The Expanse RPG

Conheça esse RPG que chegará em breve no Brasil pela Editora Jambô. The Expanse RPG é uma adaptação de uma série de livros e possui atualmente uma série pela Prime Video.

The Expanse

The Expanse é uma série de livros e novelas criado por James S. A. Corey, pseudônimo de uma dupla literária composta por Daniel Abraham e Ty Franck. Eles começaram a escrever sobre a série The Expanse em 2011, com o livro Leviatã Desperta, lançado no Brasil em 2017 pela Editora Aleph.

O gênero dos livros e série é Space Opera. Ambientada no séc. XXIII, a humanidade expandiu seus domínios para outros planetas e locais do Sistema Solar.

A Terra e a Lua é governada pelas Nações Unidas. Marte conquistou independência e é um planeta rígido e bélico. Ambos os planetas estão em uma espécie de Guerra Fria.

E ainda, existem colônias em satélites de Júpiter, Saturno e no Cinturão de Asteroides no meio do Sistema, conhecido como O Cintural (Belt em inglês).

É nesse cenário que o RPG, lançado em 2019 pela Green Ronin Publishing, que os jogadores encontrarão todos os ingredientes para uma aventura épica em um futuro não tão distante.

The Expanse – Os livros e Novelas

Atualmente, o universo de The Expanse possui os seguintes livros lançados:

Leviathan Wakes (2011)

Lançado em 2017 no Brasil como Leviatã Desperta, o livro que introduz o cenário de The Expanse . Um detetive decadente e um capitão relutante se unem para investigar o desaparecimento de uma garota enquanto incidentes ameaçam planetas a entrarem em conflito.

the expanse rpg

Caliban’s War (2012)

Ainda inédita no Brasil. Terra, Vênus e Marte estão em guerra depois de eventos desastrosos que acontecem em Eros.

Abanddon’s Gate (2013)

Dessa vez, após incidentes que fazem com que seja descoberta um aparato alien no Sistema Solar, dessa vez é hora de salvar a Terra de um destino que levou Vênus à total destruição.

Cibola Burn (2014)

Com a descoberta do Portal Abandonado, a humanidade agora tem acesso a centenas de novos planetas fora do sistema solar, o que pode aumentar as tensões entre os planetas independentes.

Nemesis Game (2015)

A nave Rocinante passa por manutenções após os eventos do Cibola Burn, o que fazem com que seus tripulantes tratem de assuntos individuais.

Babylon’s Ashes (2016)

Após os eventos onde são formados a “Marinha Livre”, novos problemas trazem mais tensões entre as Nações Unidas e os Marcianos.

Persepolis Rising (2017)

Quinze anos se passaram desde os eventos narrados em Babylon’s Ashes e das ameaças que a Terra sofreu em Nemesis Game. Agora, a humanidade espalhada em mais de 1.300 planetas enfrentam problemas políticos.

Tiamat’s Wrath (2019)

O último livro lançado até o momento, narra a descoberta da protomolécula, partícula que avança na exploração da galáxia, e as intrigas políticas do Alto Conselheiro das Nações Unidas.

Outras novelas

Existem diversas outras novelas ambientadas no universo expandido de The Expanse:The Butcher of Anderson Station (The Expanse short story) (2011)

Gods of Risk (The Expanse novella) (2012)

Drive (The Expanse short story) (2012)

The Churn (The Expanse novella) (2014)

The Vital Abyss (The Expanse novella) (2015)

Strange Dogs (The Expanse novella) (2017)

The Last Flight of the Cassandra (The Expanse short story) (2019)

Auberon (The Expanse novella) (2019)

The Expanse – A série

A série estreou pelo canal Syfy e teve 3 temporadas, sendo cancelada em 2017.

A série era exibida no próprio canal Syfy e pela Netflix.

Logo depois, a Prime Vídeo da Amazon comprou e fez uma 4ª temporada em 2019. A Amazon já confirmou a 5ª temporada.

Abaixo o trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=ssQ9i9hAwwE

The Expanse RPG

The Expanse RPG foi lançado pela Green Ronin Publishing em 2019, logo teve uma boa recepção entre os fãs das novelas e da série.

image-7-8601310-7961909

Enredo do The Expanse RPG

O RPG é ambientado nos dois primeiros livros, Leviathan Wakes e Caliban’s War. Para quem não leu os livros, o livro básico é recheado de spoilers.

Sistema do The Expanse RPG

O sistema do The Expanse RPG é o Adventure Game Engine (AGE), mesmo usado no Dragon Age RPG. Ele utiliza 3 dados de 6 faces (3d6), onde um dos dados é diferente dos demais (drama die).

Prezando mais a narrativa com um sistema simples, mas bem detalhado, o livro básico é completo e perfeito para ambientar o cenário.

The Expanse RPG no Brasil

Após uma entrevista dada ao TheEnemy, o Guilherme Del Svaldi, editor-chefe da Jambô Editora, confirma que sairá o The Expanse RPG em português. Em maio de 2020, a Jambô confirmou que o livro já está em tradução.

Quanto custa o RPG ?

na Amazon custa cerca de R$ 230 reais.

Qual a marca do RPG?

Green Ronin Publishing

Quem é o autor do The Expanse Roleplaying Game ?

Steve Kenson

Obrigado por ter lido até aqui. Espero ter gostado do nosso artigo sobre The Expanse RPG.

Assine nossas redes sociais, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos e visite nosso site para mais post como esse.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Este é um site do grupo B20