Enigmas para RPG

Aprenda a colocar enigmas para RPG em suas mesas, instrumento narrativo que envolve todos os jogadores, usando seus conhecimentos tanto dentro quanto fora do jogo.

Enigmas para RPG

Todo o jogo de RPG de mesa precisa de uso de atrativos imaginativos que desafie os jogadores, principalmente quando o tema é aventura ou mistério. RPG é um jogo narrativo que tem como proposta desafiar mentalmente os jogadores fazendo com que eles simulem em sua mente as ações dos seus personagens.

Além de regras já definidas nos sistemas de RPG, como combate ou interações sociais, os sistemas deixam para os jogadores e mestres/narradores o papel de criar o desafio para eles. Desafios de combate e inteligência.

Um desses desafios bem usados por mestres são enigmas, onde desafiam os jogadores, no papel dos seus personagens, a solucionar os questionamentos..

Enigmas para rpg

Enigmas para RPG – Os 10 passos para o Sucesso

1 – Não precisa ser original, mas ser divertido

Um enigma não precisa ser algo totalmente novo, tirado de horas exaustivas pensando em algo que ninguém pensou, mas algo que seja divertido e desafie os jogadores.

Um bom conselho é ler livros, jogar vídeo-games ou assistir filmes. Algo em alguma cena ou capítulo pode passar despercebido para os jogadores que você possa usar. Uma frase bem colocada, uma imagem, ou até um problema de matemática simples.

2 – Não seja óbvio

Um enigma para RPG tem que ser algo marcante, que seja lembrado por anos pelos jogadores. Enigmas, charadas ou até quebra-cabeças possuem traços que podem denunciar suas respostas.

Não fique ofendido se os jogadores desvendarem logo, e sim orgulhoso que tem jogadores inteligentes. No próximo enigma você pode caprichar, mas antes, analise bem se o enigma foi óbvio. Veja a opinião dos jogadores.

3 – Deixe dicas, mas que os jogadores tenham ideias e não respostas

Um bom enigma para RPG não cai no colo dos jogadores com um caminho para eles seguir, senão não é enigma. Garanta que os jogadores estão participando de algum quebra-cabeças, mas não conte qual.

Deixe as dicas para coisas do cenário ou observações pontuais de Personagens do Mestre (MPCs), mas sem dar as respostas para eles. Eles precisam ser desafiados.

Enigmas para rpg

4 – Descreva exaustivamente a cena

Se você vai fazer do enigma um local ou item, descreva-o exaustivamente, tirando todas as dúvidas dos jogadores. Eles precisam ter dúvidas de como resolver mas não de como é o enigma. Se tiver desenhos ou frases, deixe-as à disposição de todos os envolvidos.

5 – Apele (se preciso) para os acessórios

Papeis, croquis, frases prontos, imagens, prints de ‘internet’, ou qualquer coisa. Deixe sempre à disposição dos jogadores.

Se você extraiu o enigma da ‘internet’, então não deixe os jogadores pesquisar em seus celulares. Isso pode ser complicado para mesas virtuais, mas avise que pode estragar a experiência do jogo (e recompensas…).

Enigmas para rpg

6 – Não “assopre” a resposta

A primeira vista, alguns jogadores poderão sentir dificuldade, mas invés de dizer a resposta, dê mais dicas. Só assopre a resposta se o enigma que você fez foi muito difícil para os jogadores, aí ficou exaustivo e chato.

7 – Não coloque nada que possa ofender alguém

Não utilize elementos que ofenda jogadores, como enigmas racistas, homofóbicos, sexistas ou que ataque diretamente os jogadores (e não os personagens).

8 – Crie algo no nível de raciocínio e conhecimento dos jogadores

Se você está narrando para crianças, não vá colocar algo de nível universitário para elas solucionarem; bem como se está jogando com jogadores experientes, não coloque nada infantil e bobo. Conheça seus jogadores.

