Esses livros são considerados extremamente polemicos, os temas sobre o qual são baseados são vistos como proibidos, errados, blasfemicos, e por ai vai. Mas o que torna um livro alvo de possiveis sensuras? confira a lista para entender.
O livro se trata de um romance onde um garoto de 12 anos, sonha em se tornar uma mulher famosa. supostamente baseado na infancia do autor, o livro tem forte apelo para a prostituição e abuso infantil.
Em 2006 foi descoberto que a pessoa que se passava pelo autor na verdade era uma modelo contratada.
E o verdadeiro autor foi uma atendente de telessexo. Essa revelação fez o livro ficar ainda mais famoso entre as celebridades.
O biólogo Richard Dawkins aponta fortes argumentos que podem provar a inexistência de Deus, faz apologia ao ateísmo e declara a religião como a fonte para os grande problemas modernos como guerra, ignorância e intolerância.
O Sucesso do livro aumentou a discussão entre religiosos e ateus no muno acadêmico transformando Dawkins no ícone do ateísmo.
O livro fala sobre dois muçulmanos que sobreviveram a um atentado a bomba em um avião. Apos o ataque um deles desenvolve uma aureola e o outro cria chifres, cascos e um rabo.
O livro é repleto de críticas ao alcorão e islamismo o que acabou criando uma busca pela cabeça do autor, lideres religiosos chegaram a oferecer 6 milhões de dólares como recompensa pelo assassinato do autor.
Rejeitado por muitas editoras que chamaram o livro de “pornografia pura”, Lolita é um romance escrito em primeira pessoa que conta a história de um professor de poesia francesa que se apaixona por uma enteada de 12 anos e mora com ela em uma relação amorosamente erótica.
Humberto se declara um pervertido que tem suas ações baseadas em um romance que acabou mal durante a juventude.
O livro serviu de fonte de inspiração para dois filmes muito polêmicos.
Um livro bastante avançado para a época, Madame Bovary fala de uma mulher que cometeu adultério e se entrega ao consumismo e as dívidas para dar sentido a sua vida carente.
Mas acaba tendo um final trágico e moralista. Por criticar o clero e a burguesia da época, o livro causou furor e o autor foi levado a julgamento por ofender a moral e a religião.
Apos ser absolvido, o autor Gustave Flaubert declarou que ele era a madame bovary.
O pai da psicanálise relaciona os sonhos a projeções do inconsciente. Para o médico, qualquer sonho pode ser explicado.
O livro causou polemica por contradizer as teorias de que os sonhos não eram inteligíveis.
O autor deste livro foi a origem da palavra sadismo, o marques de sade encheu seus escritos de escatologias, incesto, torturas até mesmo de crianças, orgias e assassinato.
O livro foi uma verdadeira afronta para a igreja e o estado. Preso varias vezes por seu comportamento liberal, sade morreu em um hospício.
O livro se baseia nas teorias do astrônomo copérnico que afirmava que à terra nao era o centro do universo.
Para o autor, o universo seria infinito e com um número infinito de mundos, todos em sistemas heliocêntricos com seres inteligentes. Giordano Bruno, o autor foi executado como herege pela inquisição.
Um dos livros mais importantes da história, apresenta a teoria da evolução, cujo conceito se tornaram base para a biologia moderna.
Na obra Darwin analisa a luta pela sobrevivência e a seleção natural entre espécies.
Mas foram as teorias de que o homem veio de um descendente em comum com os macacos que gerou comoção, principalmente por contradizer a bíblia.
A cartilha do nazismo mostra as ideias racistas e antissemitas do ditador Adolf Hitler, que escreveu o primeiro dos dois volumes na cadeia.
No livro Hitler persuadia os alemães a combater os judeus que segundo ele, tinham planos de dominar o pais.
O livro gerou muita polemica quando entrou em domínio publico.
Cientistas, fieis, ateus e vários grupos sempre levantaram dúvidas sobre idiomas, datas e autoria. Além do conteúdo que sempre gerou incertezas e muitas analises.
Principalmente quando fala sobre o pecado original, a criação divina e o apocalipse.
Trechos sobre pena de morte, sacrifícios violência contra crianças, sempre foram temas que geraram polemicas. A bíblia também é a base de várias religiões que geram varias interpretações sobre o que está escrito nela.
Geralmente um livro por contradizer o modo de vida da época.
Muitos usam este livro como base para ações preconceituosas.
Apesar da polémica esses livros entraram para a história e se tornaram grande fonte de renda para os autores.
Veja mais em demonstre.com/literatura
Um site que aborda Literatura
Deixe uma resposta