A literatura do Renascimento ao Iluminismo

0
Avalie este artigo!

De um lado temos um retorno a cultura clássica, um renascimento de ideias anteriores. Valorizando as ideias individuais tendo como um de seus maiores idealistas o escritor Maquiavel.

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Do outro lado temos um foco maior na racionalidade, compreendendo a filosofia como uma forma de racionalizar publicamente. 

A literatura do Renascimento ao Iluminismo

O renascimento cultural é um dos principais fenômenos na transição da Idade Média para a Idade Moderna, pois mudou a vida cultural europeia da época.

Pode-se compreender a atmosfera artística e intelectual de ebulição das características urbanas que existem na Europa, especialmente nas áreas entre a península italiana (atual Itália), os Países Baixos (atual Holanda) e o resto do norte da Europa. Séculos 15 e 16.

A divina comédia, Dante Alighieri

Este poema – talvez o maior do Ocidente – descreve uma jornada em que muitos eventos ocorreram. Sua vantagem está na riqueza de alegorias, tornando a história atemporal. Dante escreveu Comédia em seu dialeto local, Florença (florentino), que é um poema com estrutura épica e propósito filosófico. O poema tem uma variedade de estilos toscanos.

O poeta provou que o florentino (muito próximo do italiano atual), uma língua vulgar (ao contrário do latim, sendo considerada a língua apropriada para discursos mais sérios), é adequada para o tipo mais elevado de expressão. Estabeleça-o como o italiano padrão. Na verdade, é a atual matriz italiana.

Dante Alighieri

Dante Alighieri é um escritor, poeta e político florentino nascido na Itália atual. Ele é considerado o primeiro e maior poeta em italiano e é definido como poeta il sommo.

Romance dos três reinos

Esta é uma obra escrita por Luo Guanzhong no século 14. É um romance histórico chinês. É baseado nos anos turbulentos próximos ao final da Dinastia Han e nos eventos do período dos Três Reinos na China. Tudo começou em 169 até a reunificação do reino em 280.

História (parte história; parte lenda; parte mitologia) romantiza e dramatiza a vida dos senhores feudais (e seus apoiadores), tentando substituir ou restaurar o declínio da Dinastia Han.

Os contos de Canterbury, Geofrey Chaucer

É uma coleção de contos escritos por Jeffrey Chaucer em 1387 (dois deles são prosa e os outros 22 são poemas), e ele é considerado um dos integradores do inglês.

Na obra, cada história é contada por um grupo de peregrinos que viajam de Southwark (Londres) à Catedral de Canterbury para visitar o túmulo de St. Thomas Becket. A estrutura geral é inspirada no Decameron de Boccaccio.

Geofrey Chaucer

Geoffrey Chaucer é um escritor, filósofo, cortesão e diplomata britânico. Embora tenha escrito muitas obras, sua obra narrativa inacabada “The Tales of Canterbury” (The Tales of Canterbury) é uma das histórias mais importantes da literatura medieval inglesa portanto, a mais memorável.

Histórias de Gargântula e Pantagruel

Cinco romances escritos por François Rabelais no século 16 contam as aventuras de dois gigantes Gargântua. O texto é escrito em estilo humorístico, exagerado e satírico, e tem muito humor acido, primitivo e violento (a lista de insultos explícitos ou vulgares ocupa vários capítulos).

Os sensores da Universidade de Sorbonne tacharam a obra de obscena, e no clima social de opressão religiosa que prevalecia, era tratada com desconfiança, e seus contemporâneos evitavam mencioná-la. De acordo com Rabelais, a filosofia de seu gigante Pantagruel, o “Pantagruelismo”, se baseava numa “certa alegria de espírito, confeitada no desprezo pelas coisas fortuitas”.

François Rabelais

François Rabelais foi um escritor, sacerdote e médico da Renascença francesa, que também usou um anagrama do nome verdadeiro de Alcofribas Nasier (Alcofribas Nasier).

Dom Quixote, Miguel Cervantes

Este é um livro do espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). O título e a grafia originais eram El ingenioso hidalgo Dom Quixote de La Mancha, e sua primeira edição foi publicada em Madri em 1605.

É composto por 126 capítulos e está dividido em duas partes: a primeira parte apareceu em 1605 e a outra parte apareceu em 1615. A Coroa Espanhola patrocinou quatro edições revisadas de Joaquín Ibarra. Tudo começou em 1777 e foi concluído em 1780, com um volume de impressão inicial de 1.600 cópias.

Miguel Cervantes

Miguel de Cervantes Saavedra é um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. Sua obra-prima “Dom Quixote” é geralmente considerada como o primeiro romance moderno, um clássico da literatura ocidental, e muitas vezes é considerado um dos melhores romances de todos os tempos.

Primeiro fólio, William Shakespeare

É a primeira coleção publicadas das peças teatrais de William Shakespeare. Os estudiosos modernos costumam referir-se a ela como First Folio.

Em 2014, uma cópia foi encontrada nos arquivos da biblioteca de uma pequena cidade na área de Saint-Pamel, uma pequena cidade no norte da França. Esta é a segunda cópia conhecida da obra original em inglês em francês. Dramaturgo, outra cópia está na Biblioteca Nacional de Paris.

William Shakespeare

William Shakespeare foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de “Bardo do Avon”.

Robison Crusoé, Daniel Defoe

Este é um romance escrito por Daniel Defoe, publicado originalmente na Inglaterra em 1719. Esta obra é interpretada na forma de cartas, arrependimentos e pregações. É uma autobiografia fictícia do protagonista. Ele é um andarilho. Ele passou 28 anos em uma remota ilha tropical perto de Trinidad e a encontrou antes de ser resgatado. Canibais, cativos e insurgentes.

O livro foi originalmente publicado na forma de folhetins em The Daily Post, sendo o primeiro romance-folhetim.

Daniel Defoe

foi um escritor e jornalista inglês, famoso pelo seu livro Robinson Crusoé. Nasceu em Londres, provavelmente na paróquia de St. Giles Cripplegate. Foi aluno de Charles Morton cujo estilo, com John Bunyan e da oratória da época, poderá tê-lo influenciado construtivamente.

 

Candido ou o Otimismo, Voltaire

É um conto filosófico em tom de sátira publicado pela primeira vez em 1759 por Voltaire, filósofo do Iluminismo. A novela já foi traduzida em centenas de línguas e, em português, seu título costuma ser Cândido ou O Otimismo, ou simplesmente Cândido.

Foi realizado, ao que parece, em três dias, em 1758, ainda sob a impressão do terremoto de Lisboa, com assinatura de um pseudônimo, “Monsieur le docteur Ralph”, literalmente, “Senhor Doutor Ralph”.

Voltaire

Foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês. Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, é uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras.

 

Os bandoleiros, Friedrich Schiller

Os Bandoleiros é um drama em cinco atos, em prosa, lançado em 1781 e escrito por Friedrich von Schiller. É considerada uma das obras-primas do Sturm und Drang.

A ópera homônima de Giuseppe Verdi é baseada no drama de Schiller.

Friedrich Schiller

Johann Christoph Friedrich von Schiller, mais conhecido como Friedrich Schiller, foi um poeta, filósofo, médico e historiador alemão.

 

As relações perigosas, Pierre Choderlos de Laclos

Um romance de cartas do século 18 de Choderlos de Laclos, publicado em 1782. Esta obra retrata a relação entre um grupo de nobres por meio de cartas entre eles e nobres inescrupulosos na véspera da Revolução Francesa. A própria pessoa destrói a reputação dos colegas.

O enredo tem como foco o Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, que manipulam e humilham as restantes personagens através de intrigas e jogos de sedução.

Pierre Choderlos de Laclos

Pierre-Ambroise-François Choderlos de Laclos, foi um general do exército francês que ficou famoso na literatura mundial pelo romance “As Ligações Perigosas”. Fez poucas investidas e, demonstrando com uma de talento incomum, atingiu o alvo.

 

Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

 

Deixe um comentário