Conheça jogos de tabuleiro que são como RPG, mas com pouca interpretação e mais desafios propostos pelo jogo.
RPG de Tabuleiro
Os RPG de Tabuleiro são jogos de tabuleiro que simulam RPG, mas necessariamente não são jogos de interpretação de papeis pois os jogadores não são motivados pela interpretação, mas sim pelo desafio de superar o jogo.
Normalmente são jogos cooperativos, ou “um contra todos” onde um jogador assume o papel do “vilão” enquanto outros sãos os heróis. Ao contrário do mestre de RPG, esse jogador tem suas próprias movimentações e obedece regras específicas, e pode ganhar o jogo.
Nos jogos cooperativos, o próprio jogo assume o papel do vilão, impondo movimentações para monstros e desafios construídos.
Conceito do RPG de Tabuleiro
Alheio a como é conhecido, um RPG de Tabuleiro não é um RPG, mas sim um jogo de tabuleiro que simula uma mesa de RPG. Muitos desses jogos podem ser utilizados em mesas de RPG, ter miniaturas utilizadas, ou até as regras podem ser expandidas para que se adequem a um RPG, mas aí cabe a adaptação para os jogadores, pois eles mesmos não tem regras de interpretação.
Muito desses RPG de Tabuleiro são utilizados como pontapé inicial para jogadores que querem jogar RPG, mas ainda não estão acostumados a jogos de RPG, suas regras, ou mesmo não possuem experiência na arte da interpretação de papeis no jogo.
O caminho inverso também pode ser feito. Jogos de RPG de Tabuleiro também podem ser usados por jogadores de RPG veteranos que querem somente se divertir matando monstros e pilhando tesouros, sem ter que interpretar personagens. Aí a função desse jogo passa a ser apenas mais um jogo de tabuleiro.
Lista de RPG de Tabuleiro
Conheça alguns dos mais famosos RPG de Tabuleiro já lançados no Brasil. Alguns podem estar fora de linha ou produção, mas são bem conhecidos pelos jogadores de RPG.
Hero Quest – RPG de Tabuleiro
Lançado em 1984, Hero Quest é lembrado por muitos jogadores veteranos como seu primeiro RPG, mesmo ele não sendo um RPG em si. Até quatro jogadores controlava os heróis – o Bárbaro, o Elfo, O Anão e o Mago – e um quinto jogador, controlava Zargon, o vilão (que era também uma espécie de mestre).
Em cenários criados pelo jogo ou pelos próprios jogadores, o jogo tinha uma gama de monstros, itens mágicos e magias próprios, que proporcionava horas de diversão, com excelente jogabilidade.
A versão nacional foi lançada pela Estrela em 1994, e atualmente está fora de catálogo no Brasil. Uma edição comemorativa do 25º aniversário está em pré-ordem pela Gamezone, mas não existe previsão para algum lançamento nacional ou em português.
Sword & Sorcery – RPG de Tabuleiro
Com lindas miniaturas, tabuleiro, regras simples e monstros com ações determinadas pelo próprio jogo como se o Sword & Sorcery fosse também um jogador, esse jogo está entre um dos melhores do estilo “hack ‘n Slash’ (Pilhar e Destruir), pois traz as experiência de alta fantasia para um jogo de tabuleiro. Os jogadores controlam personagens clássicos e desafiam missões presentes no jogo.
Esse jogo possui diversas expansões, transformando o jogo já grande em um jogo gigante.
Esse RPG de Tabuleiro é distribuído no Brasil pela Devir.
Dungeons and Dragons Adventure System – Boardgames – RPG de Tabuleiro
O primeiro e maior RPG de mesa não podia ficar de fora da linha de jogos de tabuleiro. Quando a Wizards of the Coast fez a quarta edição do Dungeons and Dragons, sua intenção era trazer novos jogadores das plataformas concorrentes (RPG online, MMORPG) para jogar RPG. E ela atuou em duas frentes: os próprios RPGs, e nos RPG de Tabuleiro.
Desde então, ela lança um sistema próprio para seus futuros RPG de Tabuleiro: o Dungeons and Dragons Adventure System. Nesse sistema de jogo de tabuleiro cooperativo, os jogadores controlam personagens clássicos do RPG, e exploram masmorras enfrentando monstros, no mesmo estilo do RPG, mas sem o compromisso com a interpretação, somente com a finalização da missão. Os jogos são completos entre si, e jogadores mais experientes podem aproveitar os materiais para fazer suas próprias missões ou utilizar no próprio RPG de mesa.
Nenhum desses jogos foram lançados no Brasil até o momento, mas já existem previsões. Os jogos lançados até o momento são:
Castle Ravenloft
Lançado em 2010 e foi o primeiro dessa série de tabuleiro. Aventure-se dentro do castelo do Lorde Vampiro, enfrente seus lacaios e tente escapar de suas habilidades. Nesse jogo, os jogadores podem escolher entre: ranger, ladino, guerreiro, clérigo e mago.
Wrath of Ashadalon
Lançado em 2011, impeça que o dragão ancião venha dominar o reino! Explore cavernas e calabouços e enfrente seus habitantes monstruosos. Nessa caixa, os jogadores agora podem escolher entre um ladino, um ladrão, guerreiro, clérigo e mago.
The Legend of Drizzt
Explore com Drizzt e seus amigos as aventuras adaptadas da série de romances com o mesmo nome. Nesse jogo lançado em 2011, os jogadores enfrentam perigos dos mais diversos.
Temple of Elemental Evil
Lançado em 2015 para inaugurar a 5ª edição do D&D, esse jogo tinha o mesmo tema de uma série de aventuras de RPG. Impeça que um mal antigo desperte, e explore calabouços com seus amigos.
Tomb of Annihilation
Lançado em 2017 e adaptado de uma aventura clássica do AD&D, explore esse calabouço amaldiçoado e seus diversos perigos.
Waterdeep – Dungeon of the Mad Mage
O mais novo dos RPG de Tabuleiro, lançado em 2019, explore os subterrâneos mais conhecidos do D&D: o Undermountain. Esse jogo será lançado em breve aqui no Brasil pela Galápagos, detentora dos direitos da linha Dungeons and Dragons.
Fim do texto – RPG de Tabuleiro
Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre RPG de Tabuleiro. Salve o maisrpg.com em seus favoritos, assine nossas redes sociais e não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos.