Massinha de modelar – como fazer

0
1305
Massinha de modelar - como fazer 2
Imagem por - Blog da elian - destaque

Olá pessoal, hoje no demonstre irei mostra como se faz massinha de modelar, uma ótima opção para fazer na recreação com os pequenos e faze-los por a mão na massa!

imagem por - thejournal.ie
imagem por – thejournal.ie

Que criança não gosta de brincar com massinha de modelar? aposto que todas, agora imagine se elas pudessem fazer a sua própria massinha.

Com toda certeza elas iriam adorar e aposto que a brincadeira seria bem mais divertida, afinal, foram elas mesmas que fizeram o brinquedo.

O uso da massinha de modelar na educação infantil

A brincadeira com massinha de modelar é uma maravilhosa atividade para os alunos do ensino infantil.

O uso desse material permite aguçar os conhecimentos e sentidos dos pequenos, como o tato e o olfato. Através das brincadeiras com a massinha é possível descobrir e conhecer novas cores, formas e texturas.

também ajuda no desenvolvimento da imaginação quando ela passa a criar personagens e objetos com a massinha.

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Compre o nosso ebook de atividades educativas para o mês de julho. Material 100 ilustrado, com atividades e roteiros de atividades únicas e focadas no ensino de leitura e escrito:

31 atividades escolares para o mês de julho

Clique aqui ou na imagem para comprar o ebook por apenas 10 reais!

Terceiro anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminhar o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Massinha de modelar – Como fazer

A massinha de modelar caseira é bem fácil de fazer e com materiais bem simples de encontrar, o melhor de tudo é que todos os materiais são comestíveis o que é ótimo pois a criança pode colocar na boca sem perigo algum.

Imagem por - Blog do Elo7
Imagem por – Blog do Elo7

Os materiais necessários para fazer a massinha são: Farinha de trigo, Sal, Água, Óleo e corante alimentício. O procedimento para fazer a massa é bem simples.

Vamos aprender como se faz? Segue as instruções do passo a passo de como se faz a massinha.

Como se faz massinha de modelar – Primeiro passo

1 – base da massa de modelar – farinha e sal

Para começar, pegue uma tigela que caiba todos os ingredientes, em seguida, encha duas xícaras de farinha de trigo (com ou sem fermento), depois 1/2 xícara de sal e coloque tudo na tigela, misture até perceber que a farinha e sal são um só.

Como se faz massinha de modelar – Segundo passo

2 – dá consistência a massinha com água e óleo

Para o segundo passo basta adicionar na mistura de sal e farinha  1 copo d’água, e 1 copo de óleo. Amasse os 4 ingredientes até que forme uma massa homogênea.

Se ficar muito mole é aconselhável adicionar mais farinha até que fique com uma boa consistência.

Como se faz massinha de modelar – Terceiro passo

3 – dá cor a massinha de modelar com corante alimentício

No terceiro passo vamos aprender como dá cor a nossa massinha de modelar. Para isso é necessário um potinho de corante alimentício, da cor que preferir.

É usado o corante alimentício, porque não é um alimento toxico, que possa afetar a saúde da criaça.

Mas se por acaso o seu filho ou aluno tiver alergia a esse tipo de corante, ele pode ser substituído por suco em pó, a diferença é que a massinha feita com o suca vai ter um sabor a mais.

Obs: depois de feita a massinha terá que ser bem conservada, sendo envolvida em um plástico ou dentro de um depósito bem fechado.

Se bem conservada, a massinha irá durar no máximo 10 dias, depois disso ela começara a rachar e ficar dura.

Dicas de brincadeiras com massinha de modelar

A criação da própria massinha já é uma brincadeira muito divertida. Esse é um tipo de brincadeira que não necessita de muitos recursos e planejamento, só em manusear a massa os pequenos passam horas e horas sem se preocupar com nada.

Imagem por - Escola Municipal Taquari - Blogspot
Imagem por – Escola Municipal Taquari – Blogspot

Você pode propor atividades diferentes para eles usando esse recurso tão simples. Separamos aqui 3 dicas de brincadeiras super legais usando a massinha de modelar.

Dica 1: Brincando com o alfabeto

A primeira dica de brincadeira é ótima para para aqueles alunos que estão no processo de alfabetização.

Você pode pedir para que elas modelem as formas das letras do alfabeto com a massinha e em seguida para que tentem criar palavras, ou juntar as letras para formar os seus nomes.

Pode ser uma boa fazer fichas com o alfabeto, ou até mesmo salvar é imprimir algumas que temos disponíveis aqui no Demonstre, basta pesquisar por Alfabeto no nosso campo de pesquisa.

Essas fichas vão ser uteis para que eles possam dar uma olhada enquanto estiverem modelando.

Dica 2: Criando foceis

Essa brincadeira é bem bacana, possibilita que as crianças apreciem mais as coisas em sua volta ao procurar por objetos para marcar a massinha de modelar.

Para brincar basta ter a massa de modelar, a criança vai precisar fazer um tipo de placa com a massinha, ela pode fazer uma bola e em seguida amassa-la.

Depois só vai precisa encontrar objetos como tampinha de garrafas, folhas, pente, brinquedos pequenos, para assim poder carimbá-los na placa feita com a massinha de modelar.

Dica 3: Criando novas cores

Que tal ensinar aos pequenos sobre a origem das cores? Essa brincadeira é bem bacana, você precisa pedir para a criança pegar duas massinhas de cores primas diferentes, pode se azul, vermelho ou amarelo.

Depois pesa para que ela as misture, assim uma nova cor surgira. Explique para a criança o porque que isso acontece e a faça continuar misturando as cores para que possa descobrir muito mais.

Além dessas dicas, também existem outras bastante comuns, como a criação de personagens, animais, comidinha de mentirinha, só basta ter uma dessas massas em mãos que as crianças irão modelar coisas incríveis!

Obrigado por ler até aqui!

Bom pessoal, esse foi o post sobre como fazer massinha de modelar. espero que tenham gostado. Tudo de bom para vocês!

Não deixe de fazer o seu comentário sobre o tutorial, e se por acaso gostou da ideia, faça com seus filhos é/ou alunos eu tenho certeza que eles vão adorar! Se fizer nós diga como foi, compartilhe sua experiencia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.