O xadrez é um esporte e também é considerado uma arte e uma ciência.
É um jogo de tabuleiro que só pode ser utilizado em dupla; pode ser classificado como um jogo competitivo. Também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para diferenciá-lo de seu antecessor e de outras variantes atuais.
A forma atual do jogo desenvolveu-se a partir de antigos jogos de origens persas e indianas e apareceu no sudoeste da Europa durante o Renascimento, na segunda metade do século XV.
Os historiadores acreditam que o xadrez pertence à mesma família do shogi. Todos eles se originaram no Chaturanga praticado na Índia no século VI.
Existem muitos tipos de xadrez: xadrez ocidental, xadrez turco, xadrez chinês (xadrez), xadrez árabe (Xatranje), xadrez coreano (Janggi), xadrez japonês (Shogi), xadrez indiano (Chaturaji), xadrez tailandês (Makruk), xadrez indonésio E até xadrez etíope (Senterej).
Existem muitas semelhanças entre esses jogos, todos têm uma origem comum.
Características da arte e da ciência podem ser encontradas na composição e teoria do xadrez (incluindo a abertura, o intervalo e a final – as fases em que classificam o andamento do jogo).
Na terminologia do xadrez, os jogadores de xadrez são chamados de enxadrista.
A única exceção é que as cores são definidas no início do jogo. O branco é sempre o primeiro passo e, teoricamente, os beneficios são poucos.
Um grande número de estatísticas indicam esse fenômeno, e alguns jogadores de xadrez também comentaram sobre isso.
O jogo de xadrez é disputado em um tabuleiro quadrado claro e escuro, sendo que, no início, cada jogador controla 16 peças de diferentes formas e características.
O objetivo do jogo é capturar o rei de seu adversário.
Os teóricos do xadrez desenvolveram várias estratégias para atingir esse objetivo, embora isso não seja um fato muito comum nos jogos oficiais, pois os jogadores em desvantagem ou prestes a perder podem optar por abandonar (abandonar) o jogo e então aceitar o desafio.
O jogo oficial de xadrez começou no século 19, e William Steinitz é considerado o primeiro campeão mundial de xadrez.
A Olimpíada Internacional de Xadrez é realizada a cada dois anos.
Existem muitos mitos relacionados com a criação do xadrez, o mais famoso desses contos é sobre o indiano Lahur Sessa (Lahur Sessa) um jovem sacerdote.
Segundo a lenda, na fala do escritor e matemático brasileiro Malba Tahan, havia um príncipe poderoso na província indiana de Tarigana que perdeu o filho em batalha.
O Raja entrou em um estado de depressão, ignorando a si mesmo e o reino.
Um dia, sessa visitou Rajah. Ele lhe deu um tabuleiro coberto com 64 casas brancas e pretas, e usou vários objetos representando o exército: infantaria, cavalaria, tanques. O condutor de elefantes, o Vizir principal e o próprio Raja.
O sacerdote explicou ao príncipe que os jogos dariam conforto espiritual e curariam a depressão, o que de fato aconteceu.
O príncipe agradecido pagou pela invenção de Lahur Sessa (Lahur Sessa). O brâmane pediu apenas para colocar um pouco de trigo na primeira casa na prancha de madeira, dois para a segunda e quatro para a terceira, oito para a quarta e assim por diante.
Surpreso pela simplicidade do pedido, o rajá ordenou que fosse feito o que Sassa pediu.
Após o cálculo, os sábios de Raja ficaram surpresos, quando viram o número de grãos que ficariam devendo. Portanto, toda a colheita do reino durante 2000 não foi suficiente para cobri-la.
Os talentos do brâmane deixaram uma profunda impressão no rajá, que o convidou a se tornar o grande sabio responsável pelo reino, cancelando assim sua dívida de trigo.
No processo de xadrez, cada jogador controla 16 peças de cores que podem ser claras ou escuras (geralmente brancas e pretas), e o branco é sempre o primeiro movimento.
Para posicionar o tabuleiro corretamente antes de cada jogo, cada jogador deve ter uma casa preta no começo da sua esquerda. Depois do primeiro movimento, os jogadores alternam as jogadas entre si.
Nenhuma peça pode ocupar uma casa que já esteja ocupada por uma peça da mesma cor.
Quando a casa de destino de uma peça que está em movimento, estiver sendo ocupada por uma peça de cor adversária, a peça em movimento efetuará a captura da adversária.
Um peão só pode fazer uma captura quando a peça a ser capturada estiver deslocada uma linha à frente e 1 coluna a direita ou a esquerda. A captura se dá na diagonal.
Só existem 2 formas de um jogador vencer. São elas:
Quando se joga com conômetro, pode ser declarado vitoria se o adversário atingir o tempo limite.
Com isso em mente já da para se iniciar uma partida simples de xadrez.
Um blog voltado a Jogos
Deixe uma resposta