10 livros infantis sobre empatia, relacionamentos e emoções

2
2818
10 livros infantis sobre empatia, relacionamentos e emoções 5

Olá pessoal, Hoje o demonstre esta trazendo mais uma lista de livros sobre empatia, relacionamentos e emoções, leitura para crianças, pais e professores. Livros indicados pela leitora Paula Belmino.

10 livros infantis sobre empatia, relacionamentos e emoções

Neste post estamos trazendo uma lista de livros maravilhosos sobre empatia, relacionamentos e emoções, para trabalhar desde cedo com os alunos da educação infantil e/ou seus filhos gerenciado as emoções e ter uma boa saúde emocional e mental.

Inspirado na campanha Janeiro Branco que tem como objetivo a saúde mental das pessoas. Um mês que serve para refletir sobre a virada de ano e para fazer as listas de planos e metas para o novo ano, levando em conta a sua saúde emocional e psicológica.

Os livros que estão aqui listados são ótimos para ajudar na melhoria da sua saúde emocional, estes ensinam as crianças a desde cedo gerir as próprias emoções com a ajuda da família, professores e amigos, o que ajudam as crianças a se expressarem melhor em situações difíceis com o luto, doenças, entre outras situações naturais da vida que as deixam enfraquecido.

Vamos aos 10 livros sobre empatia, relacionamentos e emoções?

1 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – Toc

1 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Toc

Livro da autoria de Juliana Braga Gomes e Cristiane Flores Bortoncello pela Editora Sinopsys, Este livro mostra como as crianças podem se comportar e o que podem fazer para deixar um pouco de lado essa “mania” horrível que muitas pessoas têm e não conseguem controlar.

2 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – Vavá e Popó descobrem as famílias das emoções.

 

2 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Vavá e Popó descobrem as famílias das emoções. 

Livro de Miriam Rodrigues pela editora SinopsysVavá e Popó são duas crianças que descobrem que os sentimentos e emoções têm família: a Família da raiva, da alegria, da tristeza, do amor, do medo, do nojo e das emoções positivas.

3 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – Tua mão na minha

 

3 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Tua mão na minha 

Livro da autoria de Eloí Bocheco pela Editora Habillis e ilustrado por Walther Moreira Santos conta a história de Dúnia uma menina encantadora que vai todos os dias buscar água no poço e se perde a brincar com a natureza, e perde as mães e precisa enfrentar o luto, a dor da separação, mas encontra na avó o afeto e  a força precisa. Um livro poético e cheio de paz num momento difícil e comum à vida.

4 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – tenHo Um amiGO

4 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - tenHo Um amiGO 

Livro de Sandra Ronca. Esse livro é mais que um livro, é uma declaração de amor. Também fala da dor da perda de um filho, a própria autora usa essa dor e transforma em arte para que a dor da saudade deseja alento, amor e cura para os ais da alma, vendo que a falta pode ser restaurada por todas as boas lembranças vividas em poesia, arte, cor, e exemplo.

É necessário amar
a cada segundo e momento
todos os dias
em todo tempo
por toda vida.
É preciso  ter um amor sincero
e ver a alma iluminar-se
no fluir da amizade verdadeira.
Elevar a vida no florir das lembranças
na paz de uma amizade de sempre
que para sempre é urgente
no viver para
pra amar eternamente
um amigo.

Paula Belmino

5 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – Receitas de Olhar.

5 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Receitas de Olhar.

Livro de Roseana Murray, ilustrações de Elvira Vigna pela FTD Editora, um livro que parece um livro de culinária, mas onde as receitas são para acordar palavras, olhar pra dentro da gente mesmo e se enxergar, receita de abrir o coração, de curar dor de amor, receita de dançar no meio do céu, entre outras. Poemas lindos da mestra escritora com pitadas de empatia onde a gente se enxerga e se coloca no lugar do outro

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

6 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – O que os olhos leem o coração sente.

1 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Toc

Livro da autoria de Ana Luiza Novis com ilustrações de Mirella Spinelli pela editora Jaquatirica. A psicóloga Ana Luiza Novis realiza uma fusão entre as duas grandes paixões de sua vida – a Terapia Narrativa e a Literatura. Escritos numa linguagem envolvente e com belas ilustrações, os vinte contos reunidos nesta edição são verdadeiras fábulas, pertencentes a um universo encantado, repleto de magia e lirismo.

7 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções Eloísa e os bichos.

7 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções Eloísa e os bichos.

