Curiosidades sobre o NES (Nintendo 8 bits)

The NES Encyclopedia: Every Game Released for the Nintendo ...

QUANDO FOI LANÇADO?

No Brasil o NES (Nintendo Entertainment System) só foi lançado oficialmente em 1993 pela Playtronic (uma fusão das empresas Gradiente e Estrela), mas as vendas foram insignificantes. Isso se deve ao fato de que na verdade oNintendinho já era comercializado por aqui de forma não oficial desde os anos 80. A própria Gradiente já havia lançado o Phantom System, que era um clone do NES e rodava os mesmos jogos do videogame original. Diversos outros clones inundaram o mercado nacional como o Bit System, Dynavision (que teve a versão II e III), Hi-Top Game, Top Game e outros.

PORQUE ELE NÃO EMPLACOU QUANDO FOI LANÇADO?

NES feito de LEGO é lançado para adultos; confira detalhes ...

o NES foi “lançado” oficialmente por aqui (com um atraso de 8 anos), os consoles de 16-Bits já davam as caras e ironicamente a própria Playtronic começava a vender o SNES. Desconfiamos que a comercialização do NES oficial foi apenas para mostrar à Nintendo que apesar da clonagem descarada de seu videogame as empresas brasileiras estavam prontas para representá-los.

Alguns poucos afortunados tinham o NES oficial da Nintendo importado. Além de ser caríssimo para o poder aquisitivo da época, o console dava muitos problemas. Os “riquinhos” que tinham o NES importado acabavam virando alvo de chacota, primeira por causa da inveja dos amigos, depois porque realmente os consoles viviam dando zica.

O CLONE ?

O Phantom System da Gradiente, com... - Passagem Secreta | Facebook

O Gradiente Phantom System pode ser considerado o primeiro Nintendinho brasileiro. Mas na verdade ele não foi licenciado pela Nintendo, o que o tornou um clone do NES. O certo seria chamá-lo então de o primeiro clone do NES no Brasil.

Os engenheiros da Gradiente clonaram o NES e enfiaram o hardware dentro da carcaça que seria destinada ao Atari 7800. Estava criado o Phantom System! O controle teve que ser refeito também e já que era pra copiar, a empresa pegou “emprestado” o design do controle de um certo projeto japonês, o MK-1601. Para quem não conhece, esse era o codinome do Mega Drive, que seria lançado alguns anos depois.

SERÁ POSSÍVEL?

Por incrível que pareça, a diferença de preço entre o NES e o SNES era de apenas 10 dólares em 1992, o que levou os consumidores a escolherem o SNES na hora da compra.

O NES MAIS ESTILOSO!

File:Consola NES 2.jpg - Wikimedia Commons

A Nintendo lançou o NES 2 em 1993. Era o mesmo hardware do Nintendinho, mas redesenhado para ser menor e mais estiloso assim como mais barato. Ele foi lançado no natal por 49 dólares.


Como a Nintendo demorou para baixar o preço do NES, a base vendida de Super Nintendo havia crescido consideravelmente. A diferença de hardware e jogos também era abismal para a época, por isso a Nintendo resolveu concentrar seus esforços apenas no SNES e descontinuou a fabricação e suporte do NES em 1995.

Mas no final, o NES havia vendido mais de 62 milhões de consoles e mais de 500 milhões de jogos, ratificando sua posição de maior videogame da história até aquele momento. Seus jogos se tornaram clássicos imortais, sendo jogados até hoje por meio de emuladores, Virtual Console da Nintendo ou mesmo de Nintendinhos de colecionadores.

OS GAMES DO NES.

Top Ten NES Games | Retro Gamer

O NES contou com jogos realmente sensacionais: Super Mario Bros., Zelda, Contra, Dragon Warrior, Final Fantasy, Mega Man, Castlevania, Metroid, Punch-Out!! e muitos outros fazem uma linha de games clássicos que entraram para a história.

Há quem diga (especilalmente fãs fervorosos), que este foi o melhor videogame já produzido por possuir os melhores jogos, verdadeiras lendas considerado um divisor de aguas no no mundo dos games cultuadas até hoje, muitas delas ganhando “remakes”.

ASPECTOS TÉCNICOS DO NES:

CPU: 8-bit 6502 NMOS (1.79MHz)
RAM: 2KB (16Kb), 2KB Video RAM
Colors: 52 (24 on screen)
Sprites: 64
Sprite Size: 8×16 pixels
Resolution: 256×240 pixels
Sound: PSG audio

Para mais posts assim acesse aqui

Super Mario Bros.

Super Mario Bros. é um jogo eletrônico de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo. Lançado para o Famicom em 1985 no Japão e para o Nintendo Entertainment System em 1985 e 1987 na América do Norte e Europa, respectivamente, é o sucessor do jogo de arcade de 1983, Mario Bros.

melhores games de nes

Super Mario Bros 3. Super Mario 3 foi o último jogo da série lançado para o console de 8-bits da Nintendo, em 1990.u003cbru003eFinal Fantasy III. …u003cbru003eMega Man 4. …u003cbru003eThe Legend of Zelda. …u003cbru003eNinja Gaiden 2. …u003cbru003eCastlevania 3. …u003cbru003eMetroid. …u003cbru003eTartarugas Ninjas 2: The Arcade u003cstrongu003eGameu003c/strongu003e. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20