Deadlands RPG

Conheça Deadlands RPG, um jogo que mistura o gênero de Velho Oeste com horror, magia e um toque de tecnologia do vapor do gênero steampunk. Esse jogo sofreu várias transformações, passando por vários sistemas, até finalmente se encontrar em Savage Worlds.

Deadlands RPG

Deadlands RPG é um jogo muito cultuado lá fora, pelo tema de cowboy, magia e zumbis, em um mundo misterioso e cheio de perigos. Na história, os EUA estão divididos em dois países distintos e rivais: a União e os Confederados (autores da Guerra Civil Americana).

A guerra está acontecendo, e com isso, coisas até antes não imaginadas começaram a acontecer, como os mortos voltarem a vida como zumbis e monstros tomarem conta de locais selvagens. Misture tudo isso com nações indígenas defendendo seu território e uma terra que tudo pode ser mortal. Temos aí todo o clima de Deadlands RPG.

deadlands-rpg-1024x1024-5970341-3425559

História do Deadlands RPG

Deadlands RPG passou por vários sistemas desde que foi criado em 1996. Seu sistema clássico foi inovador pois utilizava cartas de baralho para construir personagens e para resolução de diversas situações, para manter o clima de Velho Oeste e uma mesa de poker.

Depois de uma revisão em 1999, Deadlands RPG foi base para o sistema genérico que seria lançado posteriormente, o Savage Worlds , chegou na era d20System como um produto licenciado, ao mesmo tempo que era lançado para GURPS, para finalmente ser lançado o Deadlands Reloaded para Savage Worlds. Todos esses sistema teve publicação ou participação da Pinnacle Entertainment Group.

Deadlands RPG hoje

Atualmente, o Deadlands RPG está sendo produzido e lançado para a linha Savage Worlds, que pela facilidade do sistema, e possibilidade de interação com diversos outros cenários, expande e muito o mundo selvagem do sistema.

Também pelo cenário, seria lançado uma série de jogos para XBOX (Microsoft), mas não teve futuro fora das mesas para esse RPG.

Para a linha Weird West (Oeste Esquisito), Deadlands ainda ganhou um jogo de miniaturas, jogos de cartas colecionáveis, um cenário apocalíptico ao estilo Mad Max chamado Deadlands: Hell on Earth, um jogo de tabuleiro, e o cenário promete se expandir para mais plataformas de entretenimento. Pelo menos, é o que a Pinnacle anseia.

deadlands-logo-5367716-4430922

Como jogar Deadlands

Antes de começar, pedimos para ver nosso artigo de Como jogar RPG de Mesa, para se preparar para jogar este famoso RPG.

Também aconselhamos ver o sistema genérico de Savage Worlds nesse link. Adquirindo o livro básico de Savage Worlds, você pode adquirir o cenário que vem detalhando locais, regras e antagonistas. Atualmente existem vários suplementos, todos voltados para esse sistema genérico.

Deadlands – Guia do Pistoleiro

Conhecido também como Guia do Jogador, esse livro básico dispõem de regras especiais para construção dos personagens no mundo caótico de Deadlands RPG.

Deadlands – Guia do Xerife

O mestre do jogo, conhecido como Xerife, é o tema desse livro. Esse livro é uma adição ao Savage Worlds.

Jogabilidade do Deadlands RPG

Por ser agora um cenário para Savage Worlds, a jogabilidade é a mesma para esse sistema.

Este RPG utiliza um set de dados de diferentes lados: 4 lados (d4), 6 lados (d6), 8 lados (d8), 10 lados (d10), 12 lados (d12), e alguns cenários (não todos) ou suplementos utiliza o dado de 20 lados (d20). Além disso, eles usam um dado de 6 lados chamado “dado selvagem”. Esse dado deve ser diferente dos demais, para diferenciar. Se você tem um set de dados da mesma cor, o segundo d6, o dado selvagem, ter que ser de outra cor.

O sistema de resolução de problemas é feito utilizando dados que representam o atributo do personagem, mas o dado selvagem. O melhor resultado é utilizado, O fator de dificuldade (número alvo) é sempre 4, ou seja, atingindo este número, o teste é um sucesso. Claro que o mestre do jogo pode adicionar modificadores, quando o teste for fácil ou difícil, o que pode modificar o número alvo.

O interessante também do Savage Worlds RPG é que ele utiliza um baralho comum para a iniciativa. Esse baralho transforma o jogo mais dinâmico em questão de ações e resoluções, e é um atrativo do sistema, que presa pela rapidez de resoluções. Também é possível o uso de miniaturas.

Deadlands RPG no Brasil

Deadlands RPG foi trazido Retropunk Editora com o nome de Deadlands – Oeste Estranho. Atualmente, existem diversos livros já traduzidos que podem ser adquiridos em sua forma virtual na loja da editora.

Fim do texto – Deadlands RPG

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Deadlands RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20