Olá, como sabemos a literatura está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na nossa vida, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Literatura contemporânea, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo literário que envolve diversos fatores.

Literatura contemporânea

Nas últimas décadas, a cultura brasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial. Entretanto, neste mesmo período ocorreram diversas crises no campo político e social.

Os anos 60 (época do governo democrático populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica, com amplos reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.

O arco-íris da gravidade

O Estilo caracteriza-se pelo uso das mais variadas técnicas da cultura de massas – o desenho animado, o filme B, a história em quadrinhos, o livro pornográfico – e aproveita o jargão científico e tecnológico com que os meios de comunicação nos familiarizam cada vez mais.

Resultado de imagem para O arco-íris da gravidade Thomas Pynchon

Narrativa pós-modernista que proporciona o prazer da imersão total num universo completo, tal como os grandes romances clássicos, O arco-íris da gravidade é uma das maiores obras de ficção em língua inglesa da segunda metade de nosso século.

Thomas Pychon

É um escritor americano, conhecido principalmente por seus livros longos e complexos – às vezes com centenas de personagens e dezenas de histórias paralelas -, Thomas é um dos principais expoentes do romance pós-moderno, juntamente com William Gaddis, John Barth, Donald Barthelme, Don Delillo e Paul Auster.

Vídeo sobre O arco-íris da gravidade, Thomas Pychon:

Thomas Pynchon: Quem é o escritor sem rosto e por que você tenta ler os livros dele e não gosta? Vamos conhecer hoje um dos nomes mais instigantes da literatura atual.

Se um viajante numa noite de inverno

Romance em que Calvino une as preocupações da vanguarda literária à fluência de um bom romance tradicional, fazendo ao mesmo tempo metalinguaem e narrando histórias de amor, suspense, erotismo, guerra, etc. Nesse romance, Calvino consegue uma proeza notável: unir o prazer voraz da leitura às tortuosas questões da vanguarda literária.

Resultado de imagem para Se um viajante numa noite de inverno Italo Calvino

No centro de sua preocupação está um tema que os teóricos chamam de “crise da representação”, ou seja, no mundo capitalista contemporâneo, dividido, múltiplo, alienado, não teriam mais lugar os romances tradicionais, com princípio, meio e fim, que constroem personagens e organizam o mundo, dando um sentido às coisas.

Italo Calvino

Italo Calvino foi um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, de pais italianos, a sua família retornou à Itália logo após o seu nascimento.

Vídeo sobre Se um viajante numa noite de inverno, Italo Calvino:

Um vídeo que fala sobre o livro de Italo Calvino, no canal literature-se.

Filhos da meia-noite

Os Filhos da Meia-Noite, segundo romance de Rushdie, não só deu notoriedade ao seu autor como se tornou num fenómeno de êxito literário.

Resultado de imagem para Filhos da meia-noite Salman Rushdie

A sua adaptação ao cinema é o resultado da colaboração da realizadora Deepa Mehta com o próprio Salman Rushdie, que não só escreveu o argumento como dá também voz ao narrador.

Salman Rushdie

Sir Ahmed Salman Rushdie, é um ensaísta e autor de ficção britânico de origem indiana. Cresceu em Mumbai e estudou na Inglaterra, onde se formou com louvor no King’s College, Universidade de Cambridge.

Vídeo sobre Filhos da meia-noite, Salman Rushdie:

Um vídeo onde fala um breve resumo do livro, e foi postado no canal Relivrando.

Amada

Eleito em 2006 pelo New York Times o livro de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos, Amada é o mais conhecido romance de Toni Morrison.

Resultado de imagem para Amada Toni Morrison

Ambientado em 1873, época em que o país começava a lidar com as feridas da escravidão recém-abolida, conta a história da ex-escrava Sethe, que após fugir de uma fazenda no Kentucky refugia-se em Cincinatti. Lá, ela e a filha caçula se veem às voltas com o fantasma de outra filha de Sethe, morta cerca de dezoito anos antes.

Toni Morrison

Toni Morrison é uma escritora, editora e professora estadunidense. Recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX.

Vídeo sobre Amada, Toni Morrison:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal da Carol Miranda.

Veja este vídeo completo sobre o Escola Sem Partido e a realidade do professor. Vamos bater de frente nesta discussão e argumentar como professores, pois nós entendemos a realidade escolar!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Temos um anunciante!!! Clique na imagem ou no link e confira o material deste anunciante que está ajudando a manter o Demonstre:

Você já parou para pensar que uma dieta real faz a diferença? Estou fazendo e me sinto bem melhor!

dieta de 21 dias demonstre

O que me impressionou neste dieta foi esse teste que mede o grau de inflamação celular, muito interessante!

Link do quiz de inflamação celular: https://goo.gl/vCPzVJ

Você conhece Froebel? Neste vídeo apresento este teórico da educação infantil, responsável pela criação dos jardins de infância como conhecemos hoje, assim como do conceito do brinquedo pedagógico.

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas com poetas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

E ainda temos os vídeos de poesias, sempre maravilhosos e diários no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Um rapaz adequado

Através da saga de uma mãe em busca de um bom partido para a filha, Vikram Seth recria a vida na Índia pós-colonial, um país que tenta reunir diferentes religiões e línguas sob uma identidade nacional.

