Letramento na educação infantil

0

Inserir o letramento na educação infantil é uma prática pedagógica muito importante,  que fará diferença no futuro da criança,  preparando-a para compreender os diferentes usos da linguagem desde pequena.

Quando falamos sobre o que é letramento, vimos que a alfabetização e o  letramento são muito importantes para o indivíduo. Não é possível ter autonomia na sociedade sem as habilidades de escrita leitura e interpretação da linguagem.

Sua prática deve começar desde a infância,  e especificamente no que concerne o letramento,  o seu processo de ensino e aprendizagem vai durar toda a vida escolar do indivíduo.

Vamos entender melhor o contexto do letramento na educação infantil a seguir.

Letramento na educação infantil – um processo fundamental 

Como vimos existe diferença entre alfabetização e letramento, no entanto, é essencial que os processos andem Juntos Para que sejam mais efetivas.

Letramento na educação infantil

É  durante a educação infantil,  que a criança começa a aprender  as primeiras letras e adquirir entendimento sobre os usos sociais da linguagem em diferentes situações.

Pouco a pouco,  o professor vai trabalhando o aprendizado da criança apresentando a ela as letras, sílabas e palavras,  ao mesmo tempo que ensina a importância da literatura,  incentivo à leitura e comenta sobre os usos da linguagem em diferentes contextos sociais. 

Alfabetização e o letramento são o beabá das escolas infantis,  todos os professores que trabalham com essa etapa Educacional trabalham com processo de alfabetização e letramento  junto a seus alunos.

E pensando nisso, hoje nós temos uma série de dicas que vão ajudar a entender o melhor letramento na educação infantil,  a sua  importância e como pode ser feito de forma efetiva.

Acompanhe a seguir.

1.  Letramento na educação infantil –  considere o conhecimento prévio da criança

A criança que chega a educação infantil muitas vezes traz de casa uma bagagem que  pode ajudar o professor a fazer um processo de letramento mais efetivo.

Mesmo que a criança não tenha sido alfabetizada pelos pais, com certeza ela deve ter tido algum contato com as letras e números,  provavelmente durante as brincadeiras ou através de algum dispositivo eletrônico como tablets e celulares Smartphones.

Portanto,  o professor deve conhecer o universo particular do seu aluno e ver quais conhecimentos para criança já possua que possam ser aproveitados processo de ensino-aprendizagem.

Como posso favorecer o  letramento na educação infantil conhecendo mais Universo da Criança?

Observe o seu aluno,  como ele interage,  quais  os interesses de brincadeiras,  e também a sua desenvoltura nas atividades escolares.  Você vai  perceber que cada um dos alunos têm dificuldades próprias assim como atividades que lhe são inerentes.  Assim você pode formular um planejamento de ensino que levem em conta ele vai ficar aqui dos únicos de cada criança  nas atividades propostas para turma.

Como inserir o letramento na educação infantil?

A educação infantil é uma etapa em que a criança ainda está desenvolvendo a sua personalidade e também a sua coordenação motora.

Ao inserir um apartamento na educação infantil faça de uma forma lúdica,  sem tomar o tempo necessário da brincadeira e do aprendizado através da diversão. A  criança ainda não está preparada para atividade de cunho intelectual mais intensas.

2.  Letramento na educação infantil –  conte histórias

Uma das melhores formas de inserir ou letramento na educação infantil é através da contação de histórias,  e essa prática, além de divertida, traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança.

Reserve um momento em suas aulas para contar uma história infantil,  que tal usar um livro colorido que tenha figuras bonitas e deixar as crianças olhar com calma viu distrações enquanto você conta?  Tudo isso vai favorecer o letramento na educação infantil.

Quais os principais benefícios para o letramento na educação infantil da prática da leitura?

Você vai despertar o interesse da criança pela literatura,  pela leitura e pela escrita.  E esse maior interesse e vai fazer com que os pequenos aprendam a ler e a escrever mais rapidamente assim como entender os diferentes usos da linguagem.

Quais os outros benefícios para o letramento na educação infantil de contar histórias?

Com a prática de contar história você também vai incentivar o uso da Imaginação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas que vão,  posteriormente,  ser úteis na aquisição da escrita e da leitura.

3.  Letramento na educação infantil –  relação professor e aluno

Um outro aspecto que pode favorecer o letramento na educação infantil é manter uma boa relação professor e aluno.

Girl showing heart sign in studio Free Photo

Tenha em mente que a criança passa um bom tempo na escola,  e depois dos familiares,  os professores são as pessoas com as quais elas mais vamos interagir assim como os colegas de sala.

Logo, desenvolver um vínculo de convivência saudável e respeitoso com os alunos é fundamental nessa e em todas as etapas escolares.

Por que ter uma boa relação com os meus alunos vai favorecer o processo de letramento na educação infantil?

É muito comum que a criança aprenda com mais facilidade os conteúdos ensinados por um professor com o qual ela se identifica e gosta.  Considere, professor, que da perspectiva da criança você é uma pessoa sobre a qual ela vai depositar sonhos, anseios, expectativas e em alguns casos temores.  Tudo isso influencia no processo de ensino-aprendizagem.

Como relação professor e aluno que favorece ou não o letramento na educação infantil?

A criança na Educação Infantil está desenvolvendo a sua personalidade.  Portanto,  se ela  tiver  experiências agradáveis em seu processo de ensino vai levar na memória afetiva e sentimental essas boas sensações,  contudo, se as experiências forem negativas ela pode associar esse momento traumático aos conteúdos aprendidos e dificultar todo o processo de ensino e aprendizagem posterior.

4. Letramento na educação infantil –  jogos lúdicos

A brincadeira é um dos comportamentos mais normais de uma criança e é mesmo fundamental para o seu desenvolvimento saudável.

Não é possível desassociar o lúdico do aprendizado da criança na Educação Infantil,  pois é por meio da brincadeira que a criança conhece e explorar o mundo ao redor e o seu próprio mundo interno.

Portanto, para trabalhar  letramento na educação infantil de forma mais efetiva é fundamental inserir atividades lúdicas.

Quais as vantagens das atividades lúdicas para o letramento na educação infantil?

Os jogos de alfabetização e letramento vão  tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido,  e, portanto,  mais efetivo,  já que a criança vai aprender com maior facilidade enquanto brinca e se diverte.

Quais jogos  lúdicos deve escolher para favorecer o processo de letramento na educação infantil?

Da perspectiva da criança qualquer atividade pode se tornar um jogo,  tudo para ela vira  uma brincadeira.  E assim você pode transformar até mesmo a própria atividade cotidiana de estar em sala de aula em brincar.  por exemplo: você já pensou em  brincar de escolinha enquanto ensina o alfabeto para as suas crianças? 

Há muitos jogos que você pode criar ou pesquisar,  e eles podem servir para as mais diferentes finalidades conforme o seu planejamento pedagógico.

Letramento na educação infantil:  dicas finais

Inserir o processo de alfabetização e letramento ainda na educação infantil  vai preparar a criança para a etapa posterior de ensino,  e ajudar a fazer essa transição de forma mais amena para os pequenos.

Assim,  quando  o aluno  iniciar sua jornada no Ensino Fundamental I  já vai estar mais preparado para as mudanças que vão acontecer em sua vida escolar neste novo momento.  

Portanto, invista na alfabetização e letramento na educação infantil

Até a próxima!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.