Mamona

0

Veja Mamona e outras Plantas Ornamentais.

Como sabemos as plantas são de diferentes tipos e estão em diferentes lugares do planeta, e muita dessas plantas servem para uma grande quantidade de remédios, para diversas doenças.

Sendo um dos maiores e mais biodiversos grupos de seres vivos na Terra, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base dos alimentos da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

Então o demonstre veio mostrar nesse poste uma lista recheada de “plantas Ornamentais”, que podem ajudar as pessoas em seus problemas de saúde chegando até a curar algumas doenças que as pessoas enfrentam.

Mamona

A mamona é um arbusto ou arvoreta de textura semi-lenhosa, tropical, perene, conhecida por suas qualidades de aplicações na indústria química e na de biodiesel, mas que também apresenta folhagem, flores e frutos bastante ornamentais. O caule é único, ereto e lenhoso em sua base, ramificando antes do final do primeiro ano de crescimento. Suas folhas são brilhantes, alternas, palmadas, profundamente lobadas, com margens dentadas e sustentadas por longos e fortes pecíolos.

Na forma típica da espécie, elas surgem com tonalidades avermelhadas que gradualmente vão atingido a cor verde clara ou verde-escura. As flores surgem em inflorescências terminais do tipo panícula. As flores femininas são geralmente na cor verde, ou de tonalidades avermelhadas, sem pétalas. As flores masculinas são amarelo esverdeadas, com estames na cor creme. Os frutos que se formam são cápsulas globosas, com três sementes cada, recobertas de espinhos e podem ser verdes ou avermelhadas, de acordo com a cultivar. As cápsulas secas se dividem em três partes, expondo e liberando as sementes.

Mamona – Ficha da Planta Ornamental

  • Nome Científico: Ricinus communis
  • Sinonímia: Ricinus digitatus, Ricinus hybridus, Ricinus leucocarpus
  • Nomes Populares:Mamona, Carrapateiro, Carrapato, Castor, Palma-de-cristo, Rícino, Mamoneira, Tortago
  • Família: Euphorbiaceae
  • Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais, Plantas Daninhas, Plantas Hortícolas, Plantas Tóxicas
  • Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: África, Ásia, Europa, Índia
  • Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene

Para que serve a Mamona?

As sementes da mamona encerram um óleo bastante viscoso e fácil de solubilizar em álcool, de forma que ele é um ingrediente ideal para a produção de biodiesel. Este óleo, tem também diversas e valiosas aplicações na indústria química. Elas contém ainda uma poderosa toxina, a ricina, que é mortal mesmo em pequenas doses.

Vídeo sobre Mamona:

Vídeo sobre a planta que está no youtube.

Plantas Ornamentais

Planta ornamental são plantas cultivada por sua beleza. São muito usadas na arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos.

As pessoas comentam indícios de que, desde os primórdios da humanidade, algumas espécies, como o lírio-branco, eram cultivadas para esse fim, também os ipês que são muito tradicionais no Brasil.

Para você decorar a sua casa com plantas ornamentais e compor o seu ambiente com beleza e elegância, separamos as espécies mais adequadas para áreas internas e externas. Ao escolher por plantas ornamentais para espaços internos é preciso pesquisar sobre as espécies e a necessidade de luz e sol de cada uma.

Algumas pessoas utilizam plantas venenosas na decoração de ambientes internos, pois desconhecem do perigo que essas espécies representam para crianças e animais. Por isso, antes de adquirir uma planta é importante verificar se a espécie é tóxica.

Fim da Mamona

Se você gostou, compartilhe, deixe seu comentário ou crítica.

20 Plantas Ornamentais – Etapa 4

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, temos diversas outras. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!