in

Uma Nova Prática de Orientação Educacional

Uma Nova Prática de Orientação Educacional

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Uma Nova Prática de Orientação Educacional” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais das novas forma de educar mostrando como pode ser aplicada na educação de crianças e jovens.

Uma Nova Prática de Orientação Educacional

O orientador educacional em dias atuais tem a função de está acima dos alunos não em autoridade mais sim na qualidade de repassar conhecimento. O orientador deve visar colocar o aluno no caminho certo, para assim ter um ensino completo e de forma rápida.

O orientador em dias atuais é muito diferente do passado pelo caso de que tem que desenvolver um papel de líder colocando os alunos para o ensino adequado.

A Divisão Social do Trabalho na Escola

Uma característica essencial da divisão social do trabalho na escola é a sua capacidade de aumentar a produtividade. Isso porque especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.

Imagem relacionada

Contudo, como os produtores efetivam-se em atividades específicas, a divisão social do trabalho passou a distinguir o trabalho mental (intelectual) do material (físico). isso tudo levou ao surgimento de uma elite social.

A Proposta do Trabalho Coletivo Para Elaboração do Projeto Pedagógico da Escola

A divisão do trabalho em especialidades produtivas gera uma hierarquia social na qual as classes dominantes (burguesia) subjugam as classes dominadas, ao estabelecer as instituições legitimadoras e ao deter os meios de produção. Essa dominação é tensa e gera um conflito chamado de “luta de classes”.

Vídeo Sobre Divisão Social do Trabalho na Escola:

Da Posição Tradicional a Proposta da Orientação Educacional como Prática Educativa

A responsabilidade pelo desenvolvimento integral do educando, em seus múltiplos aspectos: físico, intelectual, escolar, social, emocional, moral, vocacional, profissional, enfim, os aspectos em relação aos quais a criança e o adolescente se desenvolvem enquanto nela permanecem. Dentro deste grupo de profissionais especial destaque merece o Orientador Educacional.

Resultado de imagem para Orientação Educacional

Orientadores Educacionais na atualidade, uma forma seria através de uma análise crítica dos diferentes períodos em que a Orientação foi desenvolvida, bem como dos objetivos desta durante tais períodos.

Novo Paradigma

Os objetivos da Orientação Educacional eram muito claros e precisos quando a mesma tinha as suas abordagens na área psicológica, na medida em que houve enfoque da orientação, com ênfase nos aspectos sociológicos, os objetivos deixaram de ser claros e precisos. Isto é confirmado pela documentação legal que proclama determinados objetivos e a prática efetivada de orientação que apresenta uma diversidade de objetivos nas suas atribuições.

Vídeo Sobre a Posição Tradicional na escola do orientador:

Analise de Propostas Alternativas para a Nova Prática de Orientação Educacional

Cada vez mais próxima dos laços pedagógicos, a Orientação procura se encaminhar na direção dos problemas macroeducacionais. Libâneo (1984) apresenta uma proposta de trabalho para o Orientador Educacional dentro da pedagogia crítico-social dos conteúdos, que posteriormente será retomada por outros educadores, como Pimenta (1985), que analisa essa questão específica.

Resultado de imagem para Orientação Educacional

Apesar de ainda prevalecer uma discussão muito grande do papel do Orientador Educacional, como trabalhador, desvelando seu compromisso político e pedagógico a sua prática ia sendo diferenciada de acordo com as possibilidades do Orientador e com os espaços conquistados.

Implantação, Organização e Implementação de Serviços de Orientação Educacional

Há de se esperar que a escola ensine bem todos os alunos os conteúdos socialmente valorizados e culturalmente acumulados, garantindo-lhes a apropriação de conhecimentos necessários à tomadas de consciência da história do seu país e dos problemas existentes. Essa questão nos conduz à discussão a respeito da relevância dos conteúdos adotados na escola, de sua seleção e sua organização.

Vídeo Sobre Analise de Propostas Alternativas para a Nova Prática de Orientação Educacional:

Recursos, Processo e Avaliação

A Orientação Educacional no seu compromisso com a escolha da profissão. É interessante observar que em todo o momento a Orientação que deveria realizar o aconselhamento vocacional em cooperação com a família, escola e sociedade, na realidade o que realizou foi uma informação profissional.

Imagem relacionada

A Orientação estava dentro da escola e não se deu conta do seu papel. Aliás, assumiu, em alguns momentos, uma ingenuidade pedagógica, ouvindo, muitas vezes calada, as críticas às atividades, como sendo responsável pela fragmentação do trabalho escolar, como não resolvendo todos os conflitos que a própria escola não dava conta de resolver.

Vídeo Sobre Recursos, Processo e Avaliação:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Uma Nova Prática de Orientação Educacional com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Robótica educacional de Seymour Papert

Robótica educacional de Seymour Papert

Vídeo: Brincadeiras com papel

Vídeo: Brincadeiras com papel