Análise: Pokémon X e Y

Bem vindos galera Nintendista, e vamos novamente falar de Pokémon X e Y, as versões do jogo para Nintendo 3DS. Sim, sou viciado em Pokémon, e essas versões simplesmente superaram minhas expectativas com seu modo de batalha online, a Friend Safari, os novos estilos de jogabilidade entre outros.

Depois dos jogos Pokémon Black e White 1 e 2 para Nintendo DS, os quais particularmente não gostei muito, a Nintendo inovou em algumas coisas novos jogos e, sim, ficou realmente muito bom. Nunca jogou X e Y, e tem dúvidas se vale a pena ou não o investimento? Venha conferir esta análise.

Pokémon X e Y: NOVO JOGO, MESMO ESTILO:

Assim como todos os jogos de Pokémon, no começo você tem direito a um dos três iniciais: Chespin do tipo Planta, Fennekin do tipo Fogo e Froakie do tipo Água. A primeira cidade do jogo é a Vaniville Town,e logo de início você conhece seus dois primeiros rivais, um deles escolhe o Pokémon com vantagem ao seu inicial, e o outro escolhe o Pokémon com desvantagem.

Pokémon X e Y
Pokémon X e Y

Futuramente, ao acessar as Friend Safari (falaremos disse mais abaixo) você pode encontrar os outros dois iniciais. Com mais de 700 pokémons disponíveis, a sua missão além de derrotar a Elite dos Quatro, é capturar todos. Diferente das versões anteriores, X e Y se tornou um pouco mais fácil capturar todos os monstrinhos.

A Team Flare é a nova equipe de bandidos do game. Assim como em todos os outros jogos da franquia, você os confronta em várias partes do game e os derrota.

Uma das inovações da Nintendo nas versões X e Y foram as incríveis novas evoluções que alguns pokémons ganharam, as Mega Evoluções. Para um Pokémon poder mega evoluir precisa-se de dois pré-requisitos. Primeiro que o jogador já tenha adquirido o Mega Ring, um item que torna as mega evoluções possíveis.

Análise: pokémon x e y
Pokémon X e Y

E segundo que o Pokémon que vai mega evoluir esteja segurando uma pedra específica para cada Pokémon. As pedras de Mega Evolução estão espalhadas pelo jogo, e só podem ser achadas em certos horários. Cada versão tem algumas pedras de Mega Evolução que são exclusivas.

Em certa parte do game, você encontra o Pokémon lendário de cada versão, Xerneas ou Yveltal. Os lendários são encontrados apenas uma vez no game, e são exclusivos de cada versão.

Pokémon X e Y: LÍDERES DE GINÁSIO

Viola: Usa pokémons do tipo Inseto. Ao derrotá-la ganha a Bug Badge.

Grant: Usa pokémons do tipo Pedra. Ao derrotá-la ganha a Cliff Badge.

Korrina: Usa pokémons do tipo Lutador. Ao derrotá-la ganha a Rumble Badge.

Ramos: Usa pokémons do tipo Planta. Ao derrotá-la ganha a Plant Badge.

Clemont: Usa pokémons do tipo Elétrico. Ao derrotá-la ganha a Voltage Badge.

Valerie: Usa pokémons do tipo Fada. Ao derrotá-la ganha a Fairy Badge.

Olympia: Usa pokémons do tipo Psíquico. Ao derrotá-la ganha a Pshychic Badge.

Wulfric: Usa pokémons do tipo Gelo. Ao derrotá-la ganha a Iceberg Badge.

Pokémon X e Y: FRIEND SAFARI

Outra novidade nas versões X e Y foram as Friend Safari. Como funciona? Ao adicionar um jogador nos seus contatos do Nintendo 3DS que também possui Pokémon X ou Y, em um local do game, você tem acesso a Safari Zone de seu amigo. Cada pessoa tem uma Safari com um Tipo de Pokémon, sendo ele Fogo, Água, Voador, Gelo entre outros mas cada um tem apenas 3 pokémons disponíveis. Não entendeu? Vou exemplificar.

Análise: pokémon x e y
Direitos:Team Kato – Pokémon X e Y

Meu Friend Safari é do Tipo Gelo e existem 3 tipos de pokémons. Snorunts, Beartics e Dewgongs. Ou seja, o amigo que entrar em minha Friend Safari irá apenas encontrar esses 3 tipos de pokémons.

Assim fica mais fácil capturar os pokémons que não existem na sua versão, pois nas Friend Safaris você pode encontrar pokémons exclusivas de outras versões, até mesmo os outros dois iniciais.

Pokémon X e Y O NOVO TIPO DE POKÉMON:

Com as versões de Pokémon X e Y, veio o novo Tipo de Pokémon, o Tipo Fada. O tipo fada ganhou alguns golpes novos, sendo algumas habilidades muito útil em batalhas. Assim como todos os outros tipos, as fadas tem as suas vantagens e desvantagens contra outros tipos.

Análise: pokémon x e y
Pokémon X e Y

Fadas tem vantagem contra: Dragão, Lutador e Escuro.

Fadas tem desvantagem contra: Veneno e Metal.

Fadas não recebem dano de ataques do tipo Dragão.

BÔNUS: POKÉ BANK

Lembra quando você queria passar algum Pokémon seu de uma versão para outra, então tinha que pedir para que um amigo segurasse para depois te passar denovo, e isso demorava muito? Então, a Nintendo resolveu o problema de muitos.

O PokéBank é um programa para 3DS, com o custo de R$10,00 anual. Nele você pode armazenar 3000 pokémons, e é acessível em varias outras versões, facilitando a vida de muitos jogadores que desejam passar um Pokémon de uma versão para outra.

Análise: pokémon x e y
Pokémon X e Y

PRÓS:

Diferente de outras versões, agora ficou um pouco mais fácil completar a Pokédex com os Friend Safari.

Gráficos mais animado que nas versões anteriores.

Modos de luta online.

CONTRA:

Muita coisa necessita de Internet.

Impossível completar a Pokédex sem acesso a trocas ou Friend Safari.

CONCLUSÃO:

Como fã de toda a franquia, sou suspeito para elogiar as versões X e Y. Ela foi uma versão que me surpreendeu muito, com os novos modos online, as mega evoluções e o Friend Safari.

Todos que me perguntam se compensa ou não o investimento, eu recomendo. Mesmo após completar toda a história do game, você ainda tem muito a usufruir do mesmo como completar a pokédex, batalhar online contra amigos ou visitar várias Safari, são muitas coisas que podem ser feitas sem que o usuário canse tão cedo do jogo. E você? Ainda joga ou batalha online com seus amigos? Quem sabe não jogamos algumas batalhas um dia desses.

Quando Pokémon X e Y foi lançado?

Pokémon X e Y foi lançado em 12 de outubro de 2013

Quando foi criado o Pokémon ?

Ele foi criado em 1995

Quem criou o Pokémon

O Pokémon foi criado por Satoshi Tajiri

Esperamos que tenha gostado das dicas, informações e que tenhamos te ajudado de alguma forma. Para ter acesso a mais informações, acesse nosso site clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20