Resultado de imagem para Um rapaz adequado Vikram Seth

Neste primeiro volume, somos apresentados a quatro famílias que ilustram a sociedade indiana da época – os elitistas Kapoor, os excêntricos e intelectuais Chatterji, os tradicionais Khan e os urbanos Mehra. É neste cenário que Lata precisa escolher seu futuro marido. Os pretendentes se apresentam, mas somente um deles se casará com a jovem – por amor ou por persuasão materna.

Vikram Seth

Vikram Seth, CBE é um romancista e poeta indiano. Ele escreveu vários romances e livros de poesia. Ele recebeu vários prêmios como Padma Shri, Sahitya Academy Award, Pravasi Bharatiya Samman, WH Smith Literary Award e Crossword Book Award.

Vídeo sobre Um rapaz adequado, Vikram Seth:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal do Francesco Morra.

Ensaio sobre a cegueira

É um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra narra a história da epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais.

Resultado de imagem para Ensaio sobre a cegueira José Saramago

O romance se tornou um dos mais famosos e renomados do autor, juntamente com Memorial do Convento e O Evangelho segundo Jesus Cristo, e fora, sem dúvida, um dos principais motivos para a escolha dele ao prêmio Nobel de literatura em 1998.

José Saramago

Foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

Vídeo sobre Ensaio sobre a cegueira, José Saramago:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal tatianagfeltrin.

Desonra

Disgrace é um romance de J. M. Coetzee, publicado em 1999 tendo ganho o Booker Prize desse ano. O escritor também foi galardoado com o Prêmio Nobel da Literatura quatro anos após a sua publicação.

Resultado de imagem para Desonra J. M. Coetzee

David Lurie é um professor sul-africano de inglês que perde tudo: a sua reputação, o seu emprego, a sua paz de espírito, a sua boa aparência, os seus sonhos de sucesso artístico e, finalmente, até mesmo a capacidade de proteger a sua própria filha. Ele divorciou-se duas vezes e está insatisfeito com o seu trabalho como professor de comunicação, dando uma aula de literatura romântica numa universidade técnica na Cidade do Cabo na era pós-apartheid.

J. M. Coetzee

É um escritor sul-africano. Recebeu o Nobel de Literatura de 2003, sendo o quarto escritor africano a receber esta honraria e o segundo no seu país (depois de Nadine Gordimer, em 1991).

Vídeo sobre Desonra, J. M. Coetzee:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal da UNIVESP.

O assassino cego

Assombrada, aos nove anos, pela imagem da mãe, que no leito de morte lhe pede que tome conta da irmã menor, aos dezoito anos Iris Chase Griffen é literalmente vendida a um industrial. Já idosa, Iris divaga a respeito desses eventos e dos momentos que sucederam o suicídio da irmã.

Resultado de imagem para O assassino cego Margaret Atwood

Precisa em sua crítica social, a autora expõe nesse romance a maneira pela qual as mulheres são usadas pelos homens e como o poder concedido pela riqueza pode ser utilizado como arma mortal.

Margaret Atwood

É uma escritora canadense que atua como romancista, poetisa, contista, ensaísta e crítica literária. É reconhecida com inúmeros prêmios literários internacionais importantes. Recebeu a Ordem do Canadá, a mais alta distinção em seu país. Em 2001, ela foi incluída na calçada da Canada’s Walk of Fame de Toronto. Muitos de seus poemas foram inspirados por contos de fadas europeus e mitologias euroasiáticas.

Vídeo sobre O assassino cego, Margaret Atwood:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal Ancoragem.

As correções

“Esta e a historia dos Lambert, uma familia normal: Alfred, um engenheiro reformado a beira do caos mental e fisico devido a doenca de Parkinson; Enid, a sua mulher, obcecada em reunir em casa os tres filhos numa ultima ceia de Natal; Chip, um ex-professor, despedido por dormir com uma aluna, que tem negocios sujos na Lituania; Denise, fria e racional chef de um restaurante da moda, ligada sentimentalmente ao seu patrão, e Gary, um banqueiro snobe e paranoico, preso a um casamento de pesadelo.

Resultado de imagem para As correções Jonathan Franzen

O prodigio deste romance e a secreta ligac?o entre o universo dos Lambert e o resto do mundo, os Estados Unidos da America no fim dos anos 90, um pais irascivel a caminho de um novo milenio. Correcc?es e um grandioso romance tragicomico sobre o inicio de um novo seculo, uma obra-prima sobre uma familia que se desmembra numa epoca em que tudo tem arranjo, tudo se pode corrigir. Um romance divertido, corrosivo e profundamente humano, que confirma Jonathan Franzen como um dos mais brilhantes interpretes da sociedade contemporanea.”

Jonathan Franzen

Jonathan Earl Franzen é um romancista e ensaísta americano. Seu romance de 2001, As Correções, um drama familiar satírico, recebeu um grande reconhecimento da crítica e de público, dando a Franzen os prêmios do National Book Award e do James Tait Black Memorial Prize, e finalista dos prêmios Pulitzer e International IMPAC Dublin Literary Award.

Vídeo sobre As correções, Jonathan Franzen:

Um vídeo que fala uma resenha do livro, e foi postado no canal da Clarissa Wolff – A Redoma de Livros.

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a literatura, e hoje falamos de Literatura contemporânea. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.