tudo o que você precisa para começar. Ele também se move entre outros mundos e um cenário moderno – uma coisa rara no mundo dos jogos de RPG de fantasia.

E, diferentemente de alguns outros livros, ele realmente vai para a cidade no folclore e na construção do mundo, tornando-o uma excelente caixa de areia para campanhas. Perfeito para pessoas que gostam de escuridão extra negra e estão interessadas em trabalhar no desenvolvimento de um personagem em um cenário focado no drama.

Changeling: The Lost é baseado no cenário Chronicles of Darkness, que também encapsula o próximo RPG de mesa Hunter: The Vigil, que o vê perseguindo monstros – incluindo aquelas fadas distorcidas.

8. The One Ring (sistema, 2ª edição) – Adventures of Middle Earth

8-3-3306519-1042183
Cenários de RPG

Ah, o “melhor cenário de fantasia de todos os tempos” finalmente tem seu próprio sistema de representação de papéis. Dito isto, a influência dos mundos imaginados de Tolkien é inquestionável. Seus escritos pós-guerra criaram o gênero fantasia como o conhecemos.

Então, primeiro temos o jogo The One Ring RPG, que divide o jogo em duas fases principais: aventuras e companheirismo. No primeiro, você mergulha em busca de aventuras externas, e no segundo, um tempo de inatividade glorificado, onde você pode descansar, ler e planejar.

No entanto, o jogo One Ring RPG também tem uma versão amigável de D&D intitulada Adventures in Middle Earth. Se você está familiarizado com a mecânica de Dungeons & Dragons 5E, esse pode ser um caminho rápido e fácil para se aventurar no mundo de Tolkien.

Infelizmente, a editora Cubicle 7 (que também está por trás do próximo RPG Warhammer: Age of Sigmar – Soulbound) cancelou as duas versões do RPG no ano passado. No entanto, há uma infinidade de excelentes suplementos e aventuras ainda disponíveis para o RPG nas edições impressa e digital.

9. Mundo das Masmorras

9-2-3360513-6490166
Cenários de RPG

Com base na conhecida mecânica do Apocalypse World, é efetivamente uma versão mais simples e mais narrativa de Dungeons & Dragons. Por exemplo, os monstros do Dungeon World não têm estatísticas e, como tal, o mestre do jogo não precisa rolar para eles durante a batalha.

Nisso, os conflitos de alto risco não vêm do mestre do jogo x dos jogadores, mas mais da narrativa primordial que foi criada em colaboração. As táticas e a estratégia superam os rolos da sorte a qualquer momento, e eles mesmos trabalham em um sucesso mais simples e abstrato, fracasso e uma tentativa medíocre novamente com risco aumentado.

É um bom grito para as pessoas que desejam uma experiência de RPG de fantasia, mas com menos elementos mecânicos de carne ou simulação. Definitivamente, este não é o jogo que simula como montar um dragão em armadura pesada até um tee.

Por fim, e talvez o mais impressionante, tudo o que os jogadores precisam saber é apresentado em duas páginas.

As folhas de caracteres também são significativamente mais simples, embora isso signifique uma criação de caracteres mais restrita. Jogue isso se você quiser Dungeons & Dragons, mas consideravelmente mais simples e com menos profundidade.

10. Destino das Nornas

10-3-8454423-5131390
Cenários de RPG

No RPG de mesa que se baseia no mundo colorido da mitologia viking. Como tal, em Fate of the Norns, Ragnarok está próximo. Assim, o sol ea lua foram devorados por lobos celestes, estrelas estão caindo do céu e a morte não é necessariamente o fim de seus personagens. Do sul, um novo Deus branco significa o fim para os velhos costumes.

Em termos de mecânica: o destino das Norns evita os dados por completo, optando por pedras rúnicas brilhantes lavradas de ônix. Vocês todos interpretam personagens (dos quais existem cerca de 15 arquétipos para escolher) embarcando em uma jornada épica por um mundo perigoso à beira da destruição.

Você e outros heróis se levantaram da escuridão, tentando salvar Midgard. Com combate visceral e temíveis bestas míticas perambulando por um mundo literal de trevas sem fim (você deve se perguntar o quanto realmente pode ficar pior), Fate of the Norns cria uma experiência mítica e decididamente mítica que é completamente única.

Cenários de RPG e muito mais!

Se você gostou de conhecer alguns dos maiores Cenários de RPG e quer continuar aprendendo com nossas dicas, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Como mestrar RPG.

publicado
Categorizado como Letra C

Por Bruno Sage

Nós não precisamos de credo, nem de doutrinação por homens velhos desesperados. Tudo que precisamos é que o mundo seja como é. E é por ISSO que os Templários nunca serão destruídos!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *