Veja nosso artigo RPG Arma e saiba sobre esses instrumentos importantes, principalmente em jogos que tem o combate como base da diversão no RPG de mesa.
Nos jogos de RPG de mesa, os jogadores imaginam cenas de combate com seus personagens, e itens como armas são imaginadas e usadas para decidir se os antagonistas ou monstros caem ou não. Claro que os monstros podem usar as mesmas armas que os personagens dos jogadores, e o que decide sobre a vida e morte dos personagens são os dados rolados e as características das armas.
Nesse artigo, iremos conhecer as principais armas utilizadas em jogos de RPG de mesa conforme cenário.
As armas medievais são usadas em cenários de fantasia, históricos medievais, ou qualquer cenário no qual armas de combate corpo-a-corpo e armas de projeteis simples são amplamente usadas.
Armas classificadas conforme sua utilização em combate.
Normalmente seguradas com uma mão, não precisam de muita força para utilizar, e são facilmente ocultáveis.
Exemplo de armas: faca, adaga, estilete, espada curta (shortsword), espadim, florete, nunchaku, sai, tonfa.
Utilizadas com uma mão ou duas, são normalmente grandes e de balanço diferente. São especialistas em romper armaduras, e requer bastante prática para utilizá-las.
Exemplo de armas: martelo, espada longa (longsword), lança, terçado, cimitarra, machado, katana.
Similares as armas de combate corpo-a-corpo pesadas, mas são usadas exclusivamente com duas mãos. São de grande poder de destruição.
Exemplos de armas: espada de duas mãos (greatsword), nodachi, martelo de combate ou malho, machado de combate (greataxe).
São armas que normalmente possuem uma vara (haste), são gigantes, e utilizadas para combate com certo alcance. Existem versões de uma e duas mãos, e são inúteis quando confrontadas corpo-a-corpo, dada a dificuldade de manuseio.
Exemplo de armas: lança-longa, lança de justa, alabarda, tridente.
São armas leves, que podem utilizar um meio mecânico simples ou arremessáveis com as próprias mãos. Algumas armas de combate corpo-a-corpo também caem nessa categoria.
Exemplo de armas: faca de arremesso, dardo, azagaia, lança, bumerangue, shuriken.
Armas que utilizam projéteis, como balas, virotes ou flechas. São utilizadas com as duas mãos, ou com uma (para atirar) mas ainda precisa da outra mão para recarregar.
Exemplo de armas: arco e flechas, bestas e virotes, fundas e balas/pedras.
Aqui temos um cartaz com exemplo de armas e seus respectivos dados de dano em jogos de RPG de fantasia medieval, como o Dungeons and Dragons.
Com a descoberta da pólvora, algumas armas medievais caíram em desuso, mas outras ainda seriam utilizadas. Em cenários que utilizam armas com propulsão por pólvora (ou outro tipo), elas são contadas normalmente com projéteis.
Cada arma tem sua munição exclusiva, baseada em seu diâmetro em milímetros ou polegadas. Exemplo de revolver calibre .38 significa que tem 0,38 polegadas, ou 9.6 mm.
As armas modernas/contemporâneas são, em sua maioria, armas de projéteis classificadas com seu manuseio:
Armas leves, com tiros únicos, e muito famosas no século XIX.
Exemplo de armas: Smith & Wesson M686, Colt Anaconda .44 Magnum.
A evolução dos revolveres, em suas versões manuais (tiro a tiro) ou semiautomáticas.
Exemplo de armas: Glock 17 9mm, Colt M1911, SIG Sauer P-220.
Versões menores das metralhadoras, podem ser utilizadas com uma mão.
Exemplo de Armas: HK MP5, TEC-9, Beretta M12.
Armas de tiro único ou variado, com um alcance de distância superior as versões de fogo seguradas com uma mão. Sempre são seguras com duas mãos.
Exemplo de Armas: Ithaca Couble Strike ,12, Rifle Winchester .308.
A evolução das espingardas, com a evolução da cadência de tiro, podem disparar rajadas curtas ou longas, e possuem um alcance formidável.
Exemplo de armas: Fuzil AK-47, Fuzil AR-15, FN FAL 7.62.
A evolução das armas de mão, como pistolas, mas em sua versão automática, que dispara vários tiros por minuto.
Exemplo de armas: Enfield L85-A1, FN 2000, HK G36C.
Tubos ou bolas, arremessáveis a curta distância e com alto grau explosivo. Pode sem dos tipos que não são feitos para combate, como Bananas de TNT, até granadas modernas, de fragmentação ou de efeito moral (como granada de gás).
Exemplo de Armas: Granada de Gaz, Granada de Fragmentação, TNT.
Evolução do lançamento das armas de fogo de arremesso. É preciso carregar alguma granada designada para a arma.
Exemplo de armas: Rocket-Propeled Grenade (R.P.G. não confundir com o jogo).
Última palavra das armas pessoais, e evolução das lança-granadas.
Exemplo de armas: Rocket-Launcher.
Aqui tempos várias imagens de armas que podem ser encontradas em RPG mais modernos ou de futuro próximo, como em alguns cenários de GURPS ou em Deadlands. Caso deseje livros com mais descrições de armas de fogo para RPG, confira os netbooks gratuitos da Daemon Editora.
Saindo da imaginação dos filmes, livros de ficção ou de mentes criativas, as armas citadas abaixo não existem (pelo menos não ainda), e caem em algumas categorias já citadas nas armas anteriores. São evoluções naturais, mas com poderes especiais:
Armas base de todo o cenário de ficção científica, utiliza feixes de luz que perfuram oponentes.
Evolução das armas laser, utiliza partículas atômicas.
Em jogos como Shadowrun, Traveller ou Cyberpunk 2020, possuem exemplos fictícios de armas.
Obrigado por ter lido até aqui. Espero que tenha gostado do texto RPG Arma: conheça como são usados esses itens em RPG de Mesa. Esquecemos algo que deveria ter sido comentado? Comente.
veja mais aqui.
u003cbru003eRPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. … Enquanto isso, os outros jogadores tomam suas decisões de forma livre conforme as situações narradas pelo mestre.
Para u003cstrongu003ejogar RPGu003c/strongu003e utilizando o sistema RPGQuest, você precisará de pelo menos dois dados comuns de 6 faces (chamados no u003cstrongu003eRPGu003c/strongu003e de “d6”), que podem ser comprados em qualquer papelaria ou “emprestados” de algum outro u003cstrongu003ejogou003c/strongu003e.
A Descrição é o coração do u003cstrongu003eRPGu003c/strongu003e, é o que dá vida à criação coletiva de histórias. O que você faria se observasse, de uma hora para outra, um embate de proporções absurdas entre divinos, heróis, vilões e os mais famosos personagens dos contos?
Um blog voltado a Jogos
Deixe uma resposta