Hoje nós vamos falar sobre o letramento Acadêmico, um tema muito importante principalmente para  os professores e também para os estudantes.

Quando nós Pensamos a respeito do Conceito de letramento e  entendemos melhor O que é letramento, fica claro para nós que o letramento é uma plástica muito ampla,  que transcende alfabetização.

E não existe apenas um único tipo de letramento pois a compreensão do uso da linguagem em sua função cultural, social e  mesmo ideológica perpassa diversas esferas da vida cotidiana e adentra em aspectos como a cultura digital, a literatura,  a ciência, a capacidade crítica e o meio acadêmico. 

Todos esses elementos acabam dando origem a um letramento científico,  letramento literário, o letramento crítico e também ao letramento Acadêmico,  sobre o qual vamos falar a seguir. 

O letramento acadêmico: entenda melhor

Alfabetização é o processo pelo qual uma pessoa normalmente na infância aprende a ler e a escrever, adquirindo o domínio sobre os símbolos e signos escritos e fazendo a correlação entre estes com sons orais da fala.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

A alfabetização é um processo necessário para qualquer tipo de letramento,  mas ser alfabetizado não significa necessariamente ser um indivíduo letrado.

O letramento é uma prática muito mais ampla que o trapaça alfabetização Por que se apropria dos usos sociais, culturais e ideológicos da linguagem.  Portanto, um indivíduo letrado sabe ler e interpretar diferentes tipos de textos além de saber usar a forma adequada da língua nas diferentes situações sociais.

Por exemplo, uma pessoa letrada sabe que não há nenhum problema em conversar cotidianamente de forma coloquial em uma reunião com amigos ou quando encontro alguém na rua ou mesmo em casa com a família.  

Mas, essa mesma pessoa sabe que a se apresentar em um evento científico vai precisar usar uma linguagem formal e culta, e provavelmente também vai precisar usar uma linguagem científica e acadêmica.

Todo o entendimento exige o domínio de conhecimentos terminais, por exemplo,  uma pessoa não pode usar a linguagem formal se não tiver sido educada para entender a gramática, e não pode usar uma linguagem científica e acadêmica se não tiver conhecimento sobre como é a linguagem da ciência.

É justamente sobre isso que vamos falar neste texto. Acompanhe.

O que é letramento Acadêmico? 

Já tem alguns anos que o desenvolvimento das práticas de escrita e leitura tem sido foco de vários estudos desenvolvidos. Busca-se compreender os usos e biológicos e sociais da linguagem, mas também a capacidade que os indivíduos possuem de ler e interpretar textos corretamente.

finish distance education 82574 5822 1875743 1645604
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Nas universidades e faculdades um dos maiores desafios enfrentados pelos professores é a inabilidade que muitos alunos possuem interpretar textos científicos.

Os professores se deparam com uma verdadeira barreira onde a falta de um letramento acadêmico fica evidente.  Os alunos não conseguem entender as linguagens de um texto técnico, científico ou até mesmo filosófico, evidenciando que não passaram por um processo de letramento Acadêmico.

Podemos dizer, de certa forma, que o letramento acadêmico é a prática de ler e escrever no ambiente do ensino superior em uma linguagem condizente com este nível de ensino, ou seja, uma linguagem culta,  científica e técnica, mas que seja compreensível pelo leitor. 

Quais são os principais requisitos  para um processo bem sucedido de letramento Acadêmico?

Além  de ser alfabetizada, para que a pessoa possa ter um letramento acadêmico satisfatório ela também precisa passar por um processo de letramento científico. Isso porque compreender a linguagem da ciência é fundamental para ler e escrever no ensino superior, ou seja,  para atuar em um contexto de letramento Acadêmico.

Por que o letramento acadêmico é importante para a sociedade para o aluno?

A ciência é um dos principais elementos responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade e ela está presente nas mais diversas áreas, desde os alimentos que consumimos no nosso dia a dia até os procedimentos de saúde que  buscamos nos hospitais quando estamos doentes. 

smiling african american man posing library 74855 1619 3295010 8187171
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

O letramento acadêmico permite que o aluno leia e interprete corretamente texto científico de seja também capaz de escrever dentro dessa linguagem. Para todos os indivíduos que desejam fazer um curso superior ou letramento acadêmico é uma festa fundamental para o seu sucesso na graduação. 

Letramento Acadêmico:  a base da escrita e da leitura no ensino superior

No contexto do ensino superior os alunos são solicitados a redigirem textos a todo momento. Eles  precisam ser capazes de dominar a linguagem culta, a escrita, a leitura e a interpretação de textos. 

crop teenager showing pile books 23 2147845907 2118393 3627294
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

E não é apenas isso que envolve o letramento Acadêmico, pois no âmbito das Universidades os textos científicos são diversos e cada um deles tem um modelo com regras próprias para ser redigido.

Assim quando o estudante é solicitado a fazer um resumo ou fichamento de um texto, precisa ter os conhecimentos necessários sobre o que são esses tipos  de textos para saber escrevê-los. O conhecimento sobre isso faz parte do meu tratamento acadêmico também.

Mas, não se preocupe, isso não significa que você deva chegar a sua primeira graduação no nível superior sabendo tudo isso,  pois dificilmente uma pessoa passa por um efetivo e completo e letramento acadêmico antes de entrar na universidade.

No primeiro período ou no primeiro ano de praticamente todos os cursos de nível superior você provavelmente vai ter uma disciplina chamada a metodologia científica, essa disciplina  fornecerá a base para todo o processo de letramento acadêmico pelo qual se terá de passar ao longo da sua graduação.

E se você quiser saber como promover um letramento acadêmico mais rápido nós temos uma dica para te dar, conheça os Benefícios da leitura.

A melhor forma de favorecer o seu processo de letramento acadêmico é que você  Leia textos científicos, preferencialmente os que tem a ver com seu curso e aprenda a interpretar  estes textos corretamente.

 familiarize-se com a linguagem dos textos científicos, entenda como ela funciona, tira as dúvidas que você precisar com seus professores e busque a escrever também, mesmo que você não tenha nenhum trabalho para fazer.

A prática constante da escrita científica e acadêmica vai favorecer o seu desenvolvimento no  letramento acadêmico e quando você precisar fazer um texto para um trabalho ou até mesmo a sua monografia final de curso terá mais facilidade de escrita.

Quais os principais tipos de textos que o aluno precisará dominar em seu processo de letramento acadêmico no ensino superior?

Os estudantes universitários são solicitados a redigir diversos tipos de textos científicos, entre os quais podemos citar: resenha, resumo,  fichamento, análise, relatório, artigo científico, monografia e dissertações.

Quais outros conhecimentos são relevantes para um efetivo processo de letramento Acadêmico?

Além de ter um bom conhecimento sobre a linguagem científica e dependendo do curso sobre a linguagem filosófica,  é importante também que o estudante tenha passado por um bom processo de letramento digital.

happy student with coffee paper bag 23 2147650649 9524714 3219252
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Pois, além de utilizar a tecnologia para escrever os textos,  temos de trabalhar com editores e até mesmo planilha de cálculos,  também vai precisar usar a internet como fonte de pesquisa para seus trabalhos.

 Letramento Acadêmico:  dicas finais

O letramento acadêmico é fundamental tanto para os alunos quanto para os professores, que precisam elaborar metodologias adequadas a desenvolver em seus alunos a interpretação de textos, incentivar a prática da escrita e apresentar a eles o mundo da linguagem científica e técnica dos textos acadêmicos.

Essas foram as nossas dicas de hoje,  até a próxima!