Conheça uma lista de filmes de RPG de vários gêneros, desde aventura e comédia, até documentários e terror.
Filmes de RPG
Os jogos de RPG são inspiradores, pois além de mexer com a imaginação dos jogadores, transforma a vida deles, pois eles podem experimentar viver vidas que eles não possuem. Jogar RPG é fugir da realidade, e como nos filmes, é um prato de sensações e emoções.
Não é a toa que existem vários livros de literatura, jogos de tabuleiros e computador, citações em séries e filmes, e até filmes próprios que são inspirados em jogos e jogadores de RPG, em suas narrativas fantásticas ou sua vida real. Vamos conhecer vários desses filmes nesse artigo.
Filmes de RPG – Astrópía (Dorks and Damsels) (Aventura, 2007)
O que acontece quando Hildur, uma linda garota da alta sociedade acostumada com muitos mimos, vê seu mundo desmoronar pois seu namorado, Jolli, é preso, e tudo o que ela tinha é confiscado? Forçada a viver uma vida normal, ela arruma emprego em uma loja de artigos de RPG, e quando conhece esse “jogo estranho”, sua vida se transforma.
Filmes de RPG – Darkon (Documentário, 2006)
Conheça a vida real e a fantástica dos membros do Darkon Wargaming Club, um grupo de jogadores de LARP (Live Action Role Play) de Baltimore (Maryland, EUA). Vivencie suas vidas privadas, anseios e desejos, e a relação em comum: interpretar seus personagens no campo de batalha simulado.
Filmes de RPG – Drakmar: A Vassal’s Journey (Documentário, 2006)
Conheça a saga de Colin Taylor, um garoto de 14 anos que vive a dualidade de crescer e viver sua adolescência conturbada, e explorar e defender o reino de Adria. Documentário da HBO sobre LARP
Filmes de RPG – Dungeons & Dragons: A Aventura Começa Agora (Aventura, 2000)
Primeiro filme oficial do famoso RPG Dungeons and Dragons. O tirano Profion almeja subjulgar os Magos de Ismir, para impor soberania aos que não são magos. A princesa de Izmer, Savina, prefere a igualdade e prosperidade para todos, mas está prestes a sofrer um golpe de estado, mas ainda se sustenta pois controla um poderoso artefato que invoca e controla dragões dourados. Profion então procura a todo o custo o artefato que similar ao da princesa, que controla dragões vermelhos. No meio disso tudo, temos dois amigos ladinos, um anão guerreiro, uma maga iniciante, e uma elfa, correndo contra o tempo e da perseguição de Damodar, um servo de Profion, antes que o Império seja destruído por dragões.
Filmes de RPG – Dungeons & Dragons: O Poder Maior (Aventura, 2005)
Sendo uma continuação direta do primeiro filme, o filme se passa séculos depois da história do primeiro filme. Damodar, agora um feiticeiro amaldiçoado, procura o Orbe Negro para ter sua vingança contra o Reino de Ismir. Dessa vez, um grupo de experientes aventureiros procuram impedir Damodar antes que seu plano se concretize e ele consiga acordar um dragão ancião.
Filmes de RPG – Dungeons & Dragons: O Livro da Escuridão (Aventura, 2012)
Sem ser uma continuação dos outros dois filmes de D&D, a história deste se passa focando em um grupo de aventureiros malignos, e um infiltrado guerreiro bondoso, que se vê testado o tempo todo para não cair na corrupção, enquanto tenta impedir que um livro-artefato seja usado para convocar demônios das profundezas. Ao contrário dos outros dois, esse tem um tema mais adulto.
Filmes de RPG – Um Jogo Legendário (Terror, 2013)
Um filme de LARP estrelado por Peter Dinklage e Tom Hopper (Game of Throne), Ryan Kwanten (True Blood) e Jimmi Simpson (Westworld), esse filme mistura comédia com terror na dose certa. Um grupo de jogadores de LARP encontram um misterioso livro, e acabam invocando um demônio para sua reunião de LARP.