9 – Não faça do enigma algo que possa traumatizar os jogadores

Enigmas para RPG são algo para divertir. Não coloque nada chato ou exaustivo. Um bom enigma para ser solucionado em grupo deve durar no máximo dentre 20 a 40 min. Exclua desse tempo os enigmas de combate, pois aí a métrica vária de sistema para sistema.

10 – Se não tiver divertido para todos, desista e tente de novo com outro enigma mais tarde

Se tudo der errado, desista. É melhor entregar a resposta para os jogadores ou algum NPC ajudar eles com a resposta final do que ficar enrolando em algo que não sairá do lugar. RPG é experimentação e simulação. E ninguém é perfeito. Terá outras oportunidades.

Tipos de Enigmas para RPG

Os tipos de enigmas mais comuns são:

Charadas

Frases que esconde um significado, pode ser também poemas ou rimas, com contexto ou não. Até perguntas.

Quebra-Cabeças

Normalmente visual, podem vir acompanhados de charadas ou simplesmente algo jogado a esmo.

Palavras/Itens ocultos

Podem ser visuais ou não. Uma frase onde tenha algo escondido, ou uma pintura no qual tenha um personagem fora de contexto.

Mate o Rei

Normalmente um enigma de encontro ou combate. Os jogadores se engajam em um combate mas parece que os monstros são invencíveis. Eles podem ter um ponto fraco, ou matando o chefe todos morrem.

Cada coisa no seu lugar

O mais clássico dos enigmas para RPG. Um item tem que ser colocado em um certo local para ativar uma passagem, ou objetos a esmo terão que ser colocados em ordem.

Exemplo de Enigmas e Charadas RPG

A câmara dos mestres

Em uma câmara, existem 5 estátuas de mestres pensadores com colorações diversas, onde cada um tem uma placa com uma numeração e uma frase. Cada estátua tem um nome e as inscrições à seguir. Em uma sala depois (ou distante), tem um painel com entradas para colocar pequenas placas com números que vão de 1 a 5. A essa altura, os jogadores sabem que deverão colocar as placas com os números em uma ordem. Mas qual?

1 – Mestre Broenor respeita meus ensinamentos mas do que eu preciso. (A estátua é Verde)

2 – Eu nunca ouço os ensinamentos do mestre Grenfalon. (A estátua é Azul)

3 – Eu, mestre Whiteham, possuo ensinamentos superam todos os outros. (A estátua é Branca)

4 – Meus conhecimentos não é tão grande quanto de Bluure (A estátua é Vermelha)

5 – Os ensinamentos de mestra Redja serviu de base para mestre Grenfalon (A estátua é Marrom)

Enigmas para rpg

Cryptografia errada

Um cofre está na mãos dos personagens dos jogadores. A única pista que eles possuem para desvendar a combinação é um número “15”. No cofre, existe um “teclado” que ao apertar, ele mudar e deixa um número, que vai de 1 a 9. Ele tem um teclado com 3 x 3 quadrados, onde cada quadrado pode ser deixado um número…

Como se joga um RPG de mesa?

Em uma sessão de u003cstrongu003eRPGu003c/strongu003e comum, cada jogador pega a sua ficha e senta em um u003cstrongu003emesau003c/strongu003e, como em um jogo qualquer, representando ali o seu papel sem nenhuma interação real com outros jogadores

Qual o melhor sistema de RPG para iniciantes?

Du0026amp;D 5e – SRD u003ca href=u0022https://dnd5ed.github.io/u0022 class=u0022rank-math-linku0022u003eGratuito.u003c/au003e O livro do jogador é perfeito para iniciantes jogar o u003cstrongu003eRPGu003c/strongu003e mais famoso do mundo.

Quanto tempo dura um jogo de RPG?

O criador da série Dragon Quest parece estar bastante esclarecido quanto ao u003cstrongu003etempou003c/strongu003e ideal de duração para um u003cstrongu003eRPGu003c/strongu003e.

Veja outras ideias sobre RPG aqui.

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20