Como limpar a boca do bebê

Você sabe como limpar a boca do bebê? Ter um bebê em casa é sempre uma festa, bebês são cheios de energia e amor para dar, então naturalmente ter eles por perto é algo que exige atenção constante e muitos cuidados para garantir a saúde e felicidade do seu bebê.

Bebês têm o organismo super frágil, por isso é fundamental manter sempre um olho atento para garantir que seu bebê vai permanecer bem de saúde, um dos principais pontos para prestar atenção é a saúde bucal que é super importante desde os primeiros dias.

Nesse artigo vamos falar sobre como limpar a boca do bebê, como você pode manter a saúde bucal do seu filho em perfeito estado e conseguir aproveitar ao máximo os primeiros sorrisos do bebê sem medo.

Riscos de não limpar a boca do bebê

Como limpar a boca do bebê

A saúde do bebê é super frágil, então manter a boca do bebê sempre limpa é fundamental para evitar algumas doenças bem desagradáveis que podem inclusive ter consequências para a vida toda.

Mesmo enquanto apenas está se alimentando com o leite materno o bebê fica com pequenas partículas de alimento dentro da boca e estas quando não são limpas apropriadamente acabam apodrecendo, entre os riscos temos:

  • Periodontite: 
Inflamação na gengiva que pode provocar o enfraquecimento ou a perda dos dentes.
  • Gengivo Estomatite: Inflamação da mucosa oral causada pelo vírus da herpes, com o aparecimento de aftas e inchaço das gengivas. Surge principalmente quando a criança está com o sistema imunológico debilitado.
  • Monilíase : Infecção da orofaringe causada por fungos, também conhecida como sapinho.
  • Halitose 
:O popular mau hálito acomete os pequenos sim. A maioria dos casos (90%) são provocados por outros problemas bucais, como gengivite, periodontite, placa bacteriana e cárie.
  • Erosão dentária: 
É caracterizada pela perda do esmalte, camada branca e externa do dente, que deixa a dentina (parte amarelada e interna) exposta. A causa mais comum são refrigerantes, sucos mais ácidos, alguns remédios e, no caso de adultos, bebidas alcoólicas.

Todas estas diferentes formas de doenças podem começar a surgir já nos primeiros dias depois do nascimento e se tornar mais presentes ao longo da vida da criança, então todo cuidado é pouco.

Passo a passo de como limpar a boca do bebê

Como limpar a boca do bebê

Limpar a boca do bebê é super importante, mas é um processo delicado, então é fundamental que você siga o procedimento correto para garantir que você vai fazer uma boa limpeza sem deixar o bebê irritado.

  1. Espere até o bebê arrotar, se você tentar esse procedimento antes do arroto é provável ter que repetir ele na sequência uma vez que o arroto é comumente seguido por uma certa quantidade de refluxo.
  2. Tenha certeza de que seu bebê está confortável e brincalhão, assim você vai poder passar pelo processo inteiro sem crises de choro e uma vez que o bebê se acostumar as próximas vezes vão ser ainda mais fáceis.
  3. Use um pedaço de esparadrapo para enrolar na ponta do seu dedo formando um dedal improvisado, esse é o dedo que você vai colocar na boca do bebê então tenha certeza de lavar bem as mãos antes de começar.
  4. Com o dedo enrolado em esparadrapo comece o processo de vasculhar através da boca do bebê para fazer a limpeza, comece pela língua, passe pelas bochechas e em seguida as gengivas na parte de cima e de baixo da boca, assim você vai garantir uma limpeza mais completa.
  5. O esparadrapo vai grudar toda a sujeira então depois basta começar tirar do dedo e jogar fora, você pode repetir o processo quantas vezes forem necessárias até a boca ficar limpinha.

Agora você já sabe como limpar a boca do bebê e tudo o que é necessário para evitar doenças bucais, não perca mais tempo, cuide do seu bebê e mostre que você sabe das coisas.

Quero aprender mais!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer aprender ainda mais sobre maternidade e cuidados com bebês, não perca a chance de ler também nosso artigo: Como saber se o bebê está com dor de ouvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTEÚDO RELACIONADO

Demonstre Maternidade
Um blog abordando Maternidade.
Este é um site do grupo B20