Se você está esperando pela chegada de uma criança provavelmente já se pegou imaginando como será a aparência dela certo?
Isso é algo comum a todos os pais, sejam eles de primeira viajem ou não, é de nossa natureza projetar imagens daquilo que estamos esperando com certo afinco.
Separamos e em seguida listamos as principais características que seu bebê pode vir a ter e de que forma e em que chances isso pode ser provável tanto para o pai como a mãe.
São elas:
Agora que você conhece as principais características, podemos começar a entender como vai ser o seu bebê.
Cor dos olhos
“Meu marido e eu temos olhos castanhos. Isso significa que nosso bebê terá olhos escuros?”
Dois pais de olhos castanhos podem ter um bebê de olhos azuis. Embora seja menos comum, o inverso também é possível: dois pais de olhos azuis poderiam ter um bebê de olhos castanhos.
A cor dos olhos é determinada por muitos genes, logo, um gene pode decidir produzir muito azul e o outro muito marrom.
Cor do cabelo
“O cabelo loiro do meu marido “some” ao lado dos meus cabelos ruivos. Nosso bebê herdará minha cor mais ousada?”
Não há garantias, mas você pode de fato, ter um filho ruivo. Mas saiba que apenas um a dois por cento das pessoas têm cabelo ruivo, pele pálida e com sardas.
Também pode acontecer de seus filhos terem cabelos completamente diferentes, já que você recebe um rearranjo de genes para cada criança.
Sendo assim, se você é ruiva e seu marido loiro, ainda podem ter um filho de cabelos castanhos.
Características físicas
“Eu cresci invejando as covinhas das outras crianças. É possível que meu bebê possa tê-las?”
As covinhas são consideradas dominantes e para obter um traço dominante, apenas um dos pais tem que ter a característica para possivelmente passar o gene, diz Leta Tribble, diretora de educação da Greenwood Genetic Center.
Altura
“Um pai alto e uma mãe baixa terão filhos em uma altura média?”
Já que dois pais altos e dois pais pequenos tendem a ter filhos altos e baixos, respectivamente.
A altura é um traço poligênico – nenhum gene atua sozinho – além disso, fatores ambientais, como a má nutrição, podem impedir que a criança atinja sua altura potencial.
Habilidades
“Para mim, parece que pessoas inteligentes têm crianças inteligentes e atletas criam atletas. Essas crianças realmente têm uma vantagem natural?”
Eles também encorajam o amor pelo aprendizado. Uma boa ideia é incentivar e acompanhar seus filhos e algumas tarefas como ler e escrever.
Da mesma forma, o dote musical parece estar nos genes, mas os pesquisadores dizem que é preciso nutrir desde cedo com treinamento, preferencialmente antes dos 7 anos, para estimular esse dom.
A mesma mensagem aplica-se à capacidade atlética, outra característica herdada: um atleta natural não se tornará ótimo se for preguiçoso.
Esses pontos apenas representam uma parcela das maiores probabilidades relacionadas ao seu filho que está por vir, entretanto vamos relembrar que regras são quebradas e seu filho pode nascer totalmente diferente de ambos os pais.
Mas se você tem curiosidade por ver como pode ser seu filho listamos aqui algumas aplicações que te permitem isso pela rede
Então instale os aplicativos e se divirta vendo como o seu filho pode ser no futuro.
Se você gostou dessa matéria e gostaria de saber outras curiosidades sobre bebês, leia também: Como saber se o bebê encaixou.
Deixe uma resposta