Neste post você encontrará diversas dinâmicas de integração para estar trabalhando em um grupo, afinal, as vezes o primeiro contato nem sempre é tão fácil. Como demonstração do que poderá ser feito, trouxemos aqui Mãozinhas e outras Dinâmicas de Integração.

Mãozinhas

Um time bem integrado é composto por profissionais com competências complementares que contribuem para o desenvolvimento de toda a equipe e, consequentemente, da empresa. No mundo da equipe ideal, todos propõem inovações, buscam soluções, fazem a diferença, são participativos e proativos nas diversas situações e desafios do cotidiano empresarial e ainda se ajudam. Parece algo fantasioso, mas é possível de se conseguir com uma boa liderança e bons profissionais abaixo dela.

O alto desempenho de uma equipe é promovido por valores como a boa convivência, o respeito mútuo, a colaboração, a solidariedade, a confiança, a transparência, o comprometimento, o empenho, a sinergia e o foco nas metas almejadas.

Dinâmicas de Integração

Integrar alguém é fazer com que ele faça parte de um grupo, ou seja, é fazer com que este alguém se junte, tornando-se parte integrante, completando.

Neste post, você irá encontrar diversas dinâmicas de integração para que ninguém se sinta segregado em um grupo, afinal, não existe sentimento pior do que se sentir excluído.

Mãozinhas – Dinâmicas de Integração

Essa dinâmica tem como principal objetivo levantar as expectativas do grupo em relação ao tipo de trabalho a ser realizado e verificar a disponibilidade interna de cada integrante do grupo, em relação ao trabalho a ser realizado.

Recursos para a dinâmica

  • Folhas de papel sulfite;
  • Canetas;
  • Flip Chart;
  • Canetas para Flip Chart.

Execução da Dinâmica

  1. Primeiramente, distribua uma folha de papel sulfite e uma caneta para cada participante.
  2. Solicite que cada integrante do grupo contorne na folha de papel, suas mãos direita e esquerda, utilizando para isso também, o verso da folha.
  3. Em seguida, peça que após o desenho, cada participante escreva em um dos contornos da mão, suas expectativas em relação ao trabalho e, na outra, o tipo de contribuição que pode oferecer.
  4. Em seguida, solicite, após, que seja feita a leitura individual para o grande grupo, observando em qual das mãos (direita ou esquerda) estão as contribuições para o trabalho. Nesse momento, anotar no flip chart as expectativas.
  5. Encerre a atividade expondo os objetivos do trabalho em questão, tecendo comentários sobre a disponibilidade interna de cada um sobre o trabalho que será realizado.

Fim da dinâmica Mãozinhas

Se você gostou da dinâmica, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

10 Dinâmicas de Integração

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta