Como cuidar de bebê recém-nascido

É muito importante saber os cuidados necessários para o um bebê recém-nascido, onde os pais devem estar entrosados em cuidar deles e se for pais de primeira viagem, muitas dúvidas devem ser explicadas.

Os pais devem ter muito cuidado com o recém-nascido, pois eles são muito molinhos, não andam, nem falam ainda. Então a atenção dos pais para eles deve ser contínua, com a saúde, alimentação e com o seu desenvolvimento para que ele possa crescer bem e que nenhum problema possa acontecer com ele, por isso algumas vezes alguns pais devem ir procurar ajuda com médicos e especialistas.

Dicas essenciais para os cuidados do bebê

Como cuidar de bebê recém-nascido

Algumas dicas serão dadas, para que os pais possam saber o que fazer e possam praticar cada uma delas, pois essas dicas foram recomendadas por médicos.

  1. Maternidade: O teste do pezinho pode ser o mais famoso, mas além dele, o bebê faz os testes do olhinho, coraçãozinho e linguinha para ver se há doenças congênitas, síndromes ou alguma outra ameaça à saúde. Eles também são vacinados ainda no hospital contra a hepatite B e tomam a BCG, que protege da tuberculose.
  2. Estimulação a amamentação: Na sala de parto deve ainda ocorrer a primeira visita ao seio materno. Ele talvez não sugue no momento, mas o importante é estimular o contato entre a mãe e o filho, o contato pele a pele, que torna mais fácil a amamentação. Logo após, o filho se retira da sala para receber as vacinas e fazer os testes iniciais. Embora algumas maternidades ofereçam fórmulas lácteas durante esse período, o bebê geralmente tem uma reserva de nutrientes que suporta algumas horas até a próxima mamada.
  3. Cuidados com as visitas em casa: Os médicos avisam que não é bom receber visitas nos primeiros dias de vida do bebê, mas se você quiser receber alguém, procure saber se a pessoa está saudável e faça de tudo para que a visita seja curta, em torno de 15 minutos. Todos devem lavar as mãos para que possam tocar no bebê. A mesma coisa vale para os pais.
  4. Silêncio em casa: O bebê acaba de sair de um ambiente que é o útero materno. Desta maneira, os pais devem fazer de tudo para que a casa esteja em paz nos primeiros meses. Pode ter mais silêncio na hora da amamentação e na hora de dormir.
  5. A hora do banho: Ainda na maternidade, a enfermeira fará um banho demonstrativo no quarto. Depois, é só reproduzir em casa, seguindo alguns passos. Primeiro, deixe tudo que precisará por perto, sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, que servirá para corpo e cabeça, toalha, algodão, fralda e roupa. A água da banheira deve estar em 36 graus, quentinha mas confortável. Os especialistas recomendam que bem nesse início da vida, o corpo do bebê seja enrolado numa toalha para a cabeça ser lavada primeiro. Depois, seque a cabeça e aí lave o corpo, gentilmente.
  6. Trocar a fralda: Não é preciso trocar toda vez que o recém-nascido faz xixi, mas o período é de consumo intenso de fraldas, porque eles farão cocô cerca de oito vezes por dia. Na hora de fazer a troca, evite lenços umedecidos, que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Prefira algodão e água morna. Meninos e meninas devem ser sempre limpos da frente para trás, e no caso deles o prepúcio não deve ser forçado para baixo. A limpeza é sempre suave.
  7. Posição no colo: Como nessa fase é muito comum ter refluxo, a cabeça deve estar sempre mais elevada do que o resto do corpo. O pequeno ainda não tem força para sustentar a cabeça, por isso os pais devem sempre segurá-la com as mãos. Algumas posições também ajudam a aliviar as cólicas.
  8. Indo ao pediatra: Ocorre na primeira semana após a alta hospitalar, para avaliar a amamentação e a saúde do bebê. Nesse encontro o médico estabelece o ritmo das próximas visitas, que geralmente ocorrem no 15º dia, no primeiro mês e, depois, mensalmente.
  9. Cólicas, o que fazer: A partir da terceira semana as cólicas intestinais começam a dar as caras. É normal, mas o bebê chorará com o incômodo. É possível aliviar a dor com massagens ensinadas pelo pediatra, que também prescreve medicamentos se necessário. Compressas mornas, nunca diretamente sobre a pele do bebê, também ajudam.
  10. Banhos de sol: A partir da terceira semana as cólicas intestinais começam a dar as caras. É normal, mas o bebê chorará com o incômodo. É possível aliviar a dor com massagens ensinadas pelo pediatra, que também prescreve medicamentos se necessário. Compressas mornas, nunca diretamente sobre a pele do bebê, também ajudam.

Com todos estes passos se torna realmente fácil fazer tudo certo para o seu bebê:

Como cuidar de bebê recém-nascido

Para finalizar

Algumas dicas foram deixadas para que os pais possam fazer tudo da maneira correta, para que nada possa sair do controle, por isso consulte médicos, para que eles possam lhe dar outras dicas, para que tudo possa dar certo durante o desenvolvimento do bebê.

Dê tudo de sí, pois esses momentos podem demorar, mas são momentos especiais, pode ser cansativo, mas vale a pena depois, então continue dando todo seu amor a essa coisinha linda que é seu filho.

Quero aprender mais!

Se você gostou das nossas dicas aproveite para aprender um pouco mais, lendo o nosso artigo sobre: Como criar um site.