Letramento crítico: uma prática fundamental

0

Hoje vamos falar sobre letramento crítico e a sua importância para a formação integral do ser humano e o exercício da Cidadania.

Podemos dizer que o letramento crítico assim como o letramento científico é  uma habilidade essencial para quem quer se tornar um aluno exemplar.

No entanto, muito mais do que isso,  o letramento crítico fundamental  para formar pessoas mais conscientes daquilo que leem,  de como fazem e depois que o fazem.

Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre letramento crítico,  sua relação com o processo de ensino-aprendizagem e com a formação do professor.

Entender este processo é fundamental para os educadores.  Acompanhe a seguir.

O letramento crítico: formando leitores conscientes

É difícil fazer o estudante se interessar pela prática da leitura,  é muito jovem muitos jovens e crianças preferem  passar o tempo na frente de dispositivos tecnológicos ou até mesmo na frente da TV.

Temos de admitir que esta é uma das principais características do nosso tempo e também os principais desafios que os educadores enfrentam em seu dia a dia na escola.

Afinal,, a perspectiva da leitura crítica  continua sendo essencial,  e formar leitores conscientes é fundamental para que a nossa sociedade seja composta de cidadãos  capazes de compreender o mundo ao seu redor e de modificá-lo da melhor forma possível para todos.

Nesse contexto,  o processo de letramento crítico precisa ser desenvolvido dentro do ambiente escolar,  mas antes de entender melhor a sua importância vamos primeiramente compreender o seu conceito.

 O que é letramento crítico? 

Podemos entender o letramento crítico como o desenvolvimento de vários princípios educacionais que servem para formar uma dimensão construtora de sentidos  nos usos da língua, especialmente a sua manifestação nos mais diferentes tipos de textos.

Quando falamos de  letramento crítico estamos falando de formar  leitores que sejam capazes não apenas de ver bem com pleno domínio dessa habilidade,  mas que também saiba interpretar o que estão lendo e tenham uma visão crítica do conteúdo.

Com o letramento crítico uma pessoa aprende que todo o texto escrito possui determinadas intenções e ao fazer a leitura deste texto muito a mente entendeu a mensagem que as palavras estão passando ela é capaz de mostrar também  por qual motivo ou intenção ele tenha sido escrito.

Quando falamos sobre o que é letramento entendemos que o processo de letramento transcende a alfabetização,  mas a  tem como pré-requisito.

Para que o letramento crítico seja efetuado, o professor precisa incentivar no seu aluno pensamento crítico que o leva a questionar as relações de poder e compreender as intenções dos diferentes atores e instituições sociais.

Quais as características do letramento crítico?

Como letramento crítico o aluno aprende que todo o texto foi escrito por um motivo, e faz as devidas as relações de como,  é onde  e por que  porque aquele   texto que ele está  lendo foi escrito.  

Portanto,  a principal característica do letramento crítico é a de formar leitores conscientes do que estão lendo, e que podem entender o conteúdo de um texto  indo muito além do que está escrito nele.

Porque o letramento crítico é tão importante?

Com um bom letramento crítico ou indivíduo vai ter plena consciência do que está vendo e lendo,  e não será facilmente enganado, sendo capaz de ter uma compreensão mais profunda da sociedade na qual vive,  das demandas sociais  e do seu papel enquanto cidadão e ser humano nisso tudo.

O letramento crítico e a atuação docente

O professor para trabalhar com letramento em sala de aula precisa ter a consciência de que a sociedade está em plena transformação, e a linguagem também faz parte deste processo.

Basta observar o mundo ao redor para nos darmos conta das diversas mudanças na forma de comunicação e entendimento do mundo que estão em curso.

A tecnologia e as novas mídias digitais, estão entre os principais fatores de promoção de mudança na forma de leitura do mundo e de agir nele. 

O meu  letramento crítico é um processo que precisa ser  trabalhado ao longo de toda a formação escolar dos alunos,  ensinando-os a entender o que vem se posicionar de forma crítica perante o que foi lindo.

Mas, esse não é um processo que se pode realizar no dia para noite,  e o medicamento crítico precisa ser  enfim nas várias atividades  que o professor realiza em sala de aula.

Trazer textos variados e inclusive aqueles que fazem uso de recursos visuais com as histórias em quadrinhos é outra necessidade do letramento crítico,  pois  é preciso apresentar o estudante a diversas formas de linguagem para que ele entenda  não existe uma única estrutura textual.

Existem diferentes tipos de textos,  usados para diferentes finalidades,  e ainda  é  preciso considerar as intenções do autor que escreveu o texto e qual a mensagem eu quis passar para os seus eleitores.

Em muitos casos também é preciso considerar para qual público aquele texto foi desenvolvido, ensinando o aluno que existem formas de linguagem direcionadas para públicos específicos,  e isso não é feito de forma neutra, mas sim para passar determinada mensagem para determinadas pessoas em uma linguagem que elas compreendam.

Confira outras dicas importantes sobre o letramento crítico em sala de aula.

Qual o papel da formação de professores no letramento crítico?

Essa é uma questão crucial, pois, a formação de professores é imprescindível para uma boa atuação do assistente. É preciso que o docente busca conhecer o que é o letramento crítico e como aplicá-lo  em sala de aula.  Muitas vezes uma formação continuada, fazendo um curso  voltar o esta temática,  por  exemplo, pode ser necessária.

E mesmo os professores que não são de língua portuguesa vamos ar textos linguagem e suas aulas,  eu preciso entender um pouquinho do assunto para que possam também ajudar a desenvolver o pensamento crítico em seus alunos.

Como é uma boa abordagem de letramento crítico em sala de aula?

Embora cada professor tenha o seu método de trabalhar podemos citar algumas características de um bom  processo de letramento crítico.  de uma forma geral,  o ensino do letramento crítico:

  1. Não toma nenhum texto como  atemporal,  universal ou livro de tendências ( não  tendencioso);
  2. Explora  fontes de leitura alternativa;
  3. Busca entender as crenças e nos valores do autor do texto;
  4. Considera  a época e da cultura nos quais o texto foi construído.

E como trabalhar o letramento crítico no ensino infantil?

No ensino infantil é primordial que o professor se preocupe em fazer com que a criança seja alfabetizada e entenda os usos sociais básicos da língua. O letramento crítico deve ser em seguida aos poucos fazendo com que a criança perceba os significados por trás das diferentes práticas sociais e culturais nas quais está inserida.

Se você quer conferir algumas  atividades interessantes para  favorecer o  processo de letramento dá uma olhada na nossa atividades de letramento.    

O  letramento crítico:  dicas finais

Trabalhar com o letramento crítico em sala de aula deve ser uma tarefa diária,  presente nas aulas de Língua portuguesa.

Comentar aspectos básicos sobre um texto como quem é o autor,  quando o texto foi escrito e as prováveis motivos que levaram o seu autor escreveu,  antes  de iniciar uma aventura qualquer, até mesmo a leitura do livro didático,  é um bom meio de incentivar a letramento crítico no dia a dia  em sala de aula.

Essa foram as nossas dicas de hoje. Esperamos que você tenha curtido o post. Aproveite para contar a sua opinião pra gente nos comentários e até a próxima!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.