Bom dia pessoal, hoje o post sobre o livro “Cadê o brincar?” inicia uma série de posts com  recomendações de livros super legais para professores!

Livro: Cadê o brincar?

O livro “Cadê o brincar” da autora Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros tem como tema a identificação das características de crianças que estão em transição entre a alfabetização e o ensino fundamental, dos seis aos sete anos.

O brincar é uma forma de conhecer e interpretar o sua realidade, entretanto há a tendência de se priorizar o ensino mais instrumental e focado no resultado, tornando o processo algo mais mecânizado. O livro de Barros busca exatamente identificar como o brincar ocorre nessa faixa etária, em que está em transição para o fundamental, onde o ensino é mais instrumentalizado. A ideia é entender o papel da brincadeira no aprendizado e evidenciar essa importância muitas vezes deixada em segundo plano, com base na teoria histórico cultural.

Autora do livro: Cadê o brincar?

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros tem uma larga experiência em estudos sobre educação infantil. Ela é mestre em psicologia pela UNESP/Assis e doutora em educação pela UNESP/Marília. Sua pesquisa, embasadas nas teorias histórico-culturais de Vygotsky e Freinet, é focada no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Barros estuda temas como o brincar, a alfabetização, ensino-aprendizado entre outros temas da área.

Você sabe como se dá a construção da moral durante o desenvolvimento infantil?

Entenda os motivos para trabalhar educação sexual na escola!

Não deixe de se inscrever no meu canal do youtube: Vídeos diários para professores!

Confira também as entrevistas que estamos realizando no canal do Demonstre:

Não deixe de se inscrever no canal do youtube do Demonstre: Vídeos diários de poesia!

 

Capa livro: Cadê o brincar?


Price: [price_with_discount]
(as of [price_update_date] – Details)


[ad_1]
Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.

[ad_2]

Características do livro: Cadê o brincar

  • Número de páginas: 228.
  • Editora: SciELO – Editora UNESP (Janeiro de 2009).
  • Data de publicação: Janeiro de 2009.
  • Idioma: Português.
  • País de origem: Brasil.

FIM

Brigada por ter acompanhado até aqui. Por favor não deixe de comentar e compartilhar esse post. Se gostou desse post, você também pode gostar de 11 brincadeiras com papel.

Também não deixe de curtir nossa fanpage e nos dar um feedback do que achou dessa sugestão de livro ou se você tem outras super sugestões de livros para professores.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.