Filmes de RPG – Faça O Que Eu Digo, Não Faça O Que Eu Faço (Comédia, 2008)
Esse filme de comédia com um toque de trama foi estrelado por atores já conhecidos em filmes geeks, como Paul Rudd (Homem-Formiga), Seann Willian Scott (Cara, Cadê meu Carro? / American Pie) e Christopher Mintz-Plasse (Superbad / Kick-Ass). Quando dois amigos são obrigados a cumprir uma pena alternativa invés de ir para a cadeia, eles precisam ser os “pais postiços” de dois jovens problemáticos, onde um dele não consegue separar sua vida real do mundo de LARP em que vive.
Filmes de RPG – THAC0: The Movie (Comédia, 2008)
Quatro jogadores de RPG na casa dos 30, que nunca deixaram para trás sua mesa de Dungeons and Dragons, estão procurando um novo jogador. Esse média metragem relata um pouco as loucuras desse grupo de aventureiros e de sua mesa de RPG.
Filmes de RPG – The Gamers (Aventura, 2002)
Produzido pelo grupo Dead Gentlemen Productions, esse clássico dos filmes de RPG consegue transpor como é uma mesa de Dungeons and Dragons visto pela visão real e a visão mental dos jogadores, e um pouco do drama vivido por grupos que precisam de um local para jogar. É um filme obrigatório tanto para quem não conhece RPG quanto para quem conhece.
Filmes de RPG – The Gamers: Dorkness Rising (Aventura, 2008)
Agora com um toque mais profissional, ao Dead Gentlemen Productions faz seu segundo filme misturando a aventura do RPG com um toque de romance, e comédia característico do grupo. Nessa história, vemos um mestre tentando fazer um playtest de sua aventura, mas ela é tão mortal que nenhum grupo de RPG consegue superá-la, e ele precisa que seja testado para ser publicado.
Filmes de RPG – The Gamers: Hands of Fate (Aventura, 2013)
Terceiro filme da franquia de filmes de RPG The Gamers, nesse filme ambientado em uma convenção de RPG, encontramos um desafio: como um grupo de jogadores vão ajudar um amigo a ganhar um campeonato mundial de cartas para impressionar uma garota?
Filmes De RPG – The Last Lovecraft: Relic of the Cthulhu (Aventura, 2009)
Fugindo dos mesmos filmes de RPG relacionados à fantasia medieval, esse filme entra no fantástico mundo de H. P. Lovecraft do RPG Call of Cthulhu. A história gira em torno de Jeff, um jovem comum, mas quando um homem misterioso entrega a ele uma relíquia e diz que ele é descendente de H. P. Lovecraft, ele se seu amigo Charlie tem que fugir de monstros além da imaginação deles, ao mesmo tempo que tentam impedir que Cthulhu acorde e destrua o mundo.
Filmes de RPG – Unicorn City (2011)
Acompanhe a vida de Voss, um desempregado que tenta conseguir emprego em uma loja de jogos de RPG e boardgames, mas na entrevista, ele é rejeitado por não ter aptidões de liderança, necessários para a função. Então, como um bom jogador de RPG, ele faz algo inusitado: reúne seu grupo de jogos para fazer uma sociedade utópica inspirada em seu mundo de fantasia, e leva sua amiga Marsha para documentar tudo isso para passar para seu futuro patrão. Mas as coisas começam a dar errado quando seu rival de jogos ameaça seu reino.
Filmes de RPG – Zero Charisma (Drama, 2013)
A história gira em torno de um Mestre de RPG veterano, acostumado com seu grupo no qual manda como se fossem seus lacaios, mas se vê ameaçado quando um novato carismático entra no grupo e ameaça desestabilizar a zona de conforto desse mestre.
Fim do texto – Filmes de RPG
Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre Filmes de RPG. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.
Um amigo contou nos anos 90 de um filme inspirado em RPG em que os personagens jogam em um labirinto com armadilhas reais. Parece que um dos protagonistas enlouquece e não volta à realidade. Alguém sabe que filme é esse?