Livro de Jairo Buitrago com belas ilustrações de Rafael Yockteng pela Editora Pulo do Gato . O livro fala de aceitação, de alguém que precisa se reafirmar, relacionamentos, do saber conviver.

O livro Eloísa e os bichos foi traduzido por Márcia Leite e narra a história de uma menina que acabou de se mudar com o pai para uma cidade nova.
Eloísa se sente um bicho estranho, e vive triste a lembrar de sua vida passada. Na escola ela demora a se adaptar, até que com o tempo vai aprendendo a conviver com os demais.

O texto curto e lírico, traz grandes reflexões sobre convivência, respeito à diversidade, bullying, a questão das relações humanas e a ter empatia. O texto casa com as belas ilustrações e nos faz pensar na pluralidade, no deslocamento das pessoas, temas que devem sempre ser abordados em sala de aula com as crianças.

8 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – No canto dos olhos.

8 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - No canto dos olhos.

Livro da autoria de Maria Cristina Peixoto com ilustrações de André Flauzino pela Editora Bambolê, o livro fala de sentimentos, num costurar de palavras, onde muitas vezes nem é preciso dizer o que se sente , mas os gestos falam, os olhos contam e revelam segredos da alma, mas é necessário a gente se colocar no lugar do outro e estar atento ao olhar do outro.

9 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – Dandi e  a árvore palavreira.

9 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - Dandi e  a árvore palavreira.

livro de Ana Cristina de Melo com ilustrações de Patrícia Lima que recebemos da Editora Bambolê  fala de relacionamentos, família, superação, de forma terna é um conto onde o personagem principal éDandi, um menino diferente, apaixonado pelas palavras, de uma família de 5 irmãos, todos viviam no sítio  Sol da noite, criados ao lado dos pais , tia Tonha e Vô  Chico.

Dandi era o que mais desejava estudar, conhecer uma escola, e embora a lida , o carrear água, o plantar, o cuidar de animais fosse bom aprender com os pais, ele sonhava ir além… O livro traz muita a refletir, sobre valores, cultura, estudo, amor e fraternidade.

Ensaio fotográfico feito pela Paula Belmino, releitura da ilustração do livro.

10 – Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções – A pipa e a flor.

10 - Livros sobre empatia, relacionamentos e emoções - A pipa e a flor.

Livro de Rubem Alves pela Editora Adonis traz 3 finais diferentes para o leitor escolher. O livro faz refletir sobre sentimentos de respeito e amizade, o verdadeiro amor que não submete à escravidão, mas é livre e traz paz.

A Pipa e a flor foi lançado pela Editora Adonis em parceria com o Instituto Rubem Alves e traz lindas ilustrações de Bruna Pellegrina , neta do autor Rubem Alves.

Ensaio fotográfico feito por Paula Belmino, Releitura da ilustração do livro.

Obrigado por acompanhar o nosso post até aqui!

Gostaria de agradecer a leitora Paula Belmino por ter nos indicado esses livros para mostramos aqui no demonstre! espero que tenham gostado e tudo de bom pra vocês.

Veja também nosso post anterior com livros infantis sobre a natureza!

Referencias:

1 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2016/08/transtorno-obsessivo-compulsivo-e-foco.html

2 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/11/vava-e-popo-descobrem-as-familias-das.html

3 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2016/02/tua-mao-na-minha_19.html

4 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/10/tenho-um-amigo.html

5 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/04/receitas-de-olhar.html

6 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/07/o-que-os-olhos-leem-o-coracao-sente.html

7 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/06/eloisa-e-os-bichos-dica-de-livro.html

8 – https://www.editorabambole.com.br/livro-nocantodosolhos

9 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/04/dandi-e-arvore-palavreira-dica-de-livro.html

10 – https://paulabelmino.blogspot.com.br/2017/08/a-pipa-e-flor-releitura.html

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá João Victor amei o seu trabalho divulgando livros tão importantes e essenciais além de formar, trabalhando a empatia, a resiliência, os relacionamentos, a saúde emocional desde cedo. Foi-se o tempo em que se achava que crianças não tinham problemas, pelo contrário é preciso conversar, deixar que elas exponham o que sentem e assim transforma a dor em amenidades

  2. É importante desde cedo trabalhar as emoções, alegrias e tristezas, os sentimentos de forma lúdica e os livros são ferramentas importantes. parabéns pelo maravilhoso tema e assunto tratado e bem escrito aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.