Kit para bebê

1

Precisando de ajuda para decorar o quarto do bebê? Não sabe o que comprar ou quais são os itens mais importantes além do berço?

Bem, se você tem essa dúvida iremos te ajudar com isso nessa matéria, vamos observar uma lista dos itens mais necessários e depois checar um pouco sobre eles.

A lista do kit para bebê

Kit para bebê
Kit para bebê

Quando estamos nos preparando para a chegada de uma criança, às vezes nos empolgamos e sentimos vontade de comprar de tudo: muitas roupinhas coloridas, sapatinhos, bichinhos de pelúcia e outros itens, sempre pensando em deixar o quarto mais aconchegante e acolhedor para o neném.

Porém a empolgação pode nos fazer gastar demais em algumas coisas e esquecer completamente de outras e só lembrar delas quando já é tarde, bem, vamos evitar isso aqui.

Esses são os itens que você precisa se concentrar:

  • Protetores estofados laterais
  • Saia do berço
  • Jogo de cama para berço
  • Protetor de colchão
  • Trocador de fraldas
  • Mosqueteiro

A verdade é que muitos desses itens são necessários, porém, no caso do kit protetor de berço, ele é contra indicado pela Sociedade Americana de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, por risco de causar asfixia, sufocamento e morte súbita nos pequenos.

Mas, por que isso pode acontecer?

Responderemos a essa pergunta e mostramos do que exatamente é composto o kit protetor de berço.

Protetores estofados laterais

São três protetores almofadados: um para a cabeceira e dois de tamanhos iguais para as laterais do berço. A função deles é tampar as grades, justamente pelos motivos citados acima.

Saia do berço

É um babado decorativo, geralmente com muitas preguinhas, usado para cobrir o estrado do berço quando ele estiver na posição mais alta.

De maneira nenhuma fica em contato com o bebê e é mais um enfeite do que um item realmente necessário.

Jogo de cama para berço

Um jogo de cama para berço é quase como um de adulto (com lençol, fronha e cobertor ou edredom), mas acompanha um virol decorativo.

Protetor de colchão

O kit protetor de berço também conta com um protetor de colchão para absorver possíveis acidentes relacionados a xixi do neném e derramamento de leite, vômitos e golfadas.

Ele deve ser usado abaixo do lençol.

Trocador de fraldas
Uma almofada plastificada utilizada para a troca de fraldas do bebê, geralmente colocada em um suporte adicional ao berço ou utilizada sobre uma cômoda, se for mais confortável.

Mosqueteiro
Um mosqueteiro é uma proteção que cobre a parte de cima do berço, para evitar a vinda de insetos e mosquitos. Pode ser pendurado no teto ou no vão do próprio berço (se ele possuir) ou num dossel, dependendo da estrutura do quarto.

Finalmente, qual o problema nesse kit?

Kit para bebê
Kit para bebê

Todos esses estofamentos do kit protetor evitam sim que o bebê fique preso ao berço, mas podem causar mais efeitos nocivos do que satisfatórios. O ideal é deixar o mínimo possível de objetos perto do bebê. Assim você evita problemas como:

  • Sufocamento
  • Estrangulamento
  • Torção
  • Deformação dos ossos
  • Irritação da pele

Porém se você os colocar seguramente, com a distância que garanta que um bebê mais agitado não tenha problemas e observar a qualidade dos produtos, assim como procurar no berço o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que especifica quais devem ser as medidas exatas do berço, inclusive da fenda entre as grades dele, você saberá do que pode ser dispensado desse kit e assim, seu bebê estará devidamente seguro.

Quer saber mais?

Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre cuidados com o seu bebê, ou sobre outras coisas relacionadas a gravidez e preparativos para seus pequenos, leia também: O que comprar para bebê.