Livros que sofreram censura

A democracia sempre está em risco, e alguns livros são vitimas disso. Alguns se tornaram verdadeiros clássicos. Por tratarem de temas fortes, muitos livros foram alvos de censura e banidos de alguns paises.

Alguns por motivos políticos, outros por motivos religiosos ou por algo completamente sem noção.

1984, de George Orwell

O livro foi censurado nos EUA taxado como literatura pró-comunista, por se tratar de uma crítica ao sistema totalitário e ao poder excessivo.

O livro foi lançado em 1948, no auge da guerra fria, e foi banido da União Soviética por ir contra o regime stalinista.

censura

O fato de ser banido por lados opostos em uma guerra mostra o quanto este livro estava a frente do seu tempo e a força que ele possui.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Outro livro com temática política que questionava os governos totalitários, os avanços científicos e a busca pela felicidade a qualquer custo.

Livros que sofreram censura

O livro foi banido dos Estados Unidos por ser considerada uma obra promiscua que dava incentivos ao uso de drogas.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling

O fantástico mundo repleto de magia criado pela escritora inglesa J.K.Rowling foi alvo de perseguição em alguns países.

Livros que sofreram censura

Nos emirados aarabes por exemplo o livro foi banido por causa do tema, já em outros países como os Estados Unidos e Brasil, o livro foi censurado em algumas instituições por acreditar que a vida do jovem Harry estava repleta de ocultismo, e ensinamentos sobre feitiçaria e religiões falsas.

O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós

Um padre apaixonado por uma mulher no seculo 18, foi o suficiente para que o livro que se passa em um universo ficcional fosse perseguido pela igreja.

Livros que sofreram censura

Eça de queirós foi vítima de protestos por ter colocado no livro uma temática erótica x clerical, devido a isso foi banido das escolas em Portugal.

Feliz ano novo, de Rubem Fonseca

A epoca da ditadura brasileira foi marcada por censuras, o DIP era um verdadeiro carrasco de mal gosto que tornava ilegal qualquer coisa que não fosse do agrado do governo.

Livros que sofreram censura

Os contos de Rubem Fonseca reunidos no livro Feliz ano novo foi banido em 1976 com a justificativa de ferir a moral e bons costumes, o livro foi chamado de “pornografia” e muitos chegaram a exigir que o autor fosse preso por isso.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Alice é um livro de forte temática filosófica e repleta de pequenas reflexões sobre a vida, a existência e auto-aceitação. Um livro que nos faz pensar sobre o que somos e onde queremos chegar, e como todo bom livro também tem um viés politico.

Livros que sofreram censura

No entanto o motivo deste livro ter sido banido da China é o fato de ter animais falantes que se comportam como humanos. Irônico vindo de um pais onde alguns animais são deuses.

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago

A visão de um Jesus humano, com capacidade de se apaixonar e se relacionar com uma mulher como um homem comum, foi o suficiente para fazer deste livro um alvo de inumeras criticas ao redor do mundo.

Livros que sofreram censura

Além disso o escritor era publicamente Ateu o que só reforçou a teoria de um possível deboche ou blasfêmia com a figura do cristo santificado.

O próprio autor chegou a excluir o livro da seleção de obras do instituto português do livro e da literatura; segundo Saramago o livro não seria incluído porque ofendia as pessoas.

A revolução dos Bichos, de George

George Orwell escreveu a revolução dos bichos durante a Segunda Guerra Mundial, por causa das inúmeras referências a união soviética e forte critica ao regime do stalinismo o livro foi banido nos anos 60 e nos anos 90.

Livros que sofreram censura

Mais recentemente em 2002 ele foi banido dos emirados árabes, acusado de ter elementos ofensivos para a religião e cultura islâmica.

Porque censurar?

Censura surgiu como forma de repreensão em igrejas, para aqueles que não seguiam as normas e princípios religiosos pré estabelecidos. E isso se estendeu a politica e ao militarismo.

Alguns paises usam a censura para impedir que qualquer coisa que vá contra o idealismo politico ou religioso estatal seja divulgado e difundado no país.

censurar é impedir que o outro tenha o direito de pensar diferente, é acreditar que apenas o seu conceito esta correto independente do que se trata, a censura afeta a forma de vida de modo geral e às vezes se torna exagerado causando prisões, torturas e morte.

Quer saber sobre outros livros? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Literatura

Um site que aborda Literatura

Este é um site do grupo B20