O tema de hoje é letramento digital,  você sabe o que é isso?

As novas mídias digitais que a internet tem revolucionado a forma como as pessoas fazem atividades simples do cotidiano e até mesmo as relações sociais.

Do trabalho ao estudo,  e até mesmo para as nossas atividades pessoais e familiares,  saber manusear as novas tecnologias e tem um conhecimento ao menos o básico de como funciona a internet e suas ferramentas tem se tornado não apenas um lazer ou diversão,  mas uma verdadeira necessidade tanto quanto saber ler e escrever.

Vamos entender melhor o tema hoje.

O Letramento digital

O letramento digital é um verdadeiro desafio para muitas pessoas.  Tantas pessoas mais velhas de gerações passadas  e até mesmo alguns jovens possuem dificuldades em manusear corretamente as diferentes mídias digitais e suas ferramentas.

Mas, basta observar mudar o nosso redor para percebermos uma infinidade de situações simples do dia a dia em que o letramento digital é uma necessidade.

Portanto, se você não sabe o que é letramento digital Esta é uma boa hora para aprender entender a necessidade do mesmo até mesmo na escola para o aprendizado dos alunos.

Confira a seguir.

1.  O que é letramento digital?

Já falamos aqui sobre o que é letramento  e hoje vamos falar especificamente sobre letramento digital.

blue neon fingerprint background 23 2148356762 8728965

Ouvir tratamento digital consiste na capacidade que o indivíduo tem de dominar técnicas,  conhecimentos está berço referentes as novas mídias digitais e as suas ferramentas. 

Portanto, o letramento digital envolve domínio de técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas  tecnologias, como smartphones, computadores e outros dispositivos tecnológicos.

Muito mais do que saber o que são esses dispositivos e o que eles fazem,  um indivíduo que possui o equipamento digital é capaz de utilizar essas ferramentas na criação de ideias e  para otimizar as atividades do seu cotidiano.

Este conhecimento também envolve o domínio sobre aspectos básicos da internet como fazer uma pesquisa usando o buscador do Google  ou usar uma Rede social como o Facebook, além do domínio de certos aplicativos essenciais ao dia a dia como o WhatsApp.

Para quem já nasceu em feriado em um meio tecnológico e aprendeu a mexer com esta tecnologia desde pequeno  letramento digital é um processo que ocorre quase naturalmente.

Mas, para as pessoas de gerações passadas que não nasceu neste universo e até mesmo para alguns jovens que não tem contato com tecnologia cotidianamente,  o letramento digital acaba se tornando um processo de aprendizado um pouco mais difícil, porém necessário.

Não podemos deixar de mencionar também que para algumas pessoas o uso das novas tecnologias e mídias digitais é uma atividade muito simples que elas fazem com bastante naturalidade,  mas para outros indivíduos este é um processo de aprendizado mais difícil.

Assim como todas as coisas na vida cada pessoa tem as suas particularidades e o que pode ser fácil para alguém pode ser difícil para o outro. Ou seja, como em qualquer processo de aprendizagem os indivíduos podem possuir diferentes dificuldades ou facilidades,  no letramento digital isso não é diferente.

Quais as competências de um indivíduo letrado digitalmente?

Para se considerar uma pessoa letrada é preciso ser competente para usar a leitura e a escrita em diferentes práticas sociais. Saber usar o computador, bem como smartphones e tablets como ferramentas, é um dos elementos que caracteriza um letrado digital. Evidentemente,  que ser Alfabetizado é uma necessidade para letramento digital.

Quais os outros requisitos para que um indivíduo seja letrado digitalmente? 

Além disso, para se considerar um indivíduo  e letrado digitalmente a pessoa precisa ser capaz de explorar a tecnologia e entendê-la a de uma forma crítica,  extraindo o melhor de suas potencialidades.

2.  O letramento digital no cotidiano escolar

Agora que você já sabe o que é letramento digital e a sua importância no dia a dia das pessoas está na hora de falarmos a respeito  dos aspectos sociais e possibilidades pedagógicas do letramento digital.

connect overlay word young people 53876 64947 6116782

O método tradicional de ensino caracterizado apenas pelo uso de quadro negro giz,  com aulas expositivas e cansativas para os alunos há muito tempo já deixou de ser eficiente para atender as demandas da nova sociedade tecnológica.

Com o crescente avanço das tecnologias no cotidiano humano acaba se tornando imperativo que docentes e educadores como um todo insiram a questão do letramento digital em sala de aula.

As crianças de hoje já crescem interessadas por tecnologia e assim que tenha oportunidade elas começam a criar contas em redes sociais e usar a internet todos os dias.

Além disso, o mercado de trabalho demanda cada vez mais que os jovens em busca de um emprego tenham competências e conhecimentos em manuseio de tecnologias e mídias digitais.

E o uso das novas tecnologias digitais,  redes sociais, aplicativos de mensagens,  buscadores, sites e outras ferramentas tecnológicas  só tende a crescer mais e mais com o passar dos anos.

Por tudo isso,  a escola precisa trabalhar a questão do letramento digital e ensinar aos estudantes como usar as diferentes mídias digitais e extrair o melhor uso delas.

Outra necessidade que justifica o letramento digital em sala de aula é ensinar as crianças e adolescentes a serem cuidadosos com a exposição na internet.  

O meio online possui muitas ferramentas interessantes para adquirir conhecimento e se divertir,  mas nem tudo deve ser divulgado de forma pública na internet. E a escola precisa cumprir com o seu papel em educar os jovens para terem esta consciência.

Evidentemente,  que isso implica em transformações das metodologias de ensino e na didática tradicional empregada na maior parte das escolas brasileiras.  

Confira outros pontos importantes sobre o letramento digital nas escolas a seguir. 

Como inserir o letramento digital em sala de aula?

Para trabalhar as questões relativas ao letramento digital com segurança e consciência o ponto principal a ser ressaltado é a formação dos Professores.  

business people using internet 53876 90850 7852424
Business people browsing the web on a screen

É imprescindível que o docentes entendam o mundo das novas tecnologias digitais e sejam eles mesmos letrados digitalmente para que possam então ensinar os seus alunos neste caminho.

O que podem fazer os professores para melhorarem sua formação em tecnologia?

Uma boa ideia é fazer cursos de aplicação de Tecnologia em sala de aula e outros cursos relacionados ao uso das novas tecnologias da informação no ambiente escolar.  Hoje em dia existe uma grande variedade de cursos que podem ser feitos Inclusive a distância para facilitar a vida dos interessados.

Quais as outras barreiras para o letramento digital na escola?

Outra barreira a ser superada pelo mentalmente digital nas escolas é a questão da infraestrutura. É imprescindível que as escolas estejam bem equipadas com computadores e outros dispositivos para que sejam capazes de instruir os alunos nessa questão.

Letramento digital:  não deixe para depois!

O letramento digital é uma necessidade nos novos tempos que vivemos em sociedade.  

particle artificial inteligence face background 23 2148291475 6757814

Portanto,  o meu tratamento digital precisa ser empreendido pelos indivíduos cada vez mais cedo,  e acaba sendo tão importante quanto a alfabetização tradicional para ler e escrever.

Seja em casa no trabalho ou na escola,  saber usar a tecnologia A internet é uma necessidade do cotidiano das pessoas. 

Portanto,  se você ainda não sabe manusear as novas tecnologias e mídias digitais que tal fazer um curso sobre isso?

 Fica a dica! Até a próxima!