• Início
  • Literatura
  • Livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

Livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

Olá pessoal, o post de hoje é sobre o livro Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001), que faz parte da série de posts com recomendações de livros super maravilhosos para professores!

Livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

As políticas públicas influenciam todas as áreas da sociedade e por esse motivo se faz necessário entender como suas ações e mecanismos interferem em determinada área. Para a educação não é diferente. Dessa forma, a interação das políticas públicas com a educação é algo necessário para entender o formato atual que ela possui. Começar a analizar as causas e consequências do passado é um primeiro passo para entender os mecanismos dessa interação.

Pensando nessa interação foi que Jani Alves da Silva Moreira e Angela Marde de Barros Lara decidiram investigar o cenário da educação infantil no contexto das políticas públicas entre os anos de 1990 e 2001. A ideia delas foi ver como os veículos escritos passaram esse contexto da política educacional para a comunidade de professores-leitores.

Além disso, o trabalho analisou como essa comunidade de leitores da educação infantil reproduziu o discurso passado por veículos escritos, no caso duas revistas. Todo esse estudo teve a intenção de entender como todas as mudanças que ocorreram na última década do século XX refletiram nas políticas públicas e em consequência na educação infantil. Assim como também foi objetivo desse trabalho subsídiar a implantação de futuras políticas públicas educacionais.

As autoras do livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

Jani Alves da Silva Moreira é pedagoga e educadora e trabalha com Políticas e gestão do financiamento da educação; Estudo comparado sobre políticas educacionais; Políticas educacionais e gestão da educação. Além disso, ela é líder do GEPEFI/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação.

Angela Marde de Barros Lara é pedagoga e educadora com longa experiência na área da educação pré-escolar. Ela é professora e trabalha com temas como educação infantil, Estado, educação, políticas públicas e políticas educacionais.

Gostou do livro? Clique no botão para comprar:

q25bnrh-1899381-9306617-1742258

Capa do livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

politicas-publicas-para-a-educacao-infantil-no-brasil-1990-2001-1789732-5836002


Price: [price_with_discount]
(as of [price_update_date] – Details)

q25bnrh-1899381-9306617-1742258

Sinopse do livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

[ad_1]
Este livro é resultado de uma pesquisa de análise documental desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá no período 2004-2006. A idéia das autoras em abordar o tema política educacional para a Educação Infantil no período 1990 a 2001 na imprensa periódica surgiu da preocupação em compreender como os professores-leitores apreenderam o discurso veiculado sobre a configuração das políticas nesse período de intensas reformas educacionais. Desta maneira, levantar a forma com que os textos e suas enunciações reproduziram esse contexto e colaborar para a implementação das políticas é essencial. As duas revistas escolhidas para essa assimilação foram selecionadas porque são as mais lidas e conhecidas pelos professores da Educação Infantil no Brasil. O fato de uma ser de cunho mercadológico e a outra de cunho oficial foi um aspecto propositalmente estabelecido, pois havia o interesse em diferenciá-las quanto à maneira que representam as políticas educacionais nas enunciações. Foi tomado como universo representativo para a análise, as enunciações das revistas Nova Escola (Editora Abril) e Criança (MEC), alguns documentos de organismos internacionais e documentos oficiais. Distinguiu-se que as categorias discursivas que compõem a trama de conceitos politicamente estratégicos para a Educação Infantil foram a Qualidade, a Descentralização e a Focalização. Com o intuito de evidenciar os vínculos das análises ao contexto macroeconômico, as políticas para a Educação Infantil foram abordadas por meio da mediação com a contextualização da mundialização do capital. No primeiro capítulo do livro, apresentamos a Educação Infantil inserida na contextualização histórica da atual fase de desenvolvimento do capital, a mundialização econômica, bem como a redefinição do papel do Estado e os ajustes neoliberais que determinaram as políticas públicas educacionais na década de 1990. No segundo capítulo, discutimos sobre as políticas para a Educação Infantil tendo como base a história desta etapa de ensino no Brasil e as orientações políticas das agências internacionais tais como a UNESCO, CEPAL e o Banco Mundial. Apresentamos também a estrutura políticas dos documentos oficiais destinadas a regulamentar a Educação Infantil no Brasil. A análise das categorias políticas Qualidade, Descentralização e Focalização foi o foco do terceiro capítulo. Tal abordagem colaborou para evidenciar que as políticas de ajustes neoliberais propaladas pelas agências internacionais foram acopladas nas políticas públicas destinadas à Educação Infantil e, também, foram estrategicamente veiculadas nos textos das revistas dirigidas aos profissionais dessa área. O enfoque para as análises foi pautado na concepção de que o texto é discurso produzido no embate da luta de classes. A análise mostrou que o caráter dos textos veiculados sugeriu uma continuidade aos ajustes neoliberais estruturais na educação infantil.

[ad_2]

Características do livro: Políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil (1990-2001)

  • Número de páginas: 246.
  • Editora: EDUEM.
  • Data de publicação: 2012.
  • Idioma: Português.
  • País de origem: Brasil.

FIM

Brigada por ter acompanhado até aqui. Por favor não deixe de comentar e compartilhar esse post. Se gostou desse post, você também pode gostar do livro Educação Infantil – Da Construção do Ambiente às Práticas Pedagógicas.

Também não deixe de curtir nossa fanpage e nos dar um feedback do que achou dessa sugestão de livro ou se você tem outras super sugestões de livros para professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Literatura

Um site que aborda Literatura

Este é um site do grupo B20