Como estimular o bebê a andar

Os primeiros passos do bebê são muito esperados pelos pais, que podem adorar essa notícia. Mas depois começa a aparecer as dúvidas entre ambos, eles querem saber como estimular o bebê a andar, como eles podem ajudar o bebê , se algumas brincadeiras podem estimular, ou algumas atividades que serão exercidas pelo bebê. O que realmente deve ser feito?

O bebê nessa esperada fase se sente mais confiante, onde em vários momentos eles irão tentar se erguer e consequentemente tentaram andar, mesmo sem equilíbrio.

Tentando andar

Nesses momentos os pais devem ficar de olho neles, pois mesmo no berço eles irão tentar se erguer, eles irão cair e podem bater a cabeça no berço, por isso toda a atenção nesse momento tem que ser reforçada.

Eles não possuem o equilíbrio adequado, por isso não se erguem em pé, então a atenção dos pais deve ser contínua, os pais sempre devem estar de olho no bebê e com certeza devem incentivar o bebê nesse momento, sempre estar fazendo brincadeiras que estimulem e fazendo alguns exercícios para ajudar o bebê.

Como estimular o bebê a andar

Aos 10 meses os bebês começam a querer andar, pode ser menos que 10, ou mais que 10, mas em algum momento eles podem tentar andar. Eles se irão se apoiar nas paredes e nos móveis, mas ainda sem equilíbrio.

Os bebês podem demorar para querer andar, mais ou menos até os 18 meses. Depois dessa idade, você deverá se informar sobre, procurar um pediatra, que é muito aconselhável. Não se descuide, pois isso é muito essencial para o bebê.

Como estimular

Algumas dicas serão dadas, para que você consiga estimular seu bebê, onde irão ajudar no desenvolvimento dele.

  • Não compare: Como já foi dito, os bebês podem demorar para tentarem andar. Então não compare, pois pode ser comum, eles podem tentar pela primeira vez quando tiverem 1 ano, mas se passar dos 18 meses e eles tentarem andar, você precisará procurar um especialista.
  • Incentive: Você pode se afastar dele com a ajuda de alguém para segurar o bebê, depois chame-o, para que ele possa tentar ir atrás de você. Você pode pegar um brinquedo para ele se interessar mais, ele poderá tentar pegar o brinquedo. Faça isso repentinamente, para que ele se interesse por aquilo.
  • Segure a mão de seu filho: Segure as duas mãos do seu filho e faça-o andar, depois de receber a confiança dele, você pode soltar uma das mãos, onde ele deve conseguir se equilibrar. Depois de conseguir a confiança dele você pode soltar a outra mão, mas fique de olho, se mantenha calmo, para que você consiga pegá-lo se ele tentar cair.
  • Conceda segurança ao bebê: Eles adoram quando eles conseguem se manter firmes na posição ereta e conseguir dar alguns passos, desta maneira ele poderá querer se arriscar mais. É aí que os pais têm que se concentrar totalmente no bebê. Se o seu filho bater ou derrubar algo, tente alertar ele de forma carinhosa e amorosa. Se você gritar com ele, consequentemente ele sentirá medo e não conseguirá andar novamente, pois ele irá retrair, isso pode atrasar seu desenvolvimento motor.
  • De maneira alguma o assuste: Como foi dito, um grito pode assustá-lo, podendo retrair ele. Desta forma, observá-lo andar desengonçado e estar quase caindo pode ser muito desconfortante para você, pois você se importa com ele, mas depois disso ele cair, não crie pânico, mas socorra-o, desta maneira você precisa confortar o bebê. Se depois ele tentar dormir, ou se ele vomitar. Se o comportamento dele mudar, procure um médico.
Como estimular o bebê a andar
  • Esqueça o andador: Além de ser responsável por acidentes com crianças, o acessório, diferente do que se imagina, não estimula a criança a andar. Muito pelo contrário. O andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor do seu filho, fazendo com que leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar.
  • Colocar calçados: É melhor deixá-lo descalço, pois pode dar a ele uma aderência ao sentir o chão e ele se sente mais seguro. Meias antiderrapantes podem ajudar muito, fica melhor nos dias de frio. Não coloque calçados duros demais. Coloque tênis molinhos, confortáveis e do tamanho correto.
  • Objetos, quinas, móveis: Vê-lo andar pode se tornar um momento muito lindo, mas sempre fique de olhos onde eles está indo, pois eles podem tentar pegar objetos, eles podem se chocar com as paredes, com os móveis, com as quinas e isso tudo pode se tornar um problema, se mantenha atento ao seu filho.

Por fim, aproveite todo o tempo dessa fase, pois pode se tornar muito importante, tanto para ele, como para você. Passe todo o tempo possível com ele, aproveite a fase do andar e as outras fases, faça parte do crescimento dele, para que ele possa se sentir feliz, por saber que seus pais fizeram presença nas fases mais importantes dele.

Se houver mais dúvidas, procure mais sobre, ou procure um especialista nisso. Boa sorte com a estimulação do andar do seu bebê.

Quero aprender mais!

Se você gostou de aprender um pouco sobre como estimular o bebê a andar, aproveite também para aprender um pouco mais através do nosso artigo sobre: Como dar banho em bebe recém nascido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Maternidade
Um blog abordando Maternidade.
Este é um site do grupo B20