É um privilégio para todo pai, mãe ou familiar do recém nascido ver seus primeiros dentinhos aparecerem, é bonitinho e representa o início de uma fase importante para o bebê, então as pessoas vivem atentas a respeito da boquinha do bebê sobre quando um dentinho vai sair dali, uma dúvida que muitos tem é “Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer um dente?”
Hoje entenderemos como são os indícios de tal fenômeno marcante e como deve agir diante de tal caso, assim como qualquer outro caso, é importante também ficar atento aos sinais perigosos e, cuidar dos dentinhos do recém nascido.
Os indícios dos primeiros dentinhos do bebê geralmente surgem por volta dos 6 ou 8 meses de idade e, enquanto alguns podem não apresentar indícios disso outros podem apresentar sinais como:
Em alguns casos pode haver febre e diarreia ou, ele pode apresentar um comportamento mais chorão.
Caso queira massagear a dor eo inchaço do nascimento dos primeiros dentes, é aconselhado que façam uma massagem utilizando a ponta dos dedos na gengiva do bebê ou dar brinquedos frios para o bebê morder.
Essa pergunta pode ser tratada como algo pessoal de cada um, uns apenas deixam os dentinhos se desenvolverem enquanto cuidam do bebê com suas salivação e os demais, outros se esforçam para auxiliar no desenvolvimento, o que podemos fazer para ajudar?
Em alguns casos de dor, massageie a gengiva do bebê com a ponta dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas, como a Camomilina, você pode utilizar-se de objetos frios para o bebê morder, tipo os mordedores ou palitinhos de cenoura depois de os colocar na geladeira.
Se ele ficar com o queixo irritado e vermelho devido a baba, coloque um creme que é usado em assaduras, pois contém vitamina A e Zinco que são essenciais para regenerar a pele.
É importante cuidar dos primeiros dentinhos do bebê ainda antes de começarem a nascer, pois há especialidade dos dentinhos de leite é criar um bom terreno para os dentes definitivos, marcando o local no qual estes dentes definitivos irão aparecer, dando forma à gengiva do bebê e criando espaço para os dentes definitivos.
Então, os pais devem limpar as gengivas, bochechas e a língua com um pano ou uma gaze úmida pelo menos 2 vezes ao dia e, principalmente antes de colocar o bebê para dormir.
É importante também auxiliar após o nascimento dos dentinhos, então para ter uma breve noção aqui vai algumas dicas:
Resta colocar em pratica o que aprendeu e fazer o melhor para o seu bebê.
Lembre-se, um dente novo causar também perda de apetite em alguns casos, mas se você considera uma preocupação o fato de que seu bebê não esteja se alimentando o suficiente, consulte um pediatra.
Como mencionado, pode haver febre ou diarreia, mas não há evidência científica que fundamente isso ou seja, se o seu bebê estiver com febre alta ou diarreia constante, não se contente apenas com um “dente nascendo”, é importante que você consulte seu médico.
Por isso é importante acompanhar o nascimento do dentinho do seu bebê, além de ser um momento importante para ele, será um momento especial para você como papai ou mamãe, lembre-se de tirar uma foto do seu pequeno charme para um dia, quando seu pequenino estiver grandinho mostrá-lo, isso ajuda a criança a aperfeiçoar seu conhecimento sobre si mesmo e proporciona um bom momento de alegria!
A gengiva do bebê que você tanto ama é muito importante não só para você mas também para ele e, este é um momento no qual ele está contando com você. Fará com que você tenha alguns momentos de estresse, mas logo tudo estará terminado.
Se você quer aprender ainda mais sobre maternidade e dicas de como cuidar ainda melhor do seu bebê, não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Quando furar a orelha do bebê.
Deixe uma resposta