A maioria dos educadores e teóricos da educação reconhecem a importância da literatura na educação infantil. Porém, ainda há muitos que aplicam de forma equivocada a contação de história e a literatura propriamente dita, prejudicando o desenvolvimento do hábito da leitura pelo aluno.
O início da literatura infantil aconteceu na Europa no século XVIII, onde a criança deixou de ser considerada um adulto em miniatura e começou a ser vista como um ser ingênuo e delicado. Até então elas usufruíam da mesma literatura dos adultos, que muitas vezes causavam um impacto grande no desenvolvimento da criança. Com a mudança de status, os escritos e ilustradores passaram a criar livros dedicados somente a criança.
No Brasil, esse progresso só foi alcançado no final do século XIX, onde os livros começaram a circular entre as crianças, após isso outras mudanças foram surgindo e reforçando o fato de que as crianças precisam de um tema especifico para elas, onde seja possível trabalhar a imaginação, criatividade e o mais importante o gosto pela leitura.
Quando a literatura é apresentada logo na educação infantil, o desenvolvimento da criança ocorre de maneira mais fácil e natural, já que através da leitura a criança é capaz de desenvolver a imaginação, criatividade, além de se tornar um sujeito crítico e atuante na sociedade.
E o papel de ajudar as crianças a desenvolverem o habito da leitura não é exclusivo da escola, os pais e os professores devem se unir para que essa criança seja despertada para o mundo dos livros, independente do gênero que ele aborda, afinal quando o gosto pela leitura é desenvolvido, seja o conto de fadas, fabulas ou poesia são capazes de chamar a atenção da criança.
Por esse motivo é muito importante que ao proporcionar o contato da criança com o livro ou então com a contação de história é preciso que esse momento seja prazeroso para a criança, para que ela busque novamente essa leitura. Desse modo, o incentivo da família é indispensável, pois se a criança perceber que seus pais gostam de ler, instintivamente ela buscará a leitura.
Veja uma lista com 10 livros indicados para serem trabalhados com as crianças na educação infantil. São livros que agregam de algum modo um conteúdo educativo, contribuindo para o desenvolvimento da criança em sala de aula e em sua vida pessoal na sociedade.
O livro é indicado para crianças maiores de 3 anos, e aponta a importância de uma criança possui um amigo imaginário na vida de uma criança e como isso ajuda no desenvolvimento de uma criança solitária.
A autora Marilda Castanha conta a história de uma pequena menina solitária, que em seus momentos de solidão imaginava um amigo, e vivia grandes aventuras com ele. Um livro cheio de encanto e ternura que com certeza irá chamar a atenção dos seus alunos.
O livro “A Visita”, é indicado para as crianças maiores de 4 anos, e conta a história de uma mocinha chamada Elise que vivia sozinha e tinha medo de tudo. E o grande acontecimento do livro, é que um dia entrou um aviãozinho de papel dentro de sua casa e logo em seguida a campainha toca, então Elisa se vê em um dilema e não sabe se deve enfrentar seus medos e abrir a porta ou se esconder como de costume.
Esse livro traz uma história muito bacana para se trabalhar com as crianças e explorar esse sentimento do medo, além de incentivar, quando não há riscos, novas experiências que a criança deve enfrentar sozinha.
O livro “Uma Criança Única”, foi desenvolvido pela autora chinesa Guojing. Ele não possui texto, somente ilustrações que contam a história da própria infância da autora, que foi filha única. No livro ela retrata bem o sentimento de solidão quando não há amigos por perto e como a imaginação pode ajudar nesse momento.
A história conta a vida de um menino que vivia na cidade bem no meio das indústrias, e em uma das suas viagens pela imaginação, foi parar em um bosque onde vive aventuras fantásticas e maravilhosas. Após fazer amizade com um cervo o menino sobe em uma nuvem e acaba sendo engolido por uma baleia, onde possui um céu todo estrelado em seu estomago. Um bom livro para trabalhar a importância de voltar para a casa.
Hoje o bullyng é algo muito presente na escola e o livro “Ernesto” trabalha exatamente isso. Escrito por Blandina Franco e José Carlos Lollo, o livro é uma ótima opção para trabalhar o relacionamento entre os colegas na sala de aula, e ressaltar como palavras feias podem agredir os colegas até mais que a violência física.
No livro Ernesto sofre com os amigos o ofendendo por ser diferente, e ele não reage a nenhuma das provocações, e os autores utilizam um método muito legal, no meio do livro eles colocam a palavra “fim”, como se a história não tivesse um final feliz, fazendo com que as crianças ou leitor pense em um modo de finalizar a história de uma forma bonita e diferente.
5- A Importância da Literatura na Educação Infantil: A Menina Que Parou o Transito
O livro escrito por Fabrício Valério, traz uma divertida brincadeira com as palavras, a brincadeira tão famosa “aumenta um”, já estava presente em músicas, brincadeiras e agora também está presente nos livros.
A história conta a aventura de uma menininha, que com a sua bicicleta conseguiu parar o transito maluco da cidade, foi caminhão, ônibus, taxista e pedestres envolvidos nessa confusão. Um livro que com toda certeza irá agradar, e muito, a criançada.
Podemos concluir que cada história possui a sua moral e seu significado, e os gêneros que podem ser trabalhados com as crianças, como citado a cima, podem ser mais variados, pois quando o hábito da leitura é desenvolvido, qualquer história se torna interessante.
Para saber um pouco mais sobre a arte de contar histórias, foi desenvolvido um curso online que pode ajudar e muito o professor nesse momento. O nome do curso é “Curso Conta de novo – Contação de histórias e atividades lúdicas“, possui um conteúdo muito interessante e técnicas de contação de histórias que todo o professor de educação infantil deveria saber.
Fonte: https://envolverde.cartacapital.com.br/a-importancia-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca/
Um site que aborda Literatura
Deixe uma resposta