Bom dia pessoal, hoje o post sobre o livro “Cadê o brincar?” inicia uma série de posts com  recomendações de livros super legais para professores!

Livro: Cadê o brincar?

O livro “Cadê o brincar” da autora Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros tem como tema a identificação das características de crianças que estão em transição entre a alfabetização e o ensino fundamental, dos seis aos sete anos.

O brincar é uma forma de conhecer e interpretar o sua realidade, entretanto há a tendência de se priorizar o ensino mais instrumental e focado no resultado, tornando o processo algo mais mecânizado. O livro de Barros busca exatamente identificar como o brincar ocorre nessa faixa etária, em que está em transição para o fundamental, onde o ensino é mais instrumentalizado. A ideia é entender o papel da brincadeira no aprendizado e evidenciar essa importância muitas vezes deixada em segundo plano, com base na teoria histórico cultural.

Autora do livro: Cadê o brincar?

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros tem uma larga experiência em estudos sobre educação infantil. Ela é mestre em psicologia pela UNESP/Assis e doutora em educação pela UNESP/Marília. Sua pesquisa, embasadas nas teorias histórico-culturais de Vygotsky e Freinet, é focada no ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Barros estuda temas como o brincar, a alfabetização, ensino-aprendizado entre outros temas da área.

Capa livro: Cadê o brincar?


Price:
(as of Jan 05,2018 06:49:59 UTC – Details)



Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.

Características do livro: Cadê o brincar

  • Número de páginas: 228.
  • Editora: SciELO – Editora UNESP (Janeiro de 2009).
  • Data de publicação: Janeiro de 2009.
  • Idioma: Português.
  • País de origem: Brasil.

FIM

Brigada por ter acompanhado até aqui. Por favor não deixe de comentar e compartilhar esse post. Se gostou desse post, você também pode gostar de 11 brincadeiras com papel.

Também não deixe de curtir nossa fanpage e nos dar um feedback do que achou dessa sugestão de livro ou se você tem outras super sugestões de livros para professores.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.