Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o pais mais ansioso do mundo, cerca de 18 milhões de pessoas sofrem de ansiedade, o que representa uma média de 9,3% da população.
Podemos até dizer que vivemos em uma epidemia de ansiedade.
Essa lista de livros pode auxiliar quem sofre com este transtorno e pode até abrir caminhos para novos dialogos.
Nesse livro o leitor vaia prender a identificar os gatilhos que despertam a ansiedade, aprender quais são esses gatilhos.
Ajuda a evitar os pensamentos angustiantes a ponto de evitar crises e diminuir o sofrimento.
O autor conta um histórico de evolução do tema, começando pela filosofia e indo para a psicanálise.
O que mais chama atenção é o fato de Scott Stossel trazer um tipo de autobiografia sobre a ansiedade, abordando até mesmo a sua família.
Esse é um guia para encontrar uma forma de tornar a vida menos estressante, com métodos que podem ser usados diariamente, e como consequência ter uma vida mais leve e livre da ansiedade.
Medo, estresse e ansiedade, segundo ela são fatores comuns e necessários para uma vida saudável. O problema é quando estes fatores se agravam e se tornam um problema.
Usando uma linguagem direta, a autora analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de tratar a ansiedade.
O livro traz uma forma de tratar a ansiedade em que a pessoa programa o cérebro para conseguir domar a mente, o termo usado para isso no livro é Mindfulness.
Com um passo a passo e leitura simples o livro ensina o leitor a programar a mente. Vale ressaltar que os autores estão entre os maiores psicólogos da história.
O autor passeia pela mente humana levando o leitor a entender o que se passa na mente de alguém que sofre ansiedade.
E se a pessoa tem ansiedade, ela poderá compreender melhor o que sente.
Esse livro tem a intenção de ajudar as pessoas a se conectar com o presente e a superar os conflitos pessoais por meio de experiências compartilhadas.
Trazendo vários questionamentos o livro convida a aprofundar em filosofias de todos os tipos, desde as orientais, como o zen budismo e a medicina tradicional chinesa, até reflexões mais modernas.
Um clássico que ajuda a refletir sobre a vida e as dificuldades que precisamos enfrentar.
O autor mostrar como foi a sua busca pelo sentido da vida durante a Segunda Guerra Mundial enquanto estava em um campo de concentração.
Um convite a falar de assuntos que costumam ser evitados por serem desconfortantes, como vulnerabilidade, medo e imperfeição, podendo ajudar a mudar a maneira como se vive e a forma como os relacionamentos chegam durante a vida.
O mestre budista Haemin Sunim, mostra como tranquilizar pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.
Ilustrado com delicadeza, ele ajuda a entender os relacionamentos no trabalho, nossos sonhos e a espiritualidade sob um novo olhar.
Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração.
Respiração ofegante ou falta de ar.
Aumento do suor.
Tremores nas mãos ou outras partes do corpo.
Sensação de fraqueza ou fadiga.
Boca seca.
Mãos e pés frios ou suados.
Náusea.
Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.
A crise de ansiedade acontece quando os sintomas da ansiedade se manifestam abruptamente. O coração acelera, as mãos tremem e a respiração se torna irregular. A pessoa fica paralisada, sem saber como reagir. A sensação é de desespero e medo profundo, como se algo muito ruim estivesse prestes a acontecer.
Veja mais em Demonstre.com/literatura
Um site que aborda Literatura
Deixe uma resposta