Melhores Livros Infantis da Atualidade

Introduzir a leitura na vida dos pequenos é essencial para um bom desenvolvimento. Quando a criança se apega a leitura ainda criança, ela aprende a estudar, e toma gosto por um habito simples e saudável que vai ajuda-la em vários momentos

Lista de livros atuais para crianças

Esses livros fogem um pouco dos clássicos infantis mais algo novo é sempre bom para começar no mundo da leitura.

Quase ninguém viu – Livros Infantis

A autora Aline Abreu, explora uma narrativa visual poética em busca de algo que precisamos procurar para ver melhor, assim como os verdadeiros afetos. É um livro premiado e recomendado para crianças a partir de 3 anos.

Rascunho automático

Uma Canção de Urso – Livros Infantis

Prenda a respiração enquanto é hora de seguir os passos do Papa Bear atrás de seu ursinho de pelúcia, que por sua vez segue a abelha. Ilustrações enormes e detalhadas nos obrigam a seguir a angústia, as voltas e reviravoltas do texto, enquanto, ao mesmo tempo, os dois personagens principais se perdem nas fotos. É impossível não atrasar em cada par (e inevitavelmente voltar a cada um mais tarde). O livro já foi traduzido para 11 idiomas.

Melhores livros infantis da atualidade
Melhores livros infantis da atualidade

Tem um Tigre no Jardim – Livros Infantis   

“Não há nada para fazer aqui.” Quem nunca ouviu essa expressão em casa? Mas a vovó a surpreende: “Por que você não vai brincar no jardim?

Acredito que vi um tigre lá esta manhã. Tigre? Ah, que jogo idiota… Mas não custa nada olhar para ele, não é? É um convite ao mundo da imaginação de uma menina, apresentado pela autora inglesa.

Nora continua tocando até encontrar o que procura. Nos detalhes do desenho, dicas para o leitor aceitar o encontro e quem sabe verificar se é possível ver se há um tigre no jardim.

Melhores livros infantis da atualidade
Melhores livros infantis da atualidade

O Muro no Meio do Livro – Livros Infantis

Abra o livro e veja a grande figura: a parede. Outra linha, informações técnicas sobre o trabalho de um lado e rinoceronte do outro.

A história “começa”: “No centro do livro está uma parede” aparece no lado esquerdo ao lado de um pequeno cavaleiro que carrega uma escada muito grande. Outros animais começam a aparecer à direita.

O cavaleiro tem certeza de que seu lado está muito seguro, a parede o protege. Porém, o leitor vê pelas imagens que o herói não possui todas as informações e está em perigo.

Esse jogo de “nem tudo é o que parece” fará com que o leitor repita o livro muitas vezes. Este é o primeiro trabalho de Jon Agee no Brasil.

Melhores livros infantis da atualidade
Melhores livros infantis da atualidade

Pinçada de Coragem – Livros Infantis

Um menino chega à praia com um instrumento na mão. Isso é “puçá” ou “passaguá”, uma espécie de peneira para pegar peixes. Ele olha para algumas pedras e vapt! Faz sua primeira tentativa com elas. Uma ou duas fugas e, na terceira, a rede está cheia de algas marinhas e um problema: um caranguejo que agarra impiedosamente o dedo do menino.

Como se não bastasse, dezenas de caranguejos começam a escalar o menino e, nossa, a história está perdendo o controle!

Quanta coragem ele precisa? O protagonista já apareceu em Vai e Vem (2017), outro livro francês de São Paulo cuja narrativa, como esta, contém apenas imagens.

Melhores livros infantis da atualidade
Melhores livros infantis da atualidade

Estranhas Criaturas – Livros Infantis

A floresta é densa e ali, entre as árvores, o texto diz “o verão foi enfadonho / até o dia em que nos deparamos com um estranho aviso: festa”. As minhocas aproveitaram e dançaram, comeram e se divertiram muito até adormecerem. Quando eles voltaram para casa, viram a tragédia.

Apenas os tocos de toda a floresta eram visíveis, tudo estava destruído. Então os animais decidem ir para trás de suas casas e ver tudo cortado, e tentar falar com as “criaturas estranhas” que o fizeram. Mas eles eram ferozes, então os animais procuram os bichos que eram amigos das criaturas: cães, gatos, coelhos, pássaros. Eles traçam um plano juntos e agora é hora de agir.

Melhores livros infantis da atualidade
Melhores livros infantis da atualidade

Quais critérios definem um bom livro infantil?

Analise a complexidade do texto. Para entender se a história de um livro é adequada para a criança, é preciso conhecer o seu nível de desenvolvimento da linguagem e da leitura.

Qual a faixa etária do infanto juvenil?

Para o mercado, o “infantojuvenil” engloba a faixa dos 8 aos 12 anos.

Quais critérios utilizar ao selecionar um livro?

Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo considerável de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos acalorados.

Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Literatura

Um site que aborda Literatura

Este é um site do grupo B20