Marimbondo – Brincadeira Indígena

0
1169
Zarabatana - Brincadeira Indígena 3

O Marimbondo são uns bichos irritantes, não é verdade? E não é de hoje que eles causam incômodo e tiram as noites de sono de muita gente. E os indígenas sabem muito bem disso, já que os bichos estão sempre rodeando suas casas. E a influência deles acabou gerando uma brincadeira muito divertida.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

O grande sonho da maior parte dos docentes é passar em um concurso, e sem dúvidas a maior dificuldade está em entender a prova e aprender a estudar para o certame. Por isso, sendo eu concursado e tendo passado por isso, quero indicar um curso que realmente faz a diferença:

Centro do ConcurseiroClique aqui para fazer o curso do Pietro Frazon e conquiste sua vaga.

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Como fazer a brincadeira do Marimbondo?

A brincadeira do Marimbondo é muito simples de fazer, mas é necessário um ambiente que permite modelar as casinhas do bicho apropriadamente. Se houver praias ou rios próximos ao colégio, procure explorar as possibilidades do jogo.

Marimbondo

Público alvo: crianças e principalmente adolescentes que gostam de se divertir. Ter fôlego é essencial.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade, e  adolescentes entre 15 e 17 anos.

Recursos: um local que permita boa movimentação entre todos os participantes da brincadeira, que geralmente ocorre na beira do rio. Também se usa terra ou areia para criar todas casas do inseto.

Objetivo: o objetivo da brincadeira é criar casas de marimbondo com a areia ou a terra, sendo que os adversários não podem permitir que a casa seja construída.

Passo a passo

  1. A brincadeira é realizada em dois grupos, onde precisam ter um ligado no outro grupo para impedir que crie a casa de marimbondo.
  2. Se o grupo se aproximar de sua casa quase pronta de marimbondo, deve-se agir e impedir que eles se aproximem ou destruam toda a sua casa. A casa só pode ser destruída atirando bolas de terra, que os defensores devem impedir.
  3. O grupo que tiver a casa pronta em primeiro lugar sem sofrer uma destruição irá ganhar.

E aí, gostou da brincadeira? Ela é bem divertida, não é verdade? Contudo, cabe avisar do cuidado ao realizar o jogo do Marimbondo com as crianças, para que elas não se machuquem com as bolas de terra. Tendo esta preocupação, tudo pode rolar sem grandes problemas. Um forte